Você está aqui: Página Inicial > PÁGINAS > Tópicos Especiais

Tópicos Especiais

por veridiana.rezende publicado 06/05/2021 09h12, última modificação 19/05/2022 09h41

Fundamentos epistemológicos e itinerários metodológicos da pesquisa em Educação Matemática

Docente: Dra. Clélia Maria Ignátius Nogueira; Dra. Veridiana Rezende

Período de Oferta: 2º semestre 2021

Ementa: Teoria dos Campos Conceituais. Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Teoria das Situações Didáticas. Teoria Antropológica do Didático. Abordagem Documental e Abordagem Instrumental. A dupla Abordagem Didática. Enfoque Ontossemiótico da cognição e estruturação matemática.

Fundamentos epistemológicos e itinerários metodológicos da pesquisa em Educação Matemática

Docente: Dr. Jonei Cerqueira Barbosa

Período de Oferta: 2º semestre 2020

Ementa: Fundamentos ontológicos e epistemológicos da pesquisa científica na área de Educação e Educação Matemática, com destaque para os seguintes paradigmas: positivismo, fenomenologia, construtivismo social, marxismo, teoria crítica, pós-estruturalismo e pós-modernismo. Implicações metodológicas dos paradigmas de pesquisa. Delineamento de uma pesquisa no campo da Educação Matemática: problematização, objetivo, justificativa, fundamentação teórica, tipo de pesquisa, método, relatório de pesquisa. 

O Ensino de números fracionários - O atual e uma alternativa

Docente: Dr. Arthur B. Powell

Período de Oferta: 2º semestre 2019

Resumo da Disciplina: O conhecimento de números fracionários é essencial para a aprendizagem da Álgebra e, então, para a compreensão da Matemática avançada. Mesmo assim, em muitos países, os estudantes não conseguem construir um conhecimento robusto de frações e, em vez disso, têm dificuldades para compreender e operar com frações (OECD, 2014). Para entendes as fontes possíveis dessas dificuldades, nesta disciplina concentrada, colaboraremos para investigar como hoje em dia os números fracionários são ensinados no Ensino Fundamental e como eles são representados nos livros didáticos atuais. Dessas investigações, observaremos a ontologia e epistemologia dominantes reveladas nos livros e levantaremos hipóteses sobre suas vantagens e desvantagens. Como contraponto, enraizado na história da Matemática e Etnomatemática e também nos resultados recentes da Neurociência, exploraremos uma ontologia e epistemologia alternativas de frações. Para essa exploração da abordagem alternativa, usaremos materiais manipulativos e aprenderemos uma teoria sobre o senso fracionário e como ela sugere uma trajetória cognitiva para o desenvolvimento de conhecimento conceituais e processuais de frações e suas operações. Exploraremos essa trajetória e analisá-la. Finalmente, discutiremos problemas de pesquisa que podem motivar estudos futuros sobre a abordagem alternativa.