Apresentação
O PRPGEM
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM é um programa interunidades, com sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória da Unespar, e que abarca o Curso de Mestrado em Educação Matemática, reconhecido pela Capes no ano de 2018 e com ingresso da primeira turma em 2019.
Aulas
Considerando a sua natureza interunidades, as turmas do PRPGEM são formadas por estudantes dos dois campi. Todas as aulas ocorrem de forma síncrona nas salas de videoconferência de Campo Mourão e União da Vitória, garantindo a interação e a integração entre professores e estudantes em tempo real.
Vagas
O PRPGEM oferta, anualmente, 20 vagas para para graduados em Matemática, Pedagogia ou áreas afins. O critério de seleção dos candidatos terá como base os seguintes aspectos, conforme especificações constantes nos respectivos editais:
- Análise do Projeto de Pesquisa;
- Entrevista;
- Análise do Currículo Lattes.
Disciplinas e Atividades
Cada estudante aprovado na seleção, dentro do limite de vagas, deverá cursar, no mínimo, 72 créditos, distribuídos entre disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares e créditos em Dissertação de Mestrado.
O programa disponibiliza um rol de dez disciplinas, sendo duas delas obrigatórias e oito optativas. As disciplinas obrigatórias serão, necessariamente, ofertadas no primeiro ano de cada turma ingressante.
Também configuram-se como atividades obrigatórias: o Exame de Qualificação, o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Italiano ou Espanhol) e a Defesa da Dissertação.
PILARES DO PROGRAMA
Missão
Contribuir para a formação científica de recursos humanos, enfocando uma aproximação integradora entre as diferentes instâncias educativas e a pesquisa em Educação Matemática, coadjuvando, assim, principalmente para a interiorização da pós-graduação nos estados do Paraná e de Santa Catarina, para melhoria da qualidade do Ensino de Matemática, o fortalecimento e o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática.
Visão
Ser distinguido pela sociedade e pela comunidade acadêmica, nos contextos local, regional, nacional e internacional, como um centro de excelência na produção de pesquisa científica em Educação Matemática e na formação continuada de professores que ensinam Matemática.
Objetivo geral
Contribuir para a formação de recursos humanos, enfocando uma aproximação integradora entre as diferentes instâncias educativas de nosso país e a pesquisa científica em Educação Matemática.
Objetivos específicos
Formar profissionais (docentes/pesquisadores) para atuar na área de Educação Matemática nos diferentes níveis, modalidades e contextos de ensino, atendendo à demanda crescente em nível Stricto Sensu.
Contribuir para um avanço da ação docente em relação à investigação em instituições educativas, para uma formação consistente e contextualizada na área de Educação Matemática.
Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias como aliadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática.
Fortalecer o movimento de valorização do respeito à diversidade humana comum nas salas de aula, desenvolvendo pesquisas que se voltem para as diferentes culturas, para a inclusão de grupos minoritários, para as diferentes linguagens etc.
PERFIL DO EGRESSO A SER FORMADO PELO PROGRAMA
O pós-graduado formado pelo PRPGEM será habilitado a contribuir para a melhoria do ensino de Matemática e para o desenvolvimento de um campo de pesquisa em educação científica, motivando-o a:
- desenvolver pesquisas inovadoras para contribuir com as práticas educativas em sala de aula de diferentes níveis de ensino e com a formação de professores para o ensino de Matemática;
- colaborar com o ensino e a aprendizagem de Matemática com investigações e reflexões que atinjam os fundamentos epistemológicos, culturais e sociais da escola e do conhecimento matemático;
- explorar o uso de diversas metodologias para a construção do conhecimento escolar, de seus ambientes em diferentes níveis para o ensino e da aprendizagem da Matemática;
- investigar as questões de prática docente, por meio de situações reais de sala de aula, propondo discussões e reflexões que contribuirão para o progresso da Educação Matemática;
- atuar como pesquisador/docente desenvolvendo uma visão crítica e inovadora na área da educação para que se torne capaz de produzir conhecimento específico no exercício de sua profissão;
- articular a Educação Matemática, a Diversidade e Cultura e a Tecnologia à realidade e às necessidades da Educação Básica visando à transformação e à emancipação.