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Vinícius Aparecido Salatta

por veridiana.rezende publicado 26/01/2022 09h47, última modificação 18/02/2022 12h30

PRODUZINDO INFINITOS: UM ESTUDO SOB O OLHAR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS

Autor: Vinícius Aparecido Salatta

Orientador: Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Palavras-chave:  Infinito. Modelo dos Campos Semânticos. GeoGebra.

Membros da Banca: Dr. Everton Jose Goldoni Estevam (Unespar); Prof. Dr. José Ricardo Viola dos Santos (UFMS)

Data da Defesa: 30/06/2021

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URLhttp://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00008a/00008ae4.pdf

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Apresenta-se nesse trabalho uma pesquisa fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos voltada ao estudo dos resíduos de enunciação produzidos por alunos de Cursos de Graduação em Matemática quando são colocados de frente a situações que tratam de infinito. Assim, viabiliza-se a produção de significados diante de possíveis direções de interlocução manifestadas por eles em um questionário desenvolvido e aplicado pela plataforma do GeoGebra: o GeoGebra Materiais e o GeoGebra Classroom. A aplicação desse questionário foi realizada de forma inteiramente online devido ao cenário pandêmico causado pela doença COVID-19. Para a construção do questionário, foi preciso realizar um estudo de como o conceito do infinito foi tratado em alguns momentos durante o tempo, além de um levantamento bibliográfico voltado a pesquisas que tratem do tema em revistas brasileiras de Educação e Ensino de Matemática. A fundamentação Modelo dos Campos Semânticos permitiu uma leitura mais refinada das enunciações produzidas pelos alunos, tornando plausível certas direções de interlocução que não seriam possíveis se não fossem por uma leitura positiva e plausível. Após a produção e análise dos dados, percebe-se que muitas vezes os alunos parecem manifestar uma crença-afirmação cujas legitimidades são advindas de sua vivência no dia a dia e não de uma cultura acadêmica de um Curso de Graduação em Matemática onde outras legitimidades predominam. Tal percepção se deu por meio da constatação de enunciações que parecem estar pautadas no uso da ferramenta zoom bem como afirmações que muitas vezes nos levam a entender que, para os alunos, o limite quase sempre tende mas nunca é.