Tópicos Especiais 2024
Desenho Universal de Aprendizagem no ensino de matemática
Docente: Dr. Anderson Roges Teixeira Góes; Dra. Heliza Colaço Góes; Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Período de Oferta: 1º semestre 2024
Ementa: Promover reflexões sobre a constituição de ambientes de aprendizagem inclusivos para o ensino
de Matemática, mediante o aporte do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Introdução
ao pensamento complexo. Articulação do pensamento complexo com a prática pedagógica
pautada no planejamento DUA.
Educação Matemática Inclusiva na perspectiva dialógica
Docente: Dr. Alexandre Tolentino de Carvalho; Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Período de Oferta: 1º semestre 2024
Ementa: Por meio de uma metodologia dialógica, pautada pela construção coletiva de sentidos, serão tratados
conceitos teóricos como comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, aprendizagem
dialógica, princípios da aprendizagem dialógica, didática da matemática, educação matemática
inclusiva.
Formação de professores para o Ensino de Estatística
Docente: Dra. Gilda Lisbôa Guimarães; Dra. Edda Curi; Dra. Priscila Bernardo Martins; Dr. Everton José Goldoni Estevam
Período de Oferta: 1º semestre 2024
Ementa: Estudo dos processos de formação continuada de professores que ensinam estatística na
Educação Básica, problematizando a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento
profissional, os saberes e conhecimentos bases para o ensino, os processos identitários e
de profissionalização do professor, considerando as suas vertentes epistemológicas,
metodológicas e didáticas.
Organização do Ensino de Matemática na Educação básica com base na Teoria Histórico-Cultural
Docente: Dr. Bruno S. Silvestre; Dr. Everton J. G. Estevam
Período de Oferta: 2º semestre 2024
Ementa: Estudo da gênese dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e as relações
dialéticas do homem com o mundo. As principais referências da THC. A organização do ensino
de matemática na THC. Estudo da Atividade Orientadora de Ensino. Compreensão,
organização e desenvolvimento de situações desencadeadoras da aprendizagem – o movimento
lógico-histórico, o jogo, história virtual do conceito e situações problematizadoras.