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Projetos de Pesquisa

por veridiana.rezende publicado 28/04/2021 16h02, última modificação 06/05/2021 08h48

A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática

Vigência: dez/2018 - atual

Objetivos: Admitindo a hipótese de que a construção de animações e simuladores no software GeoGebra favorece a resolução de tarefas que exigem um conjunto complexo de raciocínio e trabalho, o qual ultrapassa aquele exigido em tarefas rotineiras, o presente projeto pretende investigar o potencial da construção de animações e simuladores no software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior em países da América Latina. A pesquisa assume pressupostos metodológicos de investigação da Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas.

Membros Internos ao programa: Maria Ivete Basniak (Coordenadora); Everton José Goldoni Estevam.

Membros Externos ao Programa: Carla Juliana Princival; Daysi Julissa Garcia Cuellar; Humberto Jose Bortolossi; Ivonne Coromoto Sanchez Sanchez; Luis Andres Castillo Bracho; Rafael Enrique Gutierrez Araujo; Sani De Carvalho Rutz Da Silva; Stephanie Chiquinquira Diaz Urdaneta.

Financiadores: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Universal MCTIC/CNPq 2018)

 

Ensino Exploratório de Matemática na Educação Básica

Vigência: nov/2019 - atual

Objetivos: Considerando os apontamentos da UNESCO quanto à dificuldade de se efetivar, na Educação Básica, uma educação matemática de qualidade para todos, transcendente à dimensão técnica, procedimental e monótona predominante, este projeto objetiva investigar o potencial de práticas de Ensino Exploratório de Matemática para superação do ensino tradicional, tecnicista e monótono de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, em contextos diversos, e com foco na melhoria da qualidade da educação matemática oferecida nestes níveis de ensino. Trata-se de uma perspectiva exigente de ensino, a qual admite como orientações gerais o inquiry, a reflexão, a comunicação e colaboração e, portanto, envolvem tarefas e dinâmicas de aula que se distanciam do ensino comumente denominado direto ou tradicional, bem como possibilitam a articulação de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, bem como possibilidades interdisciplinares. Dessa forma, assentes na metodologia de Design-Based Research (DBR), a pesquisa consistirá em intervenções, planejadas e realizadas em diferentes contextos, por múltiplos agentes, envolvendo temáticas, recursos e conteúdos matemáticos diversos, com vistas a identificar e aprofundar diferentes aspectos relacionados ao Ensino Exploratório de Matemática. Essas ações/intervenções de investigação serão orientadas por um quadro teórico consistente, elaborado pela equipe de pesquisadores de maneira cooperativa, e envolverão ações no Pibid, projetos extensionistas, pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado e o estágio supervisionado obrigatório.

Membros Internos ao programa: Everton Jose Goldoni Estevam (Coordenador); Celso da Silva; Dalva Spiler Brandelero; Eduardo Pereira de Oliveira Rossa; Jaqueline Panneitz Pascoski; Joao Carlos Alves Pereira Junior; Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino; Maria Ivete Basniak; Vania Sara Doneda de Oliveira.

Membros Externos ao Programa: Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira

Financiadores: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Edital MCTIC/CNPQ Nº 05/2019)

 

Estratégias e invariantes operatórios mobilizados por estudantes do Ensino Médio mediante a resolução de diferentes classes de problemas sobre função afim

Vigência: fev/2019 - atual

Objetivos: Pesquisa desenvolvida em parceria com estudantes e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Membros Internos ao programa: Veridiana Rezende (coordenadora)

 

Estudos sobre recursos tecnológicos digitais e seus usos por professores em suas práticas profissionais e em seus processos formativos

Vigência: nov/2020 - atual

Objetivos: Esse projeto de pesquisa tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre o uso de tecnologia e de recursos tecnológicos na formação e na prática profissional de professores que ensinam Matemática. Para tanto promove pesquisas e estudos em ambientes online de formação de professores (Curso de GeoGebra e Curso de Construção de Jogos com Scratch). Além disso, seus participantes mantêm diálogo contínuo com professores, estudiosos e pesquisadores da Educação Matemática e de outras áreas sobre temas como computação e tecnologia, pensamento computacional, cultura digital e objetos técnicos digitais.

Membros Internos ao programa: Sérgio Carrazedo Dantas (coordenador); Allan José; Ana Paula Mayara Vitolo; Isane Maria Wowcsuk Marques (bolsista CAPES DS - 03/2021 à 02/2022); Vinícius Aparecido Salatta.

 

Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática em Comunidades de Prática e na exploração de casos multimídia

Vigência: dez/2018 - atual

Objetivos: O presente projeto visa dar continuidade às investigações desenvolvidas nos últimos anos que investiram esforços em elaborar e analisar propostas alternativas de formação de professores de matemática tendo em vista o movimento de constituição da identidade profissional (IP) do professor. Pretendemos aprofundar o estudo a respeito do movimento de constituição da IP de professores que ensinam matemática (PEM) em comunidades de prática na formação inicial e continuada tendo em conta outros cenários, nomeadamente o da utilização de casos multimídia. A utilização de casos multimídia tem se apresentado na literatura como um espaço fecundo ao estabelecimento de pontes entre o conhecimento teórico e prático, porque permite ao professor e futuro professor o desenvolvimento de um quadro de referência para analisar a prática observada e uma “metalinguagem” para se reportar a essa prática e discuti-la com os seus pares, tendo em conta a complexidade e as diferentes vertentes da prática letiva. Desse modo, este projeto tem como objetivo investigar elementos constituintes de programas de formação, em que são explorados casos multimídia, que promovem o movimento de constituição da IP de professores e futuros professores que ensinam matemática. Essa pesquisa será desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo no quadro de um projeto mais amplo de Design Research, considerado como uma família de abordagens metodológicas em que o desenvolvimento e a investigação são mutuamente dependentes.

Membros Internos ao programa: Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino (Coordenadora); Everton Jose Goldoni Estevam.

Membros Externos ao Programa: Ana Claudia Barretto; Enio Freire de Paula; Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira; Irio Valdir Kichow; Jessika Naves de Oliveira; Julio Cezar Rodrigues de Oliveira; Loreni Aparecida Ferreira Baldini; Paulo Henrique Rodrigues; Renata Viviane Raffa Rodrigues; Taynara Cristina Gaffo Fraga.

Financiadores: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO

 

Modelagem Matemática na Educação do Campo Sob a Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Vigência: mar/2019 - atual

Objetivos: A Educação do Campo possui um histórico de estruturação e implementação que busca primar pela formação de um sujeito crítico e autônomo, e portanto, apresenta aspectos que proporcionam estabelecer uma relação de aproximação com os pressupostos da Modelagem Matemática principalmente quando associada a perspectiva da Educação Matemática Crítica e, é nesse lócus que esta investigação se insere. A presente proposta de pesquisa, tem caráter qualitativo e tem vistas de ser implementada por meio de atividades de Modelagem Matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica com o intuito de investigar quais são as aproximações destas concepções aos pressupostos da Educação do Campo.

Membros Internos ao programa: Amauri Jersi Ceolim (coordenador); Hedy de Paula Paiva; Wellington Hermann.

 

Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica: um olhar para o ensino e aprendizagem nas escolas do campo

Vigência: mar/2019 - atual

Objetivos: A presente pesquisa tem por objetivo investigar os conhecimentos matemáticos revelados pelos estudantes por meio de ambientes de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica nas Escolas do Campo. A pesquisa será desenvolvida com professores e com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores e das atividades desenvolvidas com os estudantes. A pesquisa será de cunho qualitativo e na modalidade de observação participante. Terá como suporte teórico a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A Modelagem Matemática na perspectiva crítica permite fazer conexões na Educação do Campo com os conteúdos matemáticos e a cultura da localidade. Esperamos com essa pesquisa revelar como atividades de Modelagem Matemática podem oportunizar aos estudantes autonomia, participação ativa na construção do próprio conhecimento, bem como a inserção na investigação de problemas/situações reais por eles vivenciados.

Membros Internos ao programa: Amauri Jersi Ceolim (coordenador); Daniel Bonadiman Bertol.

Membros Externos ao programa: Rosefran Adriano Goncales Cibotto.

 

O Professor de Matemática Inclusivo: As Correlações Entre as Modificações Curriculares na Formação Inicial e a Constituição da Identidade Profissional Docente

Vigência: set/2019 - atual

Objetivos: O movimento de constituição da identidade profissional docente é contínuo e influenciado por diversos fatores, individuais e coletivos. Nosso destaque vai para o cenário atual, com a instauração de diversas legislações que tensionam os cursos de licenciatura a se adequarem a um novo paradigma social, o da inclusão. Outro pressuposto é o de que os cursos de formação inicial ainda não iniciaram uma reformulação significativa nesse aspecto, contando apenas com experiências isoladas de algumas universidades. Com o presente projeto, objetivamos investigar em que medida a temática inclusão na formação inicial de professores de Matemática do Paraná tem contribuído com o movimento de constituição da identidade profissional docente. 

Membros Internos ao programa: Fábio Alexandre Borges (coordenador); Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino.

 

Um estudo de técnicas da Teoria Antropológica do Didático utilizadas por estudantes em resoluções de Tarefas de Geometria

Vigência: dez/2020 - atual

Objetivos: Ao se deparar com uma tarefa de geometria, com ou sem o apoio de uma figura, o aluno precisa recorrer a modelos para resolver essa tarefa de acordo com o seu conhecimento sobre o assunto. Esses modelos ou formas de resolver, podem ser via figuras ou imagens, como também por meio da utilização de linguagens simbólicas matemáticas ou ainda o uso da linguagem natural. A compreensão de objetos geométricos e os resultados que existem nas diversas geometrias, é uma necessidade para que se possa compreendê-los e utilizá-los nos diversos ramos das ciências e evidentemente da própria matemática. Por isso, o projeto propõe realizar pesquisas que buscarão investigar as técnicas da Teoria Antropológica do Didático (TAD) utilizadas por estudantes em resoluções de Tarefas de Geometria. Os participantes da pesquisa serão alunos de diferentes níveis e a modalidade da investigação é caracterizada como um estudo de casos múltiplos. Essas Tarefas de Geometria serão implementadas aos estudantes e seus dados analisados à luz da TAD. Espera-se que o projeto resulte em artigos publicados em revistas qualificadas pela CAPES, como também apresentação em eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses na área.

Membros Internos ao programa: Mariana Moran Barroso (Coordenadora); Ana Eliza Pescini (Bolsista CAPES DS - 05/2019 à 04/2021 ); Veridiana Rezende; Vinicius Murilo Fratucci (Bolsista CAPES DS - 04/2021 à 03/2022).

Membros Externos ao programa: Valdeni Soliani Franco; Vanessa Cristina Rhea.

 

A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática

Vigência: dez/2018 - atual

Objetivos: Admitindo a hipótese de que a construção de animações e simuladores no software GeoGebra favorece a resolução de tarefas que exigem um conjunto complexo de raciocínio e trabalho, o qual ultrapassa aquele exigido em tarefas rotineiras, o presente projeto pretende investigar o potencial da construção de animações e simuladores no software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior em países da América Latina. A pesquisa assume pressupostos metodológicos de investigação da Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas.

Membros Internos ao programa: Maria Ivete Basniak (Coordenadora); Everton José Goldoni Estevam.

Membros Externos ao Programa: Carla Juliana Princival; Daysi Julissa Garcia Cuellar; Humberto Jose Bortolossi; Ivonne Coromoto Sanchez Sanchez; Luis Andres Castillo Bracho; Rafael Enrique Gutierrez Araujo; Sani De Carvalho Rutz Da Silva; Stephanie Chiquinquira Diaz Urdaneta.

Financiadores: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Universal MCTIC/CNPq 2018)

 

A Transição do Oralismo para o Bilinguismo: relatos de surdos adultos paranaenses com ensino fundamental incompleto que vivenciaram esta transição

Vigência: mar/2020 - atual

Objetivos: Nos últimos anos a educação de surdos mudou da abordagem oralista para o bilinguismo. A Lei Federal 10.436 de 24/04/2002 reconheceu a Libras como forma legal de comunicação dos surdos do Brasil, garantindo-lhes o direito de serem educados em sua língua. Em pesquisa realizada em dissertação de mestrado com base na História Oral, a proponente propôs-se a criar ?fontes surdas? para auxiliar investigadores na compreensão de como aconteceu a mudança do oralismo para o bilinguismo nas escolas para surdos, ouvindo professores surdos de Libras que vivenciaram esta transição. Como resultados principais, os surdos colaboradores destacaram que, mais do que possibilitar um melhor desempenho escolar e acadêmico, a mudança de paradigma proporcionou-lhes a sensação do direito de ?ser surdo?. Com base nesses resultados, a presente pesquisa se propõe investigar a compreensão de surdos adultos que não concluíram o Ensino Fundamental acerca da mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo, particularmente em suas interações sociais. Busca, também, identificar o léxico e a sintaxe da Libras utilizada por eles, uma vez que não tiveram contato com essa língua em situações escolares, ou seja, não aprenderam a libras culta.Nos últimos anos a educação de surdos mudou da abordagem oralista para o bilinguismo. A Lei Federal 10.436 de 24/04/2002 reconheceu a Libras como forma legal de comunicação dos surdos do Brasil, garantindo-lhes o direito de serem educados em sua língua.

Membros Internos ao programa: Clélia Maria Ignatius Nogueira

Membros Externos ao Programa: Beatriz Ignatius Nogueira (Coordenadora)

 

Comunidade de Prática como contexto de desenvolvimento profissional docente e o juízo professoral de professores que ensinam Matemática

Vigência: 02/2020 - atual

Objetivos: Considerando o potencial das Comunidades de Prática (CoPs) como contexto para o desenvolvimento profissioinal docente, este projeto objetiva investigar o potencial de CoPs para compreensão e (res)significação do impacto do juízo professoral nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, à luz da sociologia da reprodução de Bourdieu. Trata-se de um pesquisa intervenção, assente no paradigma qualitativo de cunho interpretativo, cujas ações circundam reuniões de um grupo de professores admitido como uma CoP, com encontros quinzenais para delineamento, discussão e avaliações de empreendimentos negociados e articulados coletivamente. Os resultados poderão auxiliar na compreensão do juízo professoral de professores nas aulas de Matemática, bem como apontar possibilidades para ações de formação continuada que transcendam cursos de capacitação.

Membros Internos ao programa: Everton José Goldoni Estevam (Coordenador); Maria Ivete Basniak.

Membros Externos ao Programa: Antonio Charles Santiago Almeida (UNESPAR)

Financiadores: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

Nexos entre elementos constituintes da identidade profissional de professores que ensinam matemática em contextos de formação de professores

Vigência: 03/2020 - atual

Objetivos: O objetivo da presente proposta é investigar os nexos entre elementos constituintes da IP de PEM, nomeadamente crenças/concepções, autoconhecimento, emoções, conhecimentos necessários à profissão de PEM, autonomia, vulnerabilidade, agência profissional e compromisso político, em contextos de formação de professores, tendo em conta as singularidades da Matemática. 

Membros Internos ao programa: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (coordenadora)

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

 

Construção do Conceito de Função nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: ideias base para um alicerce firme

Vigência: nov/2020 - atual

Objetivos: O projeto se apoia nos pressupostos da Didática da Matemática, tem como foco o saber escolar matemático função, em especial as ideias base necessárias para construção desse conceito nos anos iniciais do ensino fundamental. Adota como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais (TCC)  de Gèrard Vergnaud e será desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ciências e Educação Matemática: SEMEAR, vinculado à UFPE, coordenado pela proponente desse projeto e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática – GEPeDiMa, coordenado pela Drª Veridiana Rezende, docente da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná e pela Prof[ Drª Clélia Ignatius. O objetivo geral é construir e validar com o aporte da TCC uma tipologia para as  diferentes situações envolvendo as ideias base função:  variável, dependência, regularidade e generalização,  que podem ser abordadas  nos anos iniciais do ensino fundamental.

Membros Internos ao programa: Veridiana Rezende; Clélia Maria Ignatius Nogueira.

Membros Externos ao Programa: Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE - Coordenadora).