Veridiana Canassa Pinheiro
QUE “HISTÓRIA” É ESSA DE INCLUSÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA? UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE AUTISTAS
Autora: Veridiana Canassa Pinheiro
Orientador: Dr. Fábio Alexandre Borges
Palavras-chave: Autistas. Aulas de Matemática. Inclusão.
Membros da Banca: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira (Unespar/Unioeste); Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ)
Data da Defesa: 06/04/2022
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
URL: http://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000093/000093ca.pdf
Tipo do documento: Dissertação
Diante do aumento significativo de estudantes autistas nas aulas de Matemática da escola comum, pesquisas vêm realizando estudos e investigações acerca de metodologias, uso de recursos didáticos e pedagógicos, relatos de professores que ensinam Matemática, uso de tecnologia, dentre outros, a fim de favorecer o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática para esse grupo de estudantes. No intuito de dar voz e considerar o próprio autista, o presente estudo foi permeado pelo seguinte questionamento: que aspectos se destacam acerca das aulas de Matemática, a partir de narrativas de autistas que vivenciaram essa escolarização na escola comum? Assim, o objetivo geral da pesquisa se estabeleceu em compreender/analisar os principais aspectos acerca da escolarização de estudantes autistas nas aulas de Matemática, a partir de narrativas dos próprios autistas. Com uma abordagem de cunho qualitativo, esta investigação pautou-se, como procedimento para a produção de dados, em alguns pressupostos metodológicos da História Oral em Educação Matemática, sendo eles: entrevista, transcrição e textualização, a fim de constituir narrativas que se estabeleçam como fonte de dados para análise. Realizou-se análise de convergências com o objetivo de identificar o que era comum nas narrativas dos participantes que se constituíram como temas para discussão. Identificou-se os seguintes temas: (Im) Possibilidades nas aulas de Matemática com estudantes autistas; Por uma Matemática que se relaciona com a vida; O que dizem autistas sobre inclusão nas aulas de Matemática. Considera-se que os temas constituídos revelam que há um entrelaçamento entre eles e ouvir o próprio autista permite compreender que as práticas escolares com estudantes autistas nas aulas de Matemática podem ser, sempre que necessário, contestadas, a depender das especificidades de cada um.