Macroprojetos
Conhecimento, linguagens e práticas formativas em Educação Matemática: investigações conectadas ao PRPGEM.
O projeto tem como objetivo investigar conhecimentos, linguagens e práticas formativas em Educação Matemática. Tais investigações envolvem diversos temas, bem conectados à referida linha de pesquisa, tais como: investigações de diferentes formas de conhecimento e de suas múltiplas relações; processos cognitivos de aprendizagens; linguagens e conhecimento; relações entre saberes científicos e escolares; fenômenos didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem de matemática; recursos didáticos e laboratório de ensino de Matemática; teorias e metodologias relacionadas a práticas educacionais nos diferentes níveis de ensino Educação Matemática. As investigações aqui contempladas podem ser de natureza empírica cujos sujeitos são geralmente docentes ou estudantes do Ensino Superior ou da Educação Básica, de diversos níveis e modalidades de ensino; ou de natureza bibliográfica, contemplando, por exemplo, análise de livros e materiais didáticos, avaliações de larga escala, documentos curriculares, teses e dissertações etc.
Linha de pesquisa: Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática”, é intitulado
Coordenadora do macroprojeto: Profa. Dra. Veridiana Rezende
Docentes do PRPGEM que integram o projeto: Amauri J. Ceolim, Márcia Cyrino, Mariana Moran, Marieli Almeira, Michele Veronez, Paulo Henrique Rodrigues, Paulo Wichnosk, Talita Secorun dos Santos e Wellington Hermann.
Tecnologia, diversidade e cultura em Educação Matemática: investigações associadas ao PRPGEM
O projeto tem como objetivo investigar processos relativos ao ensino de matemática que envolvem à tecnologia, diversidade e cultura em Educação Matemática. Por consequência, os principais temas contemplados nesta proposta dizem respeito ao uso de diferentes recursos tecnológicos digitais, informáticos e da comunicação e suas implicações em processos educativos e formativos; implicações didático-pedagógicas da diferença e da diversidade nos processos de ensinar e aprender matemática; o papel da cultura nos processos educativos em matemática; diferentes grupos de estudantes e contextos, nos diferentes níveis de escolaridade; políticas educacionais e suas implicações pedagógicas. As investigações podem ser de natureza empírica envolvendo sujeitos que, geralmente, serão docentes em formação inicial ou continuada, estudantes de diferentes contextos e apoiados pela Educação Especial, grupos de estudantes da Educação Básica ou Ensino Superior. As pesquisas aqui contempladas também podem ser de natureza bibliográfica, envolvendo, por exemplo, análises documentos, currículo prescrito etc.
Linha da pesquisa: Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática
Coordenadora do macroprojeto: Profa. Maria Ivete Basniak
Docentes do PRPGEM que integram o projeto: Clélia Nogueira, Everton Stevam, Fábio Alexandre Borges, João Henrique Lorin, Luciano Ferreira, Rosefran Cibotto, Sérgio Dantas, Talita Secorun dos Santos, Wellington Hermann.