Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > RESUMOS > Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa

Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa

por veridiana.rezende publicado 13/01/2023 17h00, última modificação 13/01/2023 17h00

ASPECTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA SEMIÓTICA

Autor: Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa

Orientadora: Michele Regiane Dias Veronez

Membros da Banca: Prof. Dr. Amauri Jersi Ceolim (UNESPAR) e Profa. Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida (UEL).

Data de Defesa: 17/10/2022

Palavras-chave: Educação matemática; Semiótica peirceana; Semiose; Epistemologia; Triângulos epistemológicos.

Resumo: O presente texto, no formato multipaper, dispõe sobre o desenvolvimento e desfechos de uma pesquisa interessada nos conhecimentos matemáticos e outros acionados e/ou construídos no decorrer de duas atividades de Modelagem Matemática (MM) quando observados sob as lentes das teorias semióticas de Charles S. Peirce e Heinz Steinbring. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o potencial da Modelagem Matemática na construção de conhecimento dos alunos e como isso é revelado em suas produções sígnicas. Para tanto, os autores optaram por duas vias de análise, descritas na forma de dois artigos. No primeiro, embasado na semiótica peirceana, observaram o que as produções sígnicas dos alunos sugerem, considerados os modos como os objetos matemáticos são expressos por eles ao longo do desenvolvimento de atividades de MM. E no outro, associando as ideias de Heinz Steinbring à semiótica de Charles S. Peirce, procuraram evidenciar as eventuais relações entre os objetos matemáticos suscitados pelos alunos e os signos por eles manifestos ao longo do desenvolvimento de atividade de MM. Em aspecto metodológico, além das teorias mencionadas, consideraram-se os entendimentos de Isaac Epstein, Maria Ogécia Drigo, Lúcia Santaella e Winfried Nöth quanto à semiótica. Os autores concluem, da análise das produções sígnicas dos participantes, pela existência de processos de [res]significação em cada uma das fases das atividades de MM, apontando a MM com uma alternativa para o ensino e aprendizagem de matemática na qual as diferentes situações enfrentadas pelos alunos além de suscitarem conhecimentos matemáticos, proporcionam a construção de conhecimentos outros, em um processo de semiose.