Você está aqui: Página Inicial > Informações Gerais > Apresentação

Apresentação

por veridiana.rezende publicado 17/12/2018 15h33, última modificação 13/09/2023 15h40

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM é um programa interunidades, com sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória da Unespar, que abarca o Curso de Mestrado em Educação Matemática, reconhecido pela Capes no ano de 2018 e com ingresso da primeira turma em 2019.

Por sua natureza interunidades, todas as aulas ocorrerão nas salas de videoconferência dos campi de Campo Mourão e União da Vitória, possibilitando que os alunos participem de todas as disciplinas em qualquer uma destas sedes.

O PRPGEM ofertará, anualmente, 20 vagas para o curso de Mestrado a graduados em Matemática, Pedagogia ou áreas afins. O critério de seleção dos candidatos terá como base os seguintes aspectos, conforme especificações constantes nos respectivos editais:

- Análise do Projeto de Pesquisa;
- Entrevista;
- Análise do Currículo Lattes;

 Cada estudante aprovado na seleção, dentro do limite de vagas, deverá cursar, no mínimo, 72 créditos, distribuídos entre disciplinas (obrigatórias e optativas), atividades complementares e créditos em Dissertação de Mestrado. O PRPGEM disponibilizará um rol de dez disciplinas, sendo duas delas obrigatórias e oito optativas. As disciplinas obrigatórias serão, necessariamente, ofertadas no primeiro ano de cada turma ingressante. Também configuram-se como atividades obrigatórias: o Exame de Qualificação, o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Italiano ou Espanhol) e a Defesa da Dissertação.

 

Objetivo geral 

Contribuir para a formação de recursos humanos, enfocando uma aproximação integradora entre as diferentes instâncias educativas de nosso país e a pesquisa científica em Educação Matemática.

 

Objetivos específicos

Formar profissionais (docentes/pesquisadores) para atuar na área de Educação Matemática nos diferentes níveis, modalidades e contextos de ensino, atendendo à demanda crescente em nível Stricto Sensu.

Contribuir para um avanço da ação docente em relação à investigação em instituições educativas, para uma formação consistente e contextualizada na área de Educação Matemática.

Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias como aliadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática.

Fortalecer o movimento de valorização do respeito à diversidade humana comum nas salas de aula, desenvolvendo pesquisas que se voltem para as diferentes culturas, para a inclusão de grupos minoritários, para as diferentes linguagens etc. 

 

Perfil do egresso a ser formado pelo PRPGEM:

O pós-graduado formado pelo PRPGEM será habilitado a contribuir para a melhoria do ensino de Matemática e para o desenvolvimento de um campo de pesquisa em educação científica, motivando-o a:

desenvolver pesquisas inovadoras para contribuir com as práticas educativas em sala de aula de diferentes níveis de ensino e com a formação de professores para o ensino de Matemática;

colaborar com o ensino e a aprendizagem de Matemática com investigações e reflexões que atinjam os fundamentos epistemológicos, culturais e sociais da escola e do conhecimento matemático;

explorar o uso de diversas metodologias para a construção do conhecimento escolar, de seus ambientes em diferentes níveis para o ensino e da aprendizagem da Matemática;

investigar as questões de prática docente, por meio de situações reais de sala de aula, propondo discussões e reflexões que contribuirão para o progresso da Educação Matemática;

atuar como pesquisador/docente desenvolvendo uma visão crítica e inovadora na área da educação para que se torne capaz de produzir conhecimento específico no exercício de sua profissão;

articular a Educação Matemática, a Diversidade e Cultura e a Tecnologia à realidade e às necessidades da Educação Básica visando à transformação e à emancipação.