Você está aqui: Página Inicial > Notícias > repositório de notícias > Mestrado em Educação Matemática conclui disciplina ofertada por professor convidado

Notícias

publicado: 08/10/2020 12h58, última modificação: 08/10/2020 12h59

Foi encerrada no dia de hoje, 07/10/2020, a disciplina ministrada pelo professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM Dr. Jonei Cerqueira Barbosa, da Universidade Federal da Bahia, intitulada “Fundamentos epistemológicos e itinerários metodológicos da pesquisa em Educação Matemática”. O professor tem uma ampla experiência e é um pesquisador de relevância nacional e internacional do Campo da Educação Matemática, sendo Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq.

Durante a disciplina, realizada de forma remota no período de agosto a outubro em virtude da suspensão das atividades presenciais da UNESPAR, foram discutidos fundamentos ontológicos e epistemológicos da pesquisa científica na área de Educação e Educação Matemática com os alunos do curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da UNESPAR, com sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória. “Foi uma oportunidade única para os mestrandos, porque possibilitou-lhes refletir com mais profundidade e amplitude sobre suas investigações e, deste modo, qualificar os trabalhos em desenvolvimento no PRPGEM a partir de interlocuções com um pesquisador experiente e referência”, destaca o Coordenador do PRPGEM, Prof. Everton Estevam.

O professor Jonei ainda ministrou uma palestra, também de maneira remota, intitulada “Itinerários teóricos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática”, que contou com a participação de, além de discentes e docentes do PRPGEM, pesquisadores e pós-graduandos de diversas instituições e estados do Brasil e de Portugal. A gravação dessa palestra encontra-se disponível no Canal do Youtube do PRPGEM no link https://www.youtube.com/watch?v=1QdhtrLfscI

O professor Everton salientou que as atividades decorreram de uma parceria estabelecida ainda no ano de 2019, inicialmente previstas para serem realizadas de maneira presencial. Com a pandemia, contudo, o Prof. Jonei gentilmente aceitou ajustar a proposta e desenvolver as ações de maneira remota. Está prevista ainda uma reunião entre o pesquisador e o corpo docente do PRPGEM para troca de experiências que devem colaborar para a qualificação e ampliação das ações do PRPGEM, criado em 2019.