Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > RESUMOS > Andrei Cristiano Maia e Silva

Andrei Cristiano Maia e Silva

por veridiana.rezende publicado 26/07/2022 13h14, última modificação 26/07/2022 13h14

Autor: Andrei Cristiano Maia e Silva

Orientadora: Dra. Maria Ivete Basniak

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino Exploratório de Matemática; Funções.

Membros da Banca: Dra. Veridiana Rezende; Dra. Renata Viviane Raffa Rodrigues (UFGD); Dra. Laís Maria Costa Pires de Oliveira (Unespar)

Data da Defesa: 30/11/2021

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URLhttp://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000092/00009292.pdf

Tipo do documento: Dissertação

O presente trabalho tem sua gênese nas inquietações de um professor da Educação Básica, e das suas dificuldades na construção do conceito de função exponencial e logarítmica com seus alunos. Essas inquietações levaram o professor a propor esta pesquisa no Programa de PósGraduação em Educação Matemática – PRPGEM. Desta forma, o objetivo geral que norteou a pesquisa foi investigar as formas que os alunos comunicam ideias-base de funções exponenciais e logarítmica em tarefas de natureza exploratória com o GeoGebra. Nesta pesquisa, o levantamento dos dados foi obtido com uma turma do Técnico integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública do interior do Estado do Paraná. Com um grupo de seis alunos foram desenvolvidas duas tarefas de natureza exploratória, uma abordando o conceito de função exponencial e outra o conceito de função logarítmica. As tarefas foram desenvolvidas em quatro encontros por meio de videoconferência utilizando o Google Meet. Para a coleta dos dados, foi utilizado o GeoGebra Classroom, em que os alunos puderam utilizar um applet do GeoGebra, além de registrar o desenvolvimento dos alunos na resolução da tarefa. Na primeira tarefa, os alunos tiveram dificuldade no uso do GeoGebra por questões de desconhecimento do software, uma vez que não tinham hábito de utilizá-lo. Após a sistematização da primeira tarefa e a discussão das possibilidades de utilização do GeoGebra, na segunda tarefa, os alunos tiveram maior facilidade em seu uso. Por meio do uso do GeoGebra, os alunos conseguiram fazer representações gráficas e algébricas das funções e algumas comunicações; todavia, nem todas as comunicações foram citadas ou apareceram. Fica em aberto para pesquisas futuras como estas comunicações e representações podem contribuir no aprendizado dos conceitos-base de funções.