Área de concentração e linhas de pesquisa
Área de Concentração: Educação Matemática
O Mestrado Acadêmico em Educação Matemática - PRPGEM tem caráter de formação continuada de professores para atuar na pesquisa e no ensino da Educação Básica e/ou do Ensino Superior. No PRPGEM, a área de concentração em Educação Matemática envolve duas linhas de pesquisa: i) Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática; ii) Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática. Com esse modo de organização, almeja-se o fortalecimento e o avanço do ensino e da pesquisa em Educação Matemática nos campos epistemológico, diversidade e cultura, linguagens, pedagógico, metodológico e tecnológico. Particularmente, o PRPGEM assume a Educação pela Pesquisa, justificando-se pela necessidade de um avanço da ação docente em relação à investigação em instituições educativas, o que contribui para uma formação consistente de pesquisadores e professores e que integre às práticas docentes os saberes tocantes à área de Educação Matemática.
O PRPGEM conta com duas linhas de pesquisa:
Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática
Investigações de diferentes formas de conhecimento e de suas múltiplas relações; processos cognitivos de aprendizagens; linguagens e conhecimento; relações entre saberes científicos e escolares; fenômenos didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem de matemática; recursos didáticos e laboratório de ensino de Matemática; teorias e metodologias relacionadas a práticas educacionais nos diferentes níveis de ensino Educação Matemática
Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática
Pesquisas acerca do uso de diferentes recursos tecnológicos digitais, informáticos e da comunicação e suas implicações em processos educativos e formativos; implicações didático-pedagógicas da diferença e da diversidade nos processos de ensinar e aprender matemática; o papel da cultura nos processos educativos em matemática; diferentes grupos de alunos e contextos, nos diferentes níveis de escolaridade; políticas educacionais e suas implicações pedagógicas.