Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > RESUMOS > Allan José

Allan José

por veridiana.rezende publicado 11/01/2023 10h05, última modificação 11/01/2023 10h05

PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UM ENUNCIADO EM UM CURSO À DISTÂNCIA

Autor: Allan José

Orientador: Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Palavras-chave: Pensamento Matemático; Pensamento Computacional; Resolução de Problemas.

Membros da Banca: Dra. Maria Ivete Basniak (Unespar), Dr. João Pedro Antunes de Paulo (UNIFESSPA) e Dr. William Vieira Gonçalves (Unemat).

Data da Defesa: 29/07/2022

URL:

 Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os vestígios de pensamento matemático e o pensamento computacional na resolução de problemas. Antes de adentrar na noção de Pensamento Matemático destacou-se o Modelo dos Campos Semânticos de Lins, e, após, a concepção deste mesmo autor sobre o pensamento algébrico. Referente a noção de Pensamento Matemático, esta foi pautada através dos seguintes processos mentais: Representar, Generalizar, Visualizar, Classificar, Analisar, Conjecturar, Induzir, Formalizar e Abstrair. Referente a noção de Pensamento Computacional, elencou-se quatro ações cognitivas não-hierárquicas: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Produção de Algoritmo. O trabalho foi desenvolvido por uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo através das respostas fornecidas por participantes do Módulo 6 da 19a Edição do Curso do GeoGebra perante o Enunciado 14. Foram analisadas as resoluções do autor e de 12 cursistas, respectivamente. A análise foi inspirada na perspectiva metodológica da leitura plausível de Lins. Frente aos vestígios analisados, concluiu-se que possivelmente ocorre um entrelaçamento do Pensamento Matemático e do Pensamento Computacional, um transcursa a partir do outro, não sendo necessariamente iguais. Este entrelaçamento pode ocorrer de forma perceptível ou semi-perceptível. Entender os processos mentais existentes nesse entrelaçamento pode contribuir em uma melhor identificação de problemas oriundos do cotidiano.