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Projetos de Pesquisas Financiados

por Renan L. Fonseca publicado 26/05/2025 13h17, última modificação 26/05/2025 13h17

Escola de Altos Estudos: A análise dos saberes e sua circulação nas instituições e entre instituições.

A teoria antropológica do didático (CHEVALLARD, 1991) tem como princípio epistemológico o paradigma do questionamento do mundo em oposição ao de visita às obras. Nessa perspectiva, para pensar o ensino e a aprendizagem da matemática é importante estudar a natureza dos saberes em cena. Todo saber é relativo a uma instituição e ele deve se adaptar às condições e restrições institucionais; um saber não vive no vácuo, portanto, não é possível estudar um saber de forma isolada. Além disso, assumindo uma perspectiva ecológica dos saberes (CHEVALLARD, 1989), deve-se considerar um saber como um objeto que interage com outros saberes. Estas interações, assim como a natureza dos objetos do saber, evoluem no tempo em uma instituição para responder às necessidades internas da instituição escolar, mas também às necessidades externas, ligadas à evolução da sociedade. Assim, para além do estudo da natureza dos saberes, é necessário estudar os efeitos da transposição didática (CHEVALLARD, 1991) e da transposição interdisciplinar (CASTELA, 2016). Neste projeto, que envolve seis universidades brasileiras além de pesquisadores franceses e mexicano, serão estudados elementos teóricos e metodológicos visando compreender a circulação dos saberes em uma mesma instituição e entre diferentes instituições. Dois temas principais de estudo serão focados: um relativo à educação básica e outro ao ensino em diferentes culturas. O projeto conseguiu atingir um total de aproximadamente 200 pós graduandos de diferentes programas de pós graduação de diferentes estados brasileiros, e foi desenvolvido com apoio financeiro da CAPES.

Coordenador: Profa. Dra. Marilena Bittar.

Integrantes: Veridiana Rezende, Mariana Moran, Paula Baltar Moreira Bellemain, Afonso Henriques, Saddo Ag Almouloud, Luiz Márcio Santos Farias, Marcus Bessa de Menezes, José Messildo Viana Nunes, Marlene Alves Dias, Rozane da Silveira Alves.

Agência de Financiamento: CAPES.

Situação: concluído (2019).

 

Campo Conceitual das Funções: conhecimentos de professores e diferentes alunos, em níveis e modalidades de ensino diversas.

O principal objetivo desta proposta é analisar conhecimentos relacionados ao campo conceitual das funções mobilizados por alunos da Educação Básica regular (alunos videntes e ouvintes, surdos e cegos), alunos da EJA ? Educação de Jovens e Adultos, estudantes de Cursos de Matemática e Pedagogia e professores de Matemática da Educação Básica. A investigação será fundamentada na teoria dos Campos Conceituais do pesquisador francês Gérard Vergnaud. Os dados serão coletados por meio de entrevistas individuais, que serão filmadas e com tarefas matemáticas previamente elaboradas para os sujeitos da pesquisa resolverem. A análise também ocorrerá à luz da teoria dos Campos Conceituais, buscando identificar os conhecimentos implícitos mobilizados nas respostas de cada sujeito da pesquisa.

Coordenadora: Profa. Dra. Veridiana Rezende. 

Integrantes: Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges, Mariana Moran, Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak, Maria Emília de Melo Tamanini Zanquetta, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira.

Agência de Financiamento: Fundação Araucária.

Situação: concluído (2019).

 

A exploração de casos multimídias na formação inicial do professor de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado em Portugal.

Na literatura, diferentes ações no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado têm se mostrado potenciais para o desenvolvimento da identidade profissional do futuro professor. O objetivo do presente projeto foi investigar que aspectos da exploração de casos multimídia na formação inicial de professores de matemática em Portugal, articulada às ações do estágio curricular supervisionado, promovem o desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática.

Coordenadora: Prof. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Agência de Financiamento: CNPq.

Situação: concluído (2019).

 

A formação de professores que ensinam matemática por meio de recursos multimídia. 

O objetivo do presente projeto foi elaborar recursos multimídias a serem utilizados na formação de professores; identificar e estudar os nexos entre as práticas instituídas na formação de professores, as aprendizagens e indícios de desenvolvimento da identidade profissional de professores e futuros professores que ensinam Matemática.

Coordenadora: Prof. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Cristina Cirino de Jesus, Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Helen Dabiani Frioli Mota, Julio Cezar Rodrigues de Oliveira. 

Agência de Financiamento: Fundação Araucária. 

Situação: concluído (2019).

 

A formação de professores que ensinam matemática e o desenvolvimento da identidade profissional.  

O presente projeto visa deu continuidade às investigações desenvolvidas nas modalidades de Pesquisador Produtividade/PQ e de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa. Com o estudo aprofundamos e teorizamos aspectos da identidade profissional de professores que ensinam matemática em comunidades de prática e na exploração de casos multimídias na formação inicial e continuada de professores. O desenvolvimento da identidade profissional na formação de professores é um processo complexo que envolve aspectos pessoais, profissionais, intelectuais, morais e políticos dos grupos nos quais os sujeitos estão envolvidos. Não consiste apenas no que os outros pensam ou dizem de nós, apesar de que isso também faça parte, mas de como nos vemos e da capacidade de refletirmos sobre a nossa experiência.

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Agência de Financiamento: CNPq.

Situação: concluído (2020).

 

Análise de tarefas como prática para (res)significação de conhecimentos profissionais de professores de matemática.

Este estudo, que objetiva investigar como a análise de tarefas de natureza exploratória, em um contexto de grupo de estudos, contribui para a (res)significação de conhecimentos profissionais por professores de matemática, a fim de que integrem tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, está pautado no paradigma da pesquisa qualitativa e de cunho interpretativo. Será analisado um questionário aplicado a professores que Ensinam Matemática, confrontando os dados com estudos bibliográficos, buscando identificar potencialidades de tarefas exploratórias utilizando tecnologias digitais para a compreensão relacional da Matemática. Tarefas exploratórias que utilizem tecnologias digitais serão analisadas com o grupo, buscando elencar elementos que permitam identificar mudanças no decorrer dos encontros em relação às concepções da matemática quanto ao conhecimento de conteúdo e pedagógico dos professores que integrarão o grupo de estudos.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak

Integrantes: Celine Maria Paulek, Everton José Goldoni Estevam, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe.

Agência de Financiamento: Fundação Araucária. 

Situação: concluído (2021).

 

Campo Conceitual da Função Afim: contribuições para a Educação Básica e Educação Superior.

Para esta proposta assume-se que um conceito é desenvolvido pelo estudante durante o processo escolar, em decorrência das situações vivenciadas; e que a compreensão de um conceito não ocorre isoladamente, mas em conexão a outros conceitos, propriedades, situações e representações pertencentes a um campo conceitual. Em face disso, e das dificuldades de estudantes acerca do conceito de função afim, a hipótese de pesquisa é: o mapeamento do campo conceitual da função afim, a partir do estabelecimento da tipologia de situações multiplicativas e mistas que dão significado a este conceito, da identificação de esquemas e invariantes mobilizados em suas resoluções e das diferentes representações para a função afim, fornecerá aos pesquisadores, professores e autores de livros didáticos uma estrutura teórica para o desenho de uma prática para a construção deste conceito, desde os Anos Iniciais até o Ensino Superior. Serão tomados como base os campos conceituais aditivo e multiplicativo estabelecidos por Vergnaud, e para o desenvolvimento da pesquisa serão organizadas quatro frentes de estudos: o Estudo 1 se caracteriza como uma aproximação ao estado da arte da função afim, considerando pesquisas em Educação Matemática publicadas em três países. No Estudo 2 serão classificadas situações multiplicativas (puras ou mistas) associadas à função afim, presentes em livros didáticos da Educação Básica e Superior, avaliações de larga escala e pesquisas em Educação Matemática. No Estudo 3 serão analisados esquemas mobilizados por estudantes da Educação Básica e Superior, ao resolverem situações multiplicativas, explicitando as ideias de função afim, bem como o desenvolvimento dessas ideias ao longo da Educação Básica e Superior. Para o Estudo 4 serão seguidas as etapas da Engenharia Didática para implementar, em sala de aula de Educação Básica e em Cursos de Matemática, sequências didáticas que oportunizem a construção do conceito de função afim.

Coordenadora: Coordenadora: Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira.

Integrantes: Veridiana Rezende, Renato Francisco Merli, Rosinalda Aurora de Melo Teles, Carbone Bruno Schmidt Krug, Ana Cláudia Olekszyszen, Alcione Capelin, Marli Schmitt Zanella, Andreza Santana da Silva, Fabiane Larissa da Silva Vargas, Fernanda Kelly da Silva Siqueira, Karina Dezilio, Regis Alessandro Fuzzo, Sandra Maria Tieppo.

Agência de Financiamento: CNPq.

Situação: concluído (2025)

 

A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática.

Admitindo a hipótese de que a construção de animações e simuladores no software GeoGebra favorece a resolução de tarefas que exigem um conjunto complexo de raciocínio e trabalho, o qual ultrapassa aquele exigido em tarefas rotineiras, o presente projeto pretende investigar o potencial da construção de animações e simuladores no software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior em países da América Latina. A pesquisa assume pressupostos metodológicos de investigação da Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas. Este projeto possui financiamento do CNPq, processo n 422591/2018-1.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak.

Integrantes: Everton José Goldoni Estevam, Carla Juliana Princival, Sani de Carvalho Rutz da Silva,  Daysi Julissa García Cuéllar, Irene Victoria Sanchez Noroño, Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez, Humberto Bortolossi, Juan Luis Prieto González, Luis Andrés Castillo Bracho, Sergio Rubio-Pizzorno, Stephanie Chiquinquira Diaz Urdaneta.

Agência de financiamento: CNPq.

Situação: concluído (2022).

 

Ensino Exploratório de Matemática na Educação Básica.

Considerando os apontamentos da UNESCO quanto à dificuldade de se efetivar, na Educação Básica, uma educação matemática de qualidade para todos, transcendente à dimensão técnica, procedimental e monótona predominante, este projeto objetiva investigar o potencial de práticas de Ensino Exploratório de Matemática para superação do ensino tradicional, tecnicista e monótono de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, em contextos diversos, e com foco na melhoria da qualidade da educação matemática oferecida nestes níveis de ensino. Trata-se de uma perspectiva exigente de ensino, a qual admite como orientações gerais o inquiry , a reflexão, a comunicação e colaboração e, portanto, envolvem tarefas e dinâmicas de aula que se distanciam do ensino comumente denominado direto ou tradicional, bem como possibilitam a articulação de Tecnologias de Informação e Comunicação ? TIC, bem como possibilidades interdisciplinares. Dessa forma, assentes na metodologia de Design-Based Research (DBR), a pesquisa consistirá em intervenções, planejadas e realizadas em diferentes contextos, por múltiplos agentes, envolvendo temáticas, recursos e conteúdos matemáticos diversos, com vistas a identificar e aprofundar diferentes aspectos relacionados ao Ensino Exploratório de Matemática. Essas ações/intervenções de investigação serão orientadas por um quadro teórico consistente, elaborado pela equipe de pesquisadores de maneira cooperativa, e envolverão ações no Pibid, projetos extensionistas, pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado e o estágio supervisionado obrigatório. Os resultados dessas ações articuladas oferecerão elementos para confirmar, refutar, ajustar ou complementar nossas hipóteses sobre o potencial do Ensino Exploratório de Matemática e, assim, podem contribuir para o esclarecimento de modos pelos quais práticas pedagógicas inovadoras e desafiadoras podem contribuir para a qualidade da educação matemática desenvolvida na Educação Básica. Por conseguinte, essas mudanças podem criar oportunidades de aprendizagem mais consistentes e alinhadas aos contextos e orientações curriculares atuais, no que se refere ao ensino e à aprendizagem de Matemática.

Coordenador: Everton José Goldoni Estevam.

Integrantes: Maria Ivete Basniak, Hélia Margarida de Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Dalva Spiler Brandelero, João Carlos Alves Pereira Junior, Vania Sara Doneda de Oliveira.

Agência de Financiamento: CNPq.

Situação: concluído (2022).

 

Implantação e consolidação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Educação Básica Pública - NAPI Educação do Futuro.

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação NAPI Educação do Futuro tem por objetivo principal desenvolver estudos/pesquisas sobre Inovação nos Sistemas de Educação Básica Pública Brasileira Pós-pandemia, de forma a contribuir para com Políticas Públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação no Estado do Paraná e no país. Assim, esse NAPI tem o propósito de congregar a expertise dos pesquisadores paranaenses, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, em redes de pesquisa, integrando stakeholders do Estado do Paraná para a geração e disseminação de conhecimento relativo à Educação Básica Pública no Estado e, desta forma, subsidiar a inovação na tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas com base no conhecimento científico. O projeto é financiado pela Fundação Araucária, processo n 21.459.786-1.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel.

Integrantes: Maria Ivete Basniak, Nestor Saavedra, Christian Luiz da Silva, Mario Procopiuck, Adriana Regina de Jesus, Maria Luisa Furlan Costa, Fabiane Freire França, Paola Andressa Scortegagna, Jose Antonio Moreira, Ilka Marcia Ribeiro De Souza Serra, Fernando Flávio Pacheco, Pedro Paulo Da Silva Ayrosa, Zuleika Aparecida Claro Piassa, Claudinea Angelica Dos Santos, Josymayre Novelli, Silvio Tadeu De Oliveira, Teresinha Esteves Da Silveira Reis, Carlos Willians Jaques Moraes, Patrícia Vosgrau De Freitas, Marcia Ristow, Beatriz Helena Dal Molin, Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Cleber Trindade Barbosa, Marta Clediane Rodrigues Anciutti, Paulo Afonso Schimidt, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, David Livingstone Alves Figueiredo, Victor Hugo Aureli de Souza.

Agência de financiamento: Fundação Araucária.

Situação: em andamento (desde 2023).

 

Programas de formação de professores que ensinam matemática e o noticing profissional docente.

A presente proposta prevê a consolidação de uma rede de cooperação que tem como foco produzir conhecimentos sobre a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática (PEM) em programas de formação. Essa rede busca estabelecer uma articulação entre agentes da universidade e da escola na construção desses conhecimentos, considerando o professor como protagonista de seu processo de aprendizagem. Nos últimos anos, essa rede investigou comunidades de prática (CoPs) de formação de professores e o uso de casos multimídia em contextos formativos. Esses casos são constituídos de vídeos de aulas articulados com outras mídias em uma plataforma online. Considerando o potencial comunicacional e tecnológico desses casos, revelados no período de isolamento causado pela COVID-19, na presente investigação busca-se compreender que capacidades do noticing profissional podem ser mobilizadas em programas de formação de PEM, apoiados na exploração de casos multimídia e na constituição de CoPs, e como essas capacidades podem reverberar na prática profissional desses (futuros) professores. O noticing profissional envolve a inter-relação entre as capacidades de o professor reconhecer e interpretar eventos de sala de aula, concentrando-se em entender por que eles ocorrem e construir possibilidades de lidar com esses eventos, de modo a tomar decisões com base em seus conhecimentos profissionais. Conhecer essas capacidades e indícios de como elas reverberam na prática docente pode ser traduzido em propostas que orientem políticas públicas de formação de professores. Esta investigação será desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, no âmbito de um projeto de Design Research, considerado como uma família de abordagens metodológicas onde o desenvolvimento e a investigação são mutuamente dependentes. Para análise, as informações serão codificadas em episódios que permitam discutir objetos e níveis de reflexão associados ao noticing profissional.

Coordenadora: Prof. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Everton José Goldoni Estevam, Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Enio Freire de Paula, Jéssika Naves de Oliveira, Taynara Cristina Gaffo Fraga, André Lima Rodrigues, Cristiane dos Santos Oliveira, Fernanda Franzolin, Salvador Cardoso Silva Muniz, Thiago Nagafuchi, Talisson Fernando Leiria, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Daniel Washington Vieira Messias, Beatriz Dos Santos Silva.

Agência de Financiamento: CNPq.

Situação: em andamento (2023).

 

Uma proposta pedagógica potencialmente inclusiva para o ensino de função afim na Educação Básica a partir dos resultados das pesquisas do GEPeDiMa.

A Teoria dos Campos Conceituais TCC - preconiza que a compreensão de um conceito não ocorre isoladamente, mas em conexão a outros conceitos, propriedades, situações e representações pertencentes a um campo conceitual. A TCC tem como pressuposto que um conceito é desenvolvido pelo estudante durante o processo escolar, em decorrência das situações vivenciadas. Ao estabelecer o Campo Conceitual das Estruturas Aditivas e o Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, particularmente por estabelecer a tipologia das situações relacionadas a cada um desses campos, Vergnaud (2009) promoveu a revolução didática, por possibilitar modelos de situações que não apenas vão desestabilizar o estudante, como esgotam os tipos de cálculos relacionais para as situações que atribuem significado aos conceitos de adição e multiplicação. Vergnaud (2009) define como problema misto aquele que demanda para a sua solução uma ou mais operação de adição (ou subtração) e uma ou mais operação de multiplicação (ou divisão). Vergnaud (2009) não estabeleceu, entretanto, uma classificação para as situações relacionadas aos problemas mistos. Nesta direção, e considerando que não existe ideia mais abrangente para a Matemática do que a de função (DAmbrósio, 2006), posto que imprime dinamicidade a esta ciência (Caraça, 1951), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática - GEPeDiMa devidamente credenciado no Diretório do CNPq, coliderado pela proponente deste projeto desde sua criação em 2017 e sediado na Unespar, tem como principal objetivo estabelecer o Campo Conceitual da Função Afim, nos moldes da Teoria dos Campos Conceituais e, de maneira indireta, estabelecer uma tipologia para as situações associadas a problemas mistos, particularmente aqueles que podem ser modelados por uma função afim. O GEPeDiMa se constitui como uma rede de pesquisas envolvendo pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, o PRPGEM, da Unespar, programa do qual a proponente integra o Corpo Permanente dos Docentes, desde sua criação, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, o PPGECEM da Unioeste, do qual a proponente é docente permanente, também de maneira voluntária desde sua criação e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnologia, o EDUMATEC da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Com este conjunto de pesquisadores e estudantes, já foram defendidas no âmbito do GEPeDiMa e relacionadas à função afim, dezesseis dissertações e quatro teses. Entretanto, para estabelecer o Campo Conceitual da Função Afim, os resultados dessas investigações precisam ser relacionados entre si, sistematizados, categorizados de maneira holística, envolvendo ou não meta análise. Outro foco assumido pelas pesquisas do GEPeDiMa em interfaces com dois outros grupos de estudos e pesquisas credenciados no CNPq e coliderados pela proponente, o GEPSEM Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (Unespar) e GEPeDEMI- Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (UECG) , é a Educação Inclusiva, com ênfase na geração de tarefas potencialmente inclusivas mediante a adoção de variáveis didáticas legitimantes de diferenças de estudantes apoiados pela Educação Especial. Neste contexto, este projeto busca estabelecer, a partir dos resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do GEPeDiMa, uma primeira aproximação ao Campo Conceitual da Função Afim de maneira a estruturar o desenho de uma proposta pedagógica para o ensino deste conceito durante toda a Educação Básica, numa perspectiva inclusiva, para ser disponibilizada, gratuitamente, aos professores e pesquisadores, mediante dois e-books, um de característica teórica e outro contendo dispositivos didáticos oriundos dos instrumentos de produção de dados das pesquisas desenvolvidas.

Coordenadora: Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira.

Agência de Financiamento: Fundação Araucária.

Situação: em andamento (desde 2023).

 

Comunidade de Prática como contexto de desenvolvimento profissional docente e o juízo professoral de professores que ensinam Matemática

Considerando o potencial das Comunidades de Prática (CoPs) como contexto para o desenvolvimento profissioinal docente, este projeto objetiva investigar o potencial de CoPs para compreensão e (res)significação do impacto do juízo professoral nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, à luz da sociologia da reprodução de Bourdieu. Trata-se de um pesquisa intervenção, assente no paradigma qualitativo de cunho interpretativo, cujas ações circundam reuniões de um grupo de professores admitido como uma CoP, com encontros quinzenais para delineamento, discussão e avaliações de empreendimentos negociados e articulados coletivamente. Os resultados poderão auxiliar na compreensão do juízo professoral de professores nas aulas de Matemática, bem como apontar possibilidades para ações de formação continuada que transcendam cursos de capacitação.

Coordenador: Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam.

Integrantes: Maria Ivete Basniak, Antonio Charles Santiago Almeida.

Agência de Financiamento: Fundação Araucária

Situação: concluído (2023).

 

Programas de formação de professores que ensinam matemática e o noticing profissional docente.

A presente proposta prevê a consolidação de uma rede de cooperação que tem como foco produzir conhecimentos sobre a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática (PEM) em programas de formação. Essa rede busca estabelecer uma articulação entre agentes da universidade e da escola na construção desses conhecimentos, considerando o professor como protagonista de seu processo de aprendizagem. Nos últimos anos, essa rede investigou comunidades de prática (CoPs) de formação de professores e o uso de casos multimídia em contextos formativos. Esses casos são constituídos de vídeos de aulas articulados com outras mídias em uma plataforma online. Considerando o potencial comunicacional e tecnológico desses casos, revelados no período de isolamento causado pela COVID-19, na presente investigação busca-se compreender que capacidades do noticing profissional podem ser mobilizadas em programas de formação de PEM, apoiados na exploração de casos multimídia e na constituição de CoPs, e como essas capacidades podem reverberar na prática profissional desses (futuros) professores. O noticing profissional envolve a inter-relação entre as capacidades de o professor reconhecer e interpretar eventos de sala de aula, concentrando-se em entender por que eles ocorrem e construir possibilidades de lidar com esses eventos, de modo a tomar decisões com base em seus conhecimentos profissionais. Conhecer essas capacidades e indícios de como elas reverberam na prática docente pode ser traduzido em propostas que orientem políticas públicas de formação de professores. Esta investigação será desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, no âmbito de um projeto de Design Research, considerado como uma família de abordagens metodológicas onde o desenvolvimento e a investigação são mutuamente dependentes. Para análise, as informações serão codificadas em episódios que permitam discutir objetos e níveis de reflexão associados ao noticing profissional.

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Hélia Margarida de Oliveira, Everton José Goldoni Estevam, Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Enio Freire de Paula, Jéssika Naves de Oliveira, Taynara Cristina Gaffo Fraga, André Lima Rodrigues, Cristiane dos Santos Oliveira, Fernanda Franzolin, Salvador Cardoso Silva Muniz, Thiago Nagafuchi, Talisson Fernando Leiria, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Daniel Washington Vieira Messias, Beatriz Dos Santos Silva.

Agência de Financiamento: CNPq. 

Situação: em desenvolvimento (desde 2023).

 

O movimento de constituição da identidade e o noticing profissional docente em processos formativos.

Considerando que o movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) é um processo contínuo, complexo, dinâmico, temporal e experiencial, que envolve aspectos pessoais, profissionais, intelectuais, morais e políticos dos grupos nos quais os sujeitos estão envolvidos, compreender esse movimento pode fomentar a valorização de práticas profissionais de (futuros) PEM e evidenciar momentos de tensão/fragilidade potencializadores de processos formativos. Desse modo, o presente projeto visa dar continuidade às investigações desenvolvidas nos últimos anos, na modalidade de Pesquisador Produtividade/PQ e na parceria estabelecida com investigadores da Universidade de Lisboa que tratam dessa temática. Estas investigações permitiram teorizar uma categorização para o movimento de constituição da IP de (PEM) e buscar nexos entre seus elementos constituintes. Embora tenha crescido o número de estudos sobre a identidade do professor, no que se refere à compreensão da natureza, das características e dos processos de desenvolvimento, ainda há pouca atenção à identidade do professor associada às particularidades de sua área de conhecimento (Francis; Hong; Liu; Eker, 2018) em processos formativos. Focar neste aspecto da identidade do professor em processos formativos é de fundamental importância, uma vez que na prática de ensino de matemática há orientações específicas que podem promover o noticing profissional no contexto educacional. Com isso, o objetivo da presente proposta é investigar o movimento de constituição da IP de futuros professores e de PEM em processos formativos, tendo em conta a promoção do seu noticing profissional e as singularidades da Matemática 

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Cristiane dos Santos Oliveira, Caroline Cybulski Fernanda, Thiago Nagafuchi, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Daniel Washington Vieira Messias, Leticia Milani Arrigo, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Filipe Ricardo de Carvalho Hasché.

Agência de financiamento: CNPq.

Situação: em desenvolvimento (desde 2024).

 

O movimento de constituição da identidade e o noticing profissional docente em processos formativos. 

Considerando que o movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) é um processo contínuo, complexo, dinâmico, temporal e experiencial, que envolve aspectos pessoais, profissionais, intelectuais, morais e políticos dos grupos nos quais os sujeitos estão envolvidos, compreender esse movimento pode fomentar a valorização de práticas profissionais de (futuros) PEM e evidenciar momentos de tensão/fragilidade potencializadores de processos formativos. Desse modo, o presente projeto visa dar continuidade às investigações desenvolvidas nos últimos anos, na modalidade de Pesquisador Produtividade/PQ e na parceria estabelecida com investigadores da Universidade de Lisboa que tratam dessa temática. Estas investigações permitiram teorizar uma categorização para o movimento de constituição da IP de (PEM) e buscar nexos entre seus elementos constituintes. Embora tenha crescido o número de estudos sobre a identidade do professor, no que se refere à compreensão da natureza, das características e dos processos de desenvolvimento, ainda há pouca atenção à identidade do professor associada às particularidades de sua área de conhecimento (Francis; Hong; Liu; Eker, 2018) em processos formativos. Focar neste aspecto da identidade do professor em processos formativos é de fundamental importância, uma vez que na prática de ensino de matemática há orientações específicas que podem promover o noticing profissional no contexto educacional. Com isso, o objetivo da presente proposta é investigar o movimento de constituição da IP de futuros professores e de PEM em processos formativos, tendo em conta a promoção do seu noticing profissional e as singularidades da Matemática. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (1C).

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Cristiane dos Santos Oliveira, Fernanda Caroline Cybulski, Thiago Nagafuchi, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Daniel Washington Vieira Messias, Leticia Milani Arrigo, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Filipe Ricardo de Carvalho Hasché.

Agência de Financiamento: CNPq.

Situação: em andamento (2024). 

 

Nexos entre elementos constituintes da identidade profissional de professores que ensinam matemática em contextos de formação de professores.

Foram discutidos nexos entre elementos constituintes da IP de PEM, nomeadamente crenças/concepções, autoconhecimento, emoções, conhecimentos necessários à profissão de PEM, autonomia, vulnerabilidade, agência profissional e compromisso político, em contextos de formação de professores, tendo em conta as singularidades da Matemática.

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Renata Viviane Raffa Rodrigues, André Lima Rodrigues, Caroline Cybulski, Fernanda, Salvador Cardoso Silva Muniz, Thiago Nagafuchi, Maria Heloisa Fanelli Golfetti.

Agência de Financiamento: CNPq. 

Situação: concluído (2024).

 

Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática em Comunidades de Prática e na exploração de casos multimídia.

O presente projeto deu continuidade às investigações desenvolvidas nos últimos anos que investiram esforços em elaborar e analisar propostas alternativas de formação de professores de matemática tendo em vista o movimento de constituição da identidade profissional (IP) do professor. Foi possível aprofundar o estudo a respeito do movimento de constituição da IP de professores que ensinam matemática (PEM) em comunidades de prática na formação inicial e continuada tendo em conta outros cenários, nomeadamente o da utilização de casos multimídia. Discutiram-se os elementos constituintes de programas de formação, nos quais foram explorados casos multimídia que promovem o movimento de constituição da identidade profissional de professores e futuros professores que ensinam matemática.

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Everton José Goldoni Estevam, Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Jéssika Naves de Oliveira, Taynara Cristina Gaffo Fraga, Ana Cláudia Barretto, Cristiane dos Santos Oliveira, Talisson Fernando Leiria, Maria Heloisa Fanelli Golfetti.

Agência de Financiamento: CNPq. 

Situação: concluído (2024).

 

Conhecimento para ensinar Estatística na Educação Básica: pesquisa, formação e prática.

A formação de professores de Matemática (FPM) tem sido marcada por dificuldades para delimitar a natureza do conhecimento desse profissional, bem como de estruturar componentes em Licenciaturas e programas de formação continuada que mobilizem esse conhecimento. Assim, diversas dificuldades emergem na literatura em relação à prática que se efetiva em sala de aula, com demandas que não se alinham à formação oferecida. Este cenário é proeminente no campo da Educação Estatística, cujas pesquisas sugerem certo descompasse entre os apontamentos dos estudos realizados e as práticas efetivadas em sala de aula, agravado com a publicação da Base Nacional Comum Curricular BNCC (que amplia a abordagem de alguns conceitos estatísticos e probabilísticos) e pelos resultados do fenômeno recente das fakenews, cujo tratamento demanda letramento e pensamento estatísticos. Considerando este cenário, esta pesquisa tem por objetivo inventariar elementos, já existentes na produção acadêmica brasileira, que podem colaborar para a caracterização do conhecimento necessário ao professor para ensinar Estatística e oferecer subsídios à formação e à prática desse professor. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado de conhecimento, com característica de meta-análise, cujos corpus analítico será composto de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

Coordenador: Prof. Dr° Everton José Goldoni Estevam

Integrantes: Bruno Silva Silvestre, Vanessa Cristina Rhea, Flavia Pollyany Teodoro, Adriana Aparecida Molina Gomes, Rosana Catarina Rodrigues de Lima.

Agência de Financiamento: Fundação Araucária.

Situação: em andamento (2025).

 

Atuações dos núcleos de educação especial no ensino superior paranaense e perspectivas de universidades mais inclusivas.

Projeto aprovado para financiamento como Bolsista Produtividade na modalidade A pela Fundação Araucária do Paraná.

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges.

Integrantes: Lucas Schechtel, Nicole de Rossi dos Santos, Michele Barboza dos Santos.

Agência de Financiamento: Fundação Araucária.

Situação: em andamento (2025).

 

Laboratório de Ensino de Matemática: processos investigativos com tecnologias digitais e materiais manipuláveis.

Este projeto consiste na constituição de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) que tem por objetivo fomentar práticas de ensino fundamentadas em processos investigativos (inquiry based education) envolvendo tecnologias digitais e materiais manipuláveis no âmbito das componentes curriculares do curso de licenciatura em Matemática. Trata-se de um subprojeto selecionado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação -PROGRAD/UNESPAR, por meio da Encomenda Governamental n. 08/2024, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR), e do EDITAL N 008/2024-DPP/PROGRAD que amplia as propostas classificadas no EDITAL N 006/2024-DPP/PROGRAD, de seleção de propostas de Subprojetos no âmbito do Programa de Pesquisa Metodológica para a Inovação Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da Unespar.O curso de Matemática conta com um espaço físico, denominado Laboratório de Matemática, o qual encontra-se desatualizado, em termos de recursos tecnológicos, com equipamentos eletrônicos antigos, que não atendem às demandas atuais do curso. Nesse sentido, este projeto visa transformar o referido espaço no LEM, adquirindo equipamentos e materiais que contribuam com a configuração de práticas didático-pedagógicas inovadoras.Desse modo, a partir dos equipamentos e materiais adquiridos, pretendemos estudar, elaborar e implementar atividades de ensino fundamentadas em processos investigativos envolvendo tecnologias digitais e materiais manipuláveis, as quais possam ser abordadas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Coordenadora: Profa. Dra. Daniela Barbieri Vidotti

Integrantes:Paulo Henrique Rodrigues, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Willian Barbosa Travassos, Marcos Vinicius de Oliveira Peres.

Agência de Financiamento: SETI

Situação: em andamento (2025).

 

O conceito de função no processo escolar: quando e como ideias deste conceito são manifestadas por estudantes do 2 ao 9 ano?.

O conceito de função é um dos principais da matemática, pela sua aplicabilidade e interligação com diversos conceitos. Problemas mistos, ou seja, que envolvem as operações de adição (ou subtração) e multiplicação (ou divisão), são propulsores para a mobilização de ideias de função pelos estudantes. Defendemos que tais problemas sejam propostos aos estudantes desde os Anos Iniciais, para que no decorrer do processo escolar ideias de função possam ser compreendidas, e a formalização desse conceito ocorra no 9 ano, conforme previsto pelos documentos curriculares brasileiros. Neste contexto, e em continuidade às pesquisas desenvolvidas pelo GEPeDiMa, a presente proposta tem como questões: Quando e como ideias de função são manifestadas por estudantes brasileiros, do 2 ao 9 ano do Ensino Fundamental? Existe um modelo didático que compreende problemas mistos relacionados à função afim? Para respondê-las, serão realizadas quatro etapas: 1. estudos e a produção de um protocolo de pesquisa, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais - TCC, que contemple uma diversidade de classes de problemas mistos; 2. implementação do protocolo de pesquisa com estudantes brasileiros das cinco regiões do país, do 2 ao 9 ano; 3. análise das resoluções dos estudantes, fundamentada na TCC, com vistas a analisar os esquemas dos estudantes, ao resolver cada classe de problema misto; a identificar ideias de função manifestadas pelos estudantes; 4. apresentação de um modelo didático para problemas mistos que possibilita a manifestação de ideias de função, indicando o nível de complexidade entre os problemas do modelo. Com o desenvolvimento desta investigação apresentar-se-á um modelo didático e o panorama da evolução dos conhecimentos de estudantes brasileiros do 2 ao 9 ano, relacionados a ideias de função, ao resolverem problemas mistos. As contribuições são inéditas para o campo da Educação Matemática, trazendo avanços no quadro teórico para a teoria dos Campos Conceituais.

Coordenadora: Profa. Dra. Veridiana Rezende. 

Integrantes: Rosinalda Aurora de Melo Teles, Leonardo Ferreira Zanatta, Marli Schmitt Zanella. 

Agência de Financiamento: Fundação Araucária.

Situação: em andamento (2025).

 

Projeto CAPES-COFECUB: Ensino da Matemática e desigualdades escolares.

Esse projeto, proposto por pesquisadores franceses e de três regiões brasileiras (Nordeste, Centro-Oeste e Sul), visa investigar, sob a ótica da Didática da Matemática (DDM), possíveis relações entre o ensino de matemática e desigualdades escolares, na transição entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental. Pretende-se identificar e analisar mecanismos de produção e aprofundamento de desigualdades escolares relacionados ao ensino de matemática e desenvolver estratégias para favorecer a redução dessas desigualdades.

Coordenadora: Prof. Dra.Paula Moreira Baltar Bellemain.

Integrantes: Mariana Moran, Edelweis José Tavares Barbosa, Luan Padilha, Camila Bonini Araújo Cassoli, Marcus Bessa de Menezes, Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, Paula Baltar Bellemain, Danielly Regina Kaspary, Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Frank Bellemain, Hamid Chaachoua, Nadine Grapin, Nathalie Sayac, Olivier Riviére. 

Agência de Financiamento: CAPES

Situação: em andamento (2025).