DÉBORA RENGEL
OUVINDO PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SUAS AULAS
Autora: Débora Rengel
Orientador: Sérgio Carrazedo Dantas
Palavras-chave: Tecnologias na Educação Matemática. Formação de professores. Modelo dos Campos Semânticos. Curso de GeoGebra.
Membros da Banca: Prof. Dra. Maria Ivete Basniak (Unespar); Prof. Dr. Guilherme Francisco Ferreira (UNESP); Prof. Dr. João Pedro Antunes de Paulo (UNIFESSPA)
Data da Defesa: 11/10/2023
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
URL:
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender se, e de que forma, recursos tecnológicos digitais são integrados nas práticas profissionais diárias de professores de Matemática da educação básica, participantes da 19a do curso de GeoGebra. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com base teórica no Modelo dos Campos Semânticos do professor Romulo Lins e contou com a participação de professores de matemática, presentes na 19a edição do curso GeoGebra. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, que foram selecionados mediante contato e interação online, nas atividades propostas dentro do curso. A análise dos dados, mediante uma leitura plausível, apresenta a produção de significados, para as enunciações dos professores entrevistados. Os resultados obtidos indicam que os professores envolvidos na pesquisa têm interesse em conhecer e trabalhar com tecnologias digitais, e por isso, buscam cursos de formação. Entretanto, a participação em cursos de formação não causa mudanças efetivas em sala de aula. A falta de recursos e de apoio técnico, e a visão que os professores têm a respeito do uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, são fatores presentes na relação dos professores com o uso de tecnologias digitais em suas aulas.