Disciplinas
Disciplinas obrigatórias
Investigações em Educação Matemática
Pesquisa em Educação no Brasil – a Educação Matemática em foco. Pesquisa científica: ética e rigor. Principais aspectos da elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa. Principais enfoques teóricos utilizados em pesquisas na área da Educação Matemática.
Seminários de Pesquisa
Apresentação individual e discussão coletiva a respeito de aspectos teóricos, conceituais e metodológicos dos projetos de dissertação dos alunos ingressantes no mestrado, com o objetivo de aprimorar suas propostas de pesquisa.
Disciplinas optativas
Tecnologia na Educação Matemática
Estudo do conceito de tecnologia e suas implicações em processos educativos e formativos. Análise de recursos tecnológicos digitais, informáticos e da comunicação que possam ser integrados às ações educativas (Educação Básica) e formativa (Educação Superior). Avaliação de dispositivos e softwares com possibilidades para a educação matemática. Desenvolvimento de recursos digitais abertos e materiais didáticos em vários formatos para a educação matemática.
Educação especial e inclusão no ensino de Matemática
Estudo das implicações didático-pedagógicas da diferença, diversidade nos processos de ensinar e aprender Ciências e Matemática e o estabelecimento de cenários multimodais em sala de aula.
Natureza do Conhecimento Matemático e Abordagens Históricas e Filosóficas no Ensino de Matemática
Natureza do conhecimento matemático: elementos da estruturação, estabelecimento e organização do conhecimento matemático. Fundamentação historiográfica, filosófica e metodológica para abordagens no ensino de matemática com enfoque histórico-filosófico
Políticas Educacionais
Estado, modo de produção e relações de poder no contexto das políticas educacionais. Princípios filosóficos, culturais, econômicos e sociais da política educacional e suas implicações pedagógicas. Estudo das políticas educacionais com ênfase nos aspectos legais, estruturais e técnico-administrativos.
Didática da Matemática
A Didática da Matemática nas pesquisas e nas práticas de sala de aula. Fenômenos didáticos relacionados ao ensino e aprendizagem de matemática Teoria dos Campos Conceituais. Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. Transposição Didática.
Conhecimento Profissional do Professor que ensina Matemática
Estudos acerca da caracterização e do desenvolvimento do conhecimento profissional demandado na formação e na prática dos professores que ensinam Matemática, na sua interrelação com os processos de desenvolvimento profissional e de identidade docente.
Conhecimento, Educação Matemática e Práticas Pedagógicas
Formas de conhecimento e suas múltiplas relações. Epistemologia da Matemática e implicações na prática pedagógica. O desenvolvimento da matemática na história da humanidade e suas implicações na sociedade e na prática pedagógica.
Concepções e Tendências em Educação Matemática
Constituição e desenvolvimento da área de Educação Matemática no Brasil. Concepções de Educação Matemática e os movimentos que influenciam tais concepções. Estudo de tendências da Educação Matemática, tais como: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Etnomatemática, Investigação Matemática. Desenvolvimento e características das tendências da Educação Matemática. Papel do professor nas tendências da Educação Matemática.
Tópicos Especiais
As disciplinas intituladas Tópicos Especiais serão ministradas não-regularmente, sendo que as ementas, carga horária e bibliografia serão definidas de acordo com a proposta do docente responsável, mediante aprovação do Colegiado.
Clique aqui para acessar as disciplina de Tópicos Especiais já ofertadas