Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > RESUMOS > Isane Maria Wowcsuk Marques

Isane Maria Wowcsuk Marques

por veridiana.rezende publicado 27/07/2022 08h46, última modificação 27/07/2022 08h46

UMA PESQUISA SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO CURSO DE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA

Autora: Isane Maria Wowcsuk Marques

Orientador: Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Coorientador: Dr. Guilherme Francisco Ferreira

Palavras-chave: Tecnologias na Educação Matemática. Interações. Formação de Professores. Modelo dos Campos Semânticos. Educação Matemática.

Membros da Banca: Dra. Maria Ivete Basniak (Unespar); Dra. Rejane Siqueira Julio (UNIFAL); Dr. João Pedro Antunes de Paulo (UNIFESSPA)

Data da Defesa: 10/03/2022

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URLhttp://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000092/000092f5.pdf

Tipo do documento: Dissertação

Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos do Curso de GeoGebra que influenciam na formação continuada e prática profissional da equipe formadora. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com base no Modelo dos Campos Semânticos. Os dados foram produzidos mediante entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam como formadores do Curso de GeoGebra. Também foi considerado o funcionamento geral do Curso e analisados alguns de seus documentos, como editais e projetos das edições investigadas, além do trajeto formativo dos sujeitos da pesquisa considerando suas postagens e interações nos fóruns do Curso a fim de produzir significado para os processos formativos. Como resultados conclui-se que as noções de descentramento, autoridade e impermeabilização são importantes para compreender o processo de formação de professores porque dizem da inserção do sujeito em dadas práticas culturais e da constituição de novas direções de interlocução que podem ou não gerar mudanças em suas concepções. O Curso constitui redes de apoio para a formação continuada de professores, oferecendo um espaço de interação no qual se faz presente diferentes perspectivas em relação à Matemática e aos modos de uso do GeoGebra. Ao descentrar-se de seus modos próprios de produção de significado e buscar entender de onde o outro está falando, no momento da interação, o professor tem a possibilidade de ampliar o seu repertório de modos de produção de significado. Quando se apropriam das legitimidades do Curso, os professores constituem novas direções de interlocução, que podem contribuir inclusive para sua prática docente.