Diálogos na/sobre Educação Matemática
por veridiana.rezende
—
publicado
21/08/2020 11h18,
última modificação
25/04/2022 07h52
Diálogos na/sobre Educação Matemática" consiste em um evento permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM, com ações dinâmicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos. O evento busca promover diálogos entre pesquisadores da área de Educação Matemática, acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado acerca tópicos específicos e relevantes a este campo de pesquisa e à prática profissional de professores que ensinam Matemática. |
III Diálogos na/sobre Educação Matemática
- Profa. Dra. Dilma Fregona (Universidad Nacional de Córdoba - Argentina): De una pluralidad de posibles designaciones de números a técnicas de cálculo
- Prof. Dr. Ole Skovsmose (UNESP): Cenários de aprendizagem para promover a articulação entre Matemática e Ciências: Uma experiência na formação inicial de professores.
- Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan (UTFPR): Criatividade em Educação Matemática
- Prof. Dr. Victor Giraldo: Alargando Sentidos: o que Queremos Dizer com Decolonizar Currículos em Matemática
II Diálogos na/sobre Educação Matemática
- Hélia Oliveira (Universidade de Lisboa): Cenários de aprendizagem para promover a articulação entre Matemática e Ciências: Uma experiência na formação inicial de professores
- Marilena Bittar (UFMS): A sensibilidade da Teoria dos Campo Conceituais para o estudo de dificuldades de aprendizagem
- Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA): Itinerários teóricos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática
- Daysi Julissa García-Cuéllar: Aproximación Instrumental: sus orígenes y su desarrollo en el Perú
- Sergio Rubio-Pizzorno: Ecosistemas Educativos Híbridos en la Investigación en Matemática Educativa
- Humberto José Bortolossi (UFF): Movimentos, Pensamentos e GeoGebra: Alguns Aspectos Neurocientíficos no Ensino e Aprendizagem da Matemática
- Irene Victória Sanchez Noroño & Stephanie Díaz -Urdaneta: Construção de triângulos com GeoGebra: design de um ambiente de aprendizagem para a formação inicial docente fundamentado na Teoria da Objetivação.
I Diálogos na/sobre Educação Matemática
- Profa. Dra. Gilda Lisbôa Guimarães (UFPE): O ensino aprendizagem de Estatística no Ensino Fundamental
- Profa. Dra. Regina Célia Grando (UFSC): Cultura problematizadora em aulas de Matemática na Educação Básica
- Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE / UFRPE): Problemas de otimização: um olhar com a ótica das implicações entre Campo Conceituais
- Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas (UFMS): Um olhar sobre possibilidades de validação matemática na educação básica