Thayná Felix dos Santos
UM MODO DE VER E SIGNIFICAR A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA SEMIÓTICA
Autora: Thayná Felix dos Santos
Orientadora: Dra. Michele Regiane Dias Veronez
Membros da Banca: Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam (UNESPAR) e Profa. Dra. Karina Alessandra Pessôa da Silva (UTFPR)
Data da Defesa: 27/06/2022
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Signos; Semiótica; Anos Iniciais.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: A fim de discutir sobre os modos de ver e pensar a modelagem matemática sob um ponto de vista da semiótica, buscamos nesta investigação elementos que podem elucidar aspectos que permeiam a atribuição de significado ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática por alunos dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, em que nos pautamos em um quadro teórico que considera a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e a Semiótica elucidada por Charles Sanders Peirce. Para isso, desenvolvemos três atividades de modelagem matemática em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. Optamos por um relatório de pesquisa que segue o formato multipaper, no qual apresentamos dois artigos que articulados tratam da temática escolhida. No primeiro artigo investigamos indícios de atribuição de significado aos objetos matemáticos por meio dos signos associados ao fazer modelagem matemática. Os dados foram produzidos mediante o desenvolvimento de duas atividades de modelagem matemática, em que olhamos para os signos produzidos nas mais diversas ações cognitivas das crianças e o analisamos por meio de um triângulo epistemológico. Os resultados desse artigo apontam que a atribuição de significado aos objetos matemáticos ganha consistência na medida que as crianças modificam os signos, sendo que essa alternância se complementa em face às ações cognitivas delas. No segundo artigo buscamos analisar o papel dos signos com atenção à trama semiótica na atribuição de significado ao fazer modelagem matemática, em que desenvolvemos uma atividade de modelagem matemática, e olhamos para ela por meio de uma trama semiótica. Os resultados desse artigo nos levaram a concluir que a alternância dos signos interpretantes decorre dos papéis que os signos desempenham nas mais diversas ações das crianças, sendo que os signos produzidos depõem sobre a forma de agir e pensar delas, isto é, nas tomadas de decisões, caminhos trilhados e aceitação de uma resposta para o problema. A partir dos resultados dos dois artigos ponderamos que quando as crianças buscam por informações, delimitam a problemática, selecionam as informações coletadas e as simplificam, produzem signos que dão indícios que houve atribuição de significado.