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Neusa Eliana Wollmann Tabaka

por veridiana.rezende publicado 26/01/2022 09h47, última modificação 26/01/2022 09h47

DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA A ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA COMUNIDADE DE PROFESSORES

Autora: Neusa Eliana Wollmann Tabaka

Orientador: Dr. Fábio Alexandre Borges

Coorientador: Dr. Everton José Goldoni Estevam

Palavras-chave: conhecimento profissional docente; comunidade de professores; ensino de matemática; síndrome de Down.

Membros da Banca: Dra: Regina Maria Pavanello (UEM/Unespar); Dr. Leo Akio Yokoyama (UFRJ)

Data da Defesa: 07/07/2021

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar possibilidades de desenvolvimento do conhecimento profissional para ensinar Matemática a estudantes com síndrome de Down suscitadas no contexto de uma Comunidade de Professores. Neste sentido, o estudo assume a seguinte questão orientadora: Que aspectos de uma Comunidade de Professores que ensinam Matemática a estudantes com síndrome de Down colaboram para o desenvolvimento de conhecimento profissional associados ao ensino de Matemática? Foi assumida a perspectiva qualitativa com uma investigação caracterizada como do tipo pesquisa-intervenção. Para tal, foi constituído um grupo de sete professoras que ensinam Matemática para estudantes com síndrome de Down, atuantes, tanto em escola na modalidade de Educação Especial, quanto escola comum, em um município do interior do Paraná. O grupo relacionou-se de maneira síncrona e assíncrona, considerando que o mesmo ocorreu antes e depois do início da Pandemia causada pelo Covid-19. Para organização e coleta dos dados, foram utilizadas transcrições de entrevistas com as participantes, gravações em áudio das interações, anotações da pesquisadora em diário de campo, bem como das interações que ocorreram em um grupo WhatsApp criado para favorecer as interações. A análise das informações coletadas iniciou-se com a verificação das entrevistas, a interação na Comunidade de Professoras, as tensões promovidas no grupo e as articulações para o desenvolvimento do conhecimento profissional para o ensino de Matemática para estudantes com Síndrome de Down. A análise dos dados foi realizada por meio da definição de quatro aspectos emergentes em todos os dados produzidos, quais sejam: a) Síndrome de Down, potencialidades e dificuldades relacionadas à Matemática; b) Conhecimento do conteúdo (número) para o ensino e a aprendizagem por estudantes com Síndrome de Down; c) Adaptação curricular e o uso de materiais multissensoriais; d) Interação professor/estudante e a interação entre professor de escola da modalidade de Educação Especial com professor de escola comum. Como conclusão, destaca-se que a proposição de ações formativas pautadas em uma Comunidade de Professores, possibilita um plano de trabalho flexível, delineado conforme as necessidades que emergem do grupo de professores e de seus contextos, articulando seus interesses com suas práticas. Evidenciamos, portanto, a pertinência de dinâmicas formativas refletidas e dialogadas no coletivo, como uma oportunidade de aprendizagem que favorece o desenvolvimento do conhecimento profissional.