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Apresentação

por veridiana.rezende publicado 17/12/2018 15h33, última modificação 09/09/2025 15h05

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O PRPGEM

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM é um programa interunidades, com sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória da Unespar, e que abarca o Curso de Mestrado em Educação Matemática, reconhecido pela Capes no ano de 2018 e com ingresso da primeira turma em 2019.

Aulas

Por sua natureza interunidades, todas as aulas ocorrem em salas de videoconferência em ambos os campi, possibilitando que os alunos participem de todas as disciplinas em qualquer uma das sedes.

Vagas

O PRPGEM oferta, anualmente, 20 vagas para para graduados em Matemática, Pedagogia ou áreas afins. O critério de seleção dos candidatos terá como base os seguintes aspectos, conforme especificações constantes nos respectivos editais:
- Análise do Projeto de Pesquisa;
- Entrevista;
- Análise do Currículo Lattes.

Disciplinas e Atividades

Cada estudante aprovado na seleção, dentro do limite de vagas, deverá cursar, no mínimo, 72 créditos, distribuídos entre disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares e créditos em Dissertação de Mestrado.
O programa disponibiliza um rol de dez disciplinas, sendo duas delas obrigatórias e oito optativas. As disciplinas obrigatórias serão, necessariamente, ofertadas no primeiro ano de cada turma ingressante.
Também configuram-se como atividades obrigatórias: o Exame de Qualificação, o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Italiano ou Espanhol) e a Defesa da Dissertação.

 

PILARES DO PROGRAMA

Missão

Contribuir para a formação científica de recursos humanos, enfocando uma aproximação integradora entre as diferentes instâncias educativas e a pesquisa em Educação Matemática, coadjuvando, assim, principalmente para a interiorização da pós-graduação nos estados do Paraná e de Santa Catarina, para melhoria da qualidade do Ensino de Matemática, o fortalecimento e o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática. 

Visão

Ser distinguido pela sociedade e pela comunidade acadêmica, nos contextos local, regional, nacional e internacional, como um centro de excelência na produção de pesquisa científica em Educação Matemática e na formação continuada de professores que ensinam Matemática.

Objetivo geral 

Contribuir para a formação de recursos humanos, enfocando uma aproximação integradora entre as diferentes instâncias educativas de nosso país e a pesquisa científica em Educação Matemática.

Objetivos específicos

Formar profissionais (docentes/pesquisadores) para atuar na área de Educação Matemática nos diferentes níveis, modalidades e contextos de ensino, atendendo à demanda crescente em nível Stricto Sensu.
Contribuir para um avanço da ação docente em relação à investigação em instituições educativas, para uma formação consistente e contextualizada na área de Educação Matemática.
Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias como aliadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática.
Fortalecer o movimento de valorização do respeito à diversidade humana comum nas salas de aula, desenvolvendo pesquisas que se voltem para as diferentes culturas, para a inclusão de grupos minoritários, para as diferentes linguagens etc. 

 

PERFIL DO EGRESSO A SER FORMADO PELO PROGRAMA

O pós-graduado formado pelo PRPGEM será habilitado a contribuir para a melhoria do ensino de Matemática e para o desenvolvimento de um campo de pesquisa em educação científica, motivando-o a:

- desenvolver pesquisas inovadoras para contribuir com as práticas educativas em sala de aula de diferentes níveis de ensino e com a formação de professores para o ensino de Matemática;
- colaborar com o ensino e a aprendizagem de Matemática com investigações e reflexões que atinjam os fundamentos epistemológicos, culturais e sociais da escola e do conhecimento matemático;
- explorar o uso de diversas metodologias para a construção do conhecimento escolar, de seus ambientes em diferentes níveis para o ensino e da aprendizagem da Matemática;
- investigar as questões de prática docente, por meio de situações reais de sala de aula, propondo discussões e reflexões que contribuirão para o progresso da Educação Matemática;
- atuar como pesquisador/docente desenvolvendo uma visão crítica e inovadora na área da educação para que se torne capaz de produzir conhecimento específico no exercício de sua profissão;
- articular a Educação Matemática, a Diversidade e Cultura e a Tecnologia à realidade e às necessidades da Educação Básica visando à transformação e à emancipação.