Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > RESUMOS > Ana Carolina Maia Barreto dos Santos

Ana Carolina Maia Barreto dos Santos

por veridiana.rezende publicado 11/01/2023 14h08, última modificação 11/01/2023 14h08

RELAÇÕES COM O SABER EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autora: Ana Carolina Maia Barreto dos Santos

Orientador: Dr. Amauri Jersi Ceolim

Coorientador: Dr. Wellington Hermann

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Teoria da Atividade. Relação com o Saber. Anos Iniciais.

Membros da Banca: Dra. Michele Regiane Dias Veronez (Unespar), Dr. Emerson Tortola (UTFPR) e Dra. Silvia Gonzaga de Moraes (UEM).

Data da Defesa: 09/09/2022

URL: EM BREVE!

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: O ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática possibilita a execução de ações que o diferenciam de outros ambientes de aprendizagem. Tais ações são desenvolvidas pelo professor (ações de ensino) e pelos alunos (ações de aprendizagem), o que permite aos sujeitos envolvidos se relacionarem com diferentes saberes enquanto desenvolvem uma atividade. Com essas lentes, observaram-se nesta pesquisa algumas intersecções comuns entre a atividade e a relação com o saber no ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, esta pesquisa questiona: o que se evidencia das relações com o saber estabelecidas em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática nos anos iniciais à luz da Teoria da Atividade? Para responder a esta questão motivadora, foi elaborado o seguinte objetivo geral: analisar as relações com o saber estabelecidas em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática nos anos iniciais à luz Teoria da Atividade. As bases epistemológicas que sustentam as análises são referenciadas mais especificamente no conceito de atividade, de Alexis Leontiev, e nas dimensões da relação com o saber, de Bernard Charlot. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem cunho qualitativo, pautado na pesquisa documental. O corpus foi composto por atividades de modelagem descritas em duas teses presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que forneceram dados suficientes, de acordo com os objetivos desta pesquisa. Dessas teses, cinco atividades de Modelagem foram selecionadas, sendo uma atividade desenvolvida com cada ano, do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. Os encaminhamentos das atividades que compuseram o corpus da pesquisa foram devidamente analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Com foco nas ações de ensino, foram analisadas as ações dos sujeitos envolvidos nos ambientes de aprendizagem de Modelagem das atividades que compõem o corpus desta pesquisa. Os resultados apontam a emergência de três categorias, a saber: ações mobilizadoras; ações de execução; ações de validação. A análise revela que as ações analisadas destacaram uma forte relação com as dimensões da relação com o saber: ações mobilizadoras com destaque para a relação pessoal com o saber; ações de execução com destaque para a relação epistêmica com o saber; ações de validação com destaque para a relação social com o saber. Concluímos que, nas atividades constituídas nos ambientes de Modelagem Matemática nos anos iniciais analisadas, em que as ações foram conceituadas com as lentes da Teoria da Atividade, é possível se relacionar com destaque para as três dimensões da relação com o saber consideradas nesta pesquisa, permitindo a apropriação de conhecimentos, por meio da relação com diferentes saberes, ao passo que o sujeito que está em atividade desenvolve suas funções psíquicas superiores.