Projetos de Extensão
Educação Matemática e tecnológica.
Este projeto de extensão pretende promover ações formativas em matemática e em tecnologias, na forma de cursos, oficinas, seminários, mostras e visitas guiadas ao Laboratório de Ensino de Matemática do campus de Campo Mourão, voltadas para a comunidade externa da Unespar. Tais ações serão desenvolvidas em duas linhas que podem se articular: Educação Matemática e Educação Tecnológica. Na linha da Educação Matemática serão ofertados cursos de Matemática Básica, oficinas de utilização de materiais didáticos para o ensino e para a aprendizagem de matemática, seminários tratando de fundamentos da Educação e de tendências em Educação Matemática. Na linha da Educação Tecnológica serão ofertadas oficinas sobre noções básicas de impressão 3D, oficinas sobre robótica educacional e oficinas sobre pensamento computacional. A articulação entre as linhas acontecerá em oficinas sobre a utilização de softwares para o ensino de matemática, em oficinas sobre Educação Financeira, em mostras tecnológicas, nas visitas ao Laboratório de Ensino de Matemática da Unespar de Campo Mourão e em palestras e seminários tratando de tecnologias e educação matemática. O desenvolvimento deste projeto é importante para a região de Campo Mourão, porque há uma demanda por formação de professores que tenha em conta o desenvolvimento das tecnologias atuais, para que os profissionais da educação possam ministrar os novos componentes incorporados nas grades curriculares, como: Pensamento Computacional, Educação Financeira e Robótica Educacional. Ele também é importante para propor articulações entre esses novos componentes curriculares e aqueles que já existiam anteriormente, como a Matemática. Espera-se que este projeto contribua para a formação de professores para ministrar os novos componentes curriculares do Currículo da Educação Básica, de maneira articulada com a Matemática.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann.
Integrantes: Rosefran Adriano Gonçales, Valdete dos Santos Coqueiro, Gislaine Periçaro, Juliano Fabiano da Mota, Flávia Pollyany Teodoro, Maísa Regina Baldicera, Wagner Szpak, Vanessa Cristina Rhea, Vitória Jeane Braiz Dias, Emylly Karolyne Pereira, Lucas Everton Rodrigues.
Agência de financiamento: CAPES.
Situação: em andamento (desde 2023).
Construção de cenários animados por alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação.
Projetos de extensão: “Construção de cenários animados por alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação” e “Desenvolvimento de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação e a construção de cenários animados no software GeoGebra”.
Coordenador: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak.
Integrantes: Felipe Wisniewski, Emili Boniecki Carneiro.
Agência de financiamento: UGF - Unidade Gestora do Fundo Paraná.
Situação: em andamento (desde 2023).
Ações extensionistas na formação de professores da Educação Básica.
Projeto de extensão “Ações extensionistas na formação de professores da Educação Básica”, financiado pela CAPES, coordenado pelo Prof. Sérgio Carrazedo Dantas, desenvolvido de modo colaborativo entre estudantes e professores do PRPGEM e Escolas de Educação Básica, com vistas à valorização e articulação dos conhecimentos produzidos em conjunto.
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas.
Integrantes: Cleber Broietti, Rosimeiri Darc Cardoso.
Agência de financiamento: CAPES.
Situação: em andamento (desde 2023).
Curso de GeoGebra
Curso de GeoGebra, coordenado pelo Prof. Sérgio Carrazedo Dantas. O curso é executado por uma equipe formada por cerca de 150 professores voluntários, incluindo estudantes e egressos do PRPGEM, e de outros estados do Brasil. Participam das edições do Curso estudantes de graduação em Matemática, professores de Matemática de vários estados do Brasil e de outros países (Peru, Colômbia, Portugal, Angola e Moçambique). O curso está na 22a edição, e já formou cerca de 5000 professores e futuros
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas.
Situação: em andamento.
Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Subprojeto de Matemática do PIBID – Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unespar Campus de Campo Mourão. Desde 2024 um subprojeto de Matemática do PIBID é coordenado pela Profa. Talita Secorun dos Santos, com a participação dos professores Maria Ivete Basniak e Luciano Ferreira do PRPGEM, e envolve diversas ações formativas com estudantes bolsistas de Licenciatura em Matemática de Campo Mourão e de União da Vitória, professores e estudantes da Educação Básica.
Coordenadora: Profa. Dra. Talita Secorun dos Santos.
Integrantes: Luciano Ferreira, Maria Ivete Basniaki, estudantes do Curso de Matemática dos campi de Campo Mourão e União da Vitória.
Agência de financiamento: CAPES.
Situação: em andamento (desde 2024).
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de Matemática (PIBID)
Nos remetemos a uma perspectiva de formação de professores direcionada à preparação e emancipação profissional, que implica em rever a concepção de formação de professores e, a partir disso, repensar a prática pedagógica de formação de professores. Assim, neste eixo, as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas devem oportunizar formação, a fim de que consigam compreender e assumir responsabilidades no desenvolvimento de uma atitude reflexiva na sua prática profissional, com um amplo horizonte cultural para que sejam capazes de relacionar a atividade profissional que exercem com outras áreas do conhecimento, ou seja, que conheçam as dimensões da prática profissional: o ambiente escolar, a formação do professor (inicial e continuada), o sistema educacional, os documentos que regulamentam o funcionamento escolar, as experiências em sala de aula e as influências (sociais, políticas e culturais) concorrentes a sua prática em sala de aula. Nesse sentido, almeja-se uma formação que possibilite ao futuro professor tanto a vivência crítica da realidade da Educação Básica, quanto a experimentação, com a respectiva análise crítica, de novas propostas advindas dos estudos e pesquisas, desenvolvendo assim esquemas de ação que lhes permitam agir em situações complexas de ensino, colaborando para superar as dificuldades da Educação Básica em relação à Matemática. Esperamos elevar a qualidade da ação docente nas escolas públicas envolvidas no projeto e, por meio da valorização do professor, minimizar a carência de profissionais qualificados na Educação Básica, aprimorando a qualidade das ações acadêmicas direcionadas à formação inicial nos cursos de licenciatura de Matemática da UNESPAR, intensificando a relação da universidade com as escolas públicas. Consequentemente, possibilitar aos alunos da Educação Básica práticas docentes diferenciadas e neste contexto contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica das escolas envolvidas no projeto, valorizando a escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a Educação Básica.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Integrantes: Sandra Regina Kimak, Celso Marczal, João Paulo Sebben de Jesus Fernanda da Silva Pinto, Jonas Brand, Victor Luiz Stonoga Caldart, João Angelo da Costa Masnik, Natan do Rosario, Eliandra Aparecida Portela Kmita, Thais Alves Vacosnik, Vanessa Grazieli Plewka, Eliseu Zapotoszek Filho, Luan Padilha, Paulo Ricardo Gadelha da Costa, Everton Relindo da Silva, Michele Seledes, Ricardo W. Otto, Maicon Dionatt Barbosa Esthene, Flavia Amanda Roberto, Emili Boniecki Carneiro.
Agência de financiamento: CAPES.
Situação: concluído (2018-2020)
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência (PIBID)
Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência
Coordenadora: Profa. Maria Ivete Basniak
Participantes: estudantes do Curso de Matemática da Unespar - campus de União da Vitória.
Agência de financiamento: CAPES.
Situação: concluído (2020-2022)
Ciclo de Atividades acadêmicas entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC).
O projeto envolve estudantes e professores de Licenciatura em Matemática da Unespar e do Curso de Engenharia do ISEC de Coimbra, professores da Educação Básica brasileiros que inclusive ofertam cursos sobre o GeoGebra para os estudantes de graduação brasileiros e portugueses interessados pela proposta. O projeto visa proporcionar cursos, oficinas, minicursos, eventos, palestras e visitas técnica e científica em parceria entre Unespar e Instituto Politécnico – Coimbra Portugal.
Coordenador: Prof. Dr. Luciano Ferreira.
Integrantes: Talita Secorun dos Santos e Prof. João Henrique Lorin, Cristina Maria Ribeiro Martins Pereira Caridade.
Situação: em andamento (desde 2024).
Ciclo de Atividades Matemática
O Ciclo de Atividades Matemáticas (CAM) é uma atividade obrigatória e formativa do currículo do curso de Matemática, estando presente no 3º e 4º anos do curso. Tem como proposta inserir os(as) estudantes de Licenciatura em Matemática em um projeto de extensão voltado para o ensino de matemática para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Coordenação: Profa. Dra. Talita Secorun dos Santos.
Situação: em andamento (desde 2024).
Laboratório de Ensino de Matemática.
Projeto de extensão “Laboratório de Ensino de Matemática”, do qual participa o Prof. Fábio A. Borges, busca promover cursos para estudantes e professores da Educação Básica, em parceria com estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEM, professores do colegiado em Matemática da UEM.
Coordenador: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges.
Integrantes: Sandra Regina D'Antonio.
Situação: em andamento (desde 2023).
Diálogos entre Escola e Universidade acerca do ensino da Matemática.
Projeto de extensão “Diálogos entre Escola e Universidade acerca do ensino da Matemática”, coordenado por Wellington Hermann. O projeto de extensão foi desenvolvido em parceria com professores da Educação Básica, representantes do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, estudantes de Licenciatura em Matemática, estudantes e professores do PRPGEM e do colegiado de Matemática da Unespar, realizado no âmbito do GEPEMCAM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann
Integrantes: Veridiana Rezende, Amauri Jersi Ceolim, Luciano Ferreira, Fábio Alexandre Borges , Talita Secorun dos Santos, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Valdete dos Santos Coqueiro, professores da Educação Básica.
Situação: concluído (2020).
O Laboratório de Ensino de Matemática e os Materiais Didáticos Manipuláveis como Articuladores entre a Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática e a Educação Básica.
O projeto de extensão "O Laboratório de Ensino de Matemática e os Materiais Didáticos Manipuláveis como Articuladores entre a Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática e a Educação Básica", coordenado pelo professor Wellington Hermann, buscou promover o ensino de Matemática utilizando o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM). Para isso, foram realizadas visitas de turmas de escolas ao LEM, oficinas com professores e estudantes, seminários, construção de materiais didáticos e orientação de Iniciação Científica. Participaram das ações do projeto professores e estudantes da educação básica e do ensino superior.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann
Integrantes: Valdete dos Santos Coqueiro, Clarice de Almeida Miranda, Flávia Pollyany Teodoro, Carolina Marangoni da Silva, Adriene de Lima Ferreira, Emanuel Cirilo dos Santos, Lucas Umberto Desante Lopes.
Situação: em andamento (desde 2022).
Projetos de Pesquisa Financiados por Agências de Fomento
A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática.
Admitindo a hipótese de que a construção de animações e simuladores no software GeoGebra favorece a resolução de tarefas que exigem um conjunto complexo de raciocínio e trabalho, o qual ultrapassa aquele exigido em tarefas rotineiras, o presente projeto pretende investigar o potencial da construção de animações e simuladores no software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior em países da América Latina. A pesquisa assume pressupostos metodológicos de investigação da Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas. Este projeto possui financiamento do CNPq, processo n 422591/2018-1.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak.
Integrantes: Everton José Goldoni Estevam, Carla Juliana Princival, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Daysi Julissa García Cuéllar, Irene Victoria Sanchez Noroño, Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez, Humberto Bortolossi, Juan Luis Prieto González, Luis Andrés Castillo Bracho, Sergio Rubio-Pizzorno, Stephanie Chiquinquira Diaz Urdaneta.
Agência de financiamento: CNPq.
Situação: concluído (2022).
Implantação e consolidação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Educação Básica Pública - NAPI Educação do Futuro.
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação NAPI Educação do Futuro tem por objetivo principal desenvolver estudos/pesquisas sobre Inovação nos Sistemas de Educação Básica Pública Brasileira Pós-pandemia, de forma a contribuir para com Políticas Públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação no Estado do Paraná e no país. Assim, esse NAPI tem o propósito de congregar a expertise dos pesquisadores paranaenses, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, em redes de pesquisa, integrando stakeholders do Estado do Paraná para a geração e disseminação de conhecimento relativo à Educação Básica Pública no Estado e, desta forma, subsidiar a inovação na tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas com base no conhecimento científico. O projeto é financiado pela Fundação Araucária, processo n 21.459.786-1.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel.
Integrantes: Maria Ivete Basniak, Nestor Saavedra, Christian Luiz da Silva, Mario Procopiuck, Adriana Regina de Jesus, Maria Luisa Furlan Costa, Fabiane Freire França, Paola Andressa Scortegagna, Jose Antonio Moreira, Ilka Marcia Ribeiro De Souza Serra, Fernando Flávio Pacheco, Pedro Paulo Da Silva Ayrosa, Zuleika Aparecida Claro Piassa, Claudinea Angelica Dos Santos, Josymayre Novelli, Silvio Tadeu De Oliveira, Teresinha Esteves Da Silveira Reis, Carlos Willians Jaques Moraes, Patrícia Vosgrau De Freitas, Marcia Ristow, Beatriz Helena Dal Molin, Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Cleber Trindade Barbosa, Marta Clediane Rodrigues Anciutti, Paulo Afonso Schimidt, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, David Livingstone Alves Figueiredo, Victor Hugo Aureli de Souza.
Agência de financiamento: Fundação Araucária.
Situação: em andamento (desde 2023).
Campo Conceitual da Função Afim: contribuições para a Educação Básica e Educação Superior.
Para esta proposta assume-se que um conceito é desenvolvido pelo estudante durante o processo escolar, em decorrência das situações vivenciadas; e que a compreensão de um conceito não ocorre isoladamente, mas em conexão a outros conceitos, propriedades, situações e representações pertencentes a um campo conceitual. Em face disso, e das dificuldades de estudantes acerca do conceito de função afim, a hipótese de pesquisa é: o mapeamento do campo conceitual da função afim, a partir do estabelecimento da tipologia de situações multiplicativas e mistas que dão significado a este conceito, da identificação de esquemas e invariantes mobilizados em suas resoluções e das diferentes representações para a função afim, fornecerá aos pesquisadores, professores e autores de livros didáticos uma estrutura teórica para o desenho de uma prática para a construção deste conceito, desde os Anos Iniciais até oEnsino Superior. Serão tomados como base os campos conceituais aditivo e multiplicativo estabelecidos por Vergnaud, e para o desenvolvimento da pesquisa serão organizadas quatro frentes de estudos: o Estudo 1 se caracteriza como uma aproximação ao estado da arte da função afim, considerando pesquisas em Educação Matemática publicadas em trêspaíses. No Estudo 2 serão classificadas situações multiplicativas (puras ou mistas) associadas à função afim, presentes em livros didáticos da Educação Básica e Superior, avaliações de larga escala e pesquisas em Educação Matemática. No Estudo 3 serão analisados esquemas mobilizados por estudantes da Educação Básica e Superior, ao resolverem situações multiplicativas, explicitando as ideias de função afim, bem como o desenvolvimento dessas ideias ao longo da Educação Básica e Superior. Para o Estudo 4 serão seguidas as etapas da Engenharia Didática para implementar, em sala de aula de Educação Básica e em Cursos de Matemática, sequências didáticas que oportunizem a construção do conceito de função afim.
Coordenadora: Profa. Dra. Veridiana Rezende.
Integrantes: Regis Alessandro Fuzzo, Fernanda Kelly da Silva Siqueira, Sandra Maria Tieppo, Ana Claudia Olekszyszen Nakonieczny, Andreza Santana da Silva, Carbone Bruno Shmid Krug, Fabiane Larissa da Silva Vargas, Karina Dezílio, Renato Francisco Merli, Alcione Cappelin, Alcione Cappelin, Marli Schmitt Zanella, Leonardo Ferreira Zanatta, Rosinalda Aurora de Melo Teles, Clélia Maria Ignatius Nogueira
Agência de financiamento: CNPq.
Situação: em desenvolvimento (desde 2022).
Ensino Exploratório de Matemática na Educação Básica.
Considerando os apontamentos da UNESCO quanto à dificuldade de se efetivar, na Educação Básica, uma educação matemática de qualidade para todos, transcendente à dimensão técnica, procedimental e monótona predominante, este projeto objetiva investigar o potencial de práticas de Ensino Exploratório de Matemática para superação do ensino tradicional, tecnicista e monótono de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, em contextos diversos, e com foco na melhoria da qualidade da educação matemática oferecida nestes níveis de ensino. Trata-se de uma perspectiva exigente de ensino, a qual admite como orientações gerais o inquiry , a reflexão, a comunicação e colaboração e, portanto, envolvem tarefas e dinâmicas de aula que se distanciam do ensino comumente denominado direto ou tradicional, bem como possibilitam a articulação de Tecnologias de Informação e Comunicação ? TIC, bem como possibilidades interdisciplinares. Dessa forma, assentes na metodologia de Design-Based Research (DBR), a pesquisa consistirá em intervenções, planejadas e realizadas em diferentes contextos, por múltiplos agentes, envolvendo temáticas, recursos e conteúdos matemáticos diversos, com vistas a identificar e aprofundar diferentes aspectos relacionados ao Ensino Exploratório de Matemática. Essas ações/intervenções de investigação serão orientadas por um quadro teórico consistente, elaborado pela equipe de pesquisadores de maneira cooperativa, e envolverão ações no Pibid, projetos extensionistas, pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado e o estágio supervisionado obrigatório. Os resultados dessas ações articuladas oferecerão elementos para confirmar, refutar, ajustar ou complementar nossas hipóteses sobre o potencial do Ensino Exploratório de Matemática e, assim, podem contribuir para o esclarecimento de modos pelos quais práticas pedagógicas inovadoras e desafiadoras podem contribuir para a qualidade da educação matemática desenvolvida na Educação Básica. Por conseguinte, essas mudanças podem criar oportunidades de aprendizagem mais consistentes e alinhadas aos contextos e orientações curriculares atuais, no que se refere ao ensino e à aprendizagem de Matemática.
Coordenador: Everton José Goldoni Estevam.
Integrantes: Maria Ivete Basniak, Hélia Margarida de Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Dalva Spiler Brandelero, João Carlos Alves Pereira Junior, Vania Sara Doneda de Oliveira.
Agência de Financiamento: CNPq.
Situação: concluído (2022).
Comunidade de Prática como contexto de desenvolvimento profissional docente e o juízo professoral de professores que ensinam Matemática
Considerando o potencial das Comunidades de Prática (CoPs) como contexto para o desenvolvimento profissioinal docente, este projeto objetiva investigar o potencial de CoPs para compreensão e (res)significação do impacto do juízo professoral nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, à luz da sociologia da reprodução de Bourdieu. Trata-se de um pesquisa intervenção, assente no paradigma qualitativo de cunho interpretativo, cujas ações circundam reuniões de um grupo de professores admitido como uma CoP, com encontros quinzenais para delineamento, discussão e avaliações de empreendimentos negociados e articulados coletivamente. Os resultados poderão auxiliar na compreensão do juízo professoral de professores nas aulas de Matemática, bem como apontar possibilidades para ações de formação continuada que transcendam cursos de capacitação.
Coordenador: Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam.
Integrantes: Maria Ivete Basniak, Antonio Charles Santiago Almeida.
Agência de Financiamento: Fundação Araucária
Situação: concluído (2023).
O movimento de constituição da identidade e o noticing profissional docente em processos formativos.
Considerando que o movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) é um processo contínuo, complexo, dinâmico, temporal e experiencial, que envolve aspectos pessoais, profissionais, intelectuais, morais e políticos dos grupos nos quais os sujeitos estão envolvidos, compreender esse movimento pode fomentar a valorização de práticas profissionais de (futuros) PEM e evidenciar momentos de tensão/fragilidade potencializadores de processos formativos. Desse modo, o presente projeto visa dar continuidade às investigações desenvolvidas nos últimos anos, na modalidade de Pesquisador Produtividade/PQ e na parceria estabelecida com investigadores da Universidade de Lisboa que tratam dessa temática. Estas investigações permitiram teorizar uma categorização para o movimento de constituição da IP de (PEM) e buscar nexos entre seus elementos constituintes. Embora tenha crescido o número de estudos sobre a identidade do professor, no que se refere à compreensão da natureza, das características e dos processos de desenvolvimento, ainda há pouca atenção à identidade do professor associada às particularidades de sua área de conhecimento (Francis; Hong; Liu; Eker, 2018) em processos formativos. Focar neste aspecto da identidade do professor em processos formativos é de fundamental importância, uma vez que na prática de ensino de matemática há orientações específicas que podem promover o noticing profissional no contexto educacional. Com isso, o objetivo da presente proposta é investigar o movimento de constituição da IP de futuros professores e de PEM em processos formativos, tendo em conta a promoção do seu noticing profissional e as singularidades da Matemática
Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Cristiane dos Santos Oliveira, Caroline Cybulski Fernanda, Thiago Nagafuchi, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Daniel Washington Vieira Messias, Leticia Milani Arrigo, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Filipe Ricardo de Carvalho Hasché.
Agência de financiamento: CNPq.
Situação: em desenvolvimento (desde 2024).
Programas de formação de professores que ensinam matemática e o noticing profissional docente.
A presente proposta prevê a consolidação de uma rede de cooperação que tem como foco produzir conhecimentos sobre a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática (PEM) em programas de formação. Essa rede busca estabelecer uma articulação entre agentes da universidade e da escola na construção dessesconhecimentos, considerando o professor como protagonista de seu processo de aprendizagem. Nos últimos anos, essa rede investigou comunidades de prática (CoPs) de formação de professores e o uso de casos multimídia em contextos formativos. Esses casos são constituídos de vídeos de aulas articulados com outras mídias em uma plataforma online. Considerando o potencial comunicacional e tecnológico desses casos, revelados no período de isolamento causado pela COVID-19, na presente investigação busca-se compreender que capacidades do noticing profissional podem ser mobilizadas em programas de formação de PEM, apoiados na exploração de casos multimídia e na constituição de CoPs, e como essas capacidades podem reverberar na prática profissional desses (futuros) professores. O noticing profissional envolve a inter-relação entre as capacidades de o professor reconhecer e interpretar eventos de sala de aula, concentrando-se em entender por que eles ocorrem e construir possibilidades de lidar com esses eventos, de modo a tomar decisões com base em seus conhecimentos profissionais. Conhecer essas capacidades e indícios de como elas reverberam na prática docente pode ser traduzido em propostas que orientem políticas públicas de formação de professores. Esta investigação será desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, no âmbito de um projeto de Design Research, considerado como uma família de abordagens metodológicas onde o desenvolvimento e a investigação são mutuamente dependentes. Para análise, as informações serão codificadas em episódios que permitam discutir objetos e níveis de reflexão associados ao noticing profissional.
Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Integrantes: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Hélia Margarida de Oliveira, Everton José Goldoni Estevam, Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Enio Freire de Paula, Jéssika Naves de Oliveira, Taynara Cristina Gaffo Fraga, André Lima Rodrigues, Cristiane dos Santos Oliveira, Fernanda Franzolin, Salvador Cardoso Silva Muniz, Thiago Nagafuchi, Talisson Fernando Leiria, Pamela Emanueli Alves Ferreira, Daniel Washington Vieira Messias, Beatriz Dos Santos Silva.
Agência de Financiamento: CNPq.
Situação: em desenvolvimento (desde 2023).
Nexos entre elementos constituintes da identidade profissional de professores que ensinam matemática em contextos de formação de professores.
Foram discutidos nexos entre elementos constituintes da IP de PEM, nomeadamente crenças/concepções, autoconhecimento, emoções, conhecimentos necessários à profissão de PEM, autonomia, vulnerabilidade, agência profissional e compromisso político, em contextos de formação de professores, tendo em conta as singularidades da Matemática.
Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Renata Viviane Raffa Rodrigues, André Lima Rodrigues, Caroline Cybulski, Fernanda, Salvador Cardoso Silva Muniz, Thiago Nagafuchi, Maria Heloisa Fanelli Golfetti.
Agência de Financiamento: CNPq.
Situação: concluído (2024).
Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática em Comunidades de Prática e na exploração de casos multimídia.
O presente projeto deu continuidade às investigações desenvolvidas nos últimos anos que investiram esforços em elaborar e analisar propostas alternativas de formação de professores de matemática tendo em vista o movimento de constituição da identidade profissional (IP) do professor. Foi possível aprofundar o estudo a respeito do movimento de constituição da IP de professores que ensinam matemática (PEM) em comunidades de prática na formação inicial e continuada tendo em conta outros cenários, nomeadamente o da utilização de casos multimídia. Discutiram-se os elementos constituintes de programas de formação, nos quais foram explorados casos multimídia que promovem o movimento de constituição da identidade profissional de professores e futuros professores que ensinam matemática.
Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Integrantes: Hélia Margarida de Oliveira, Everton José Goldoni Estevam, Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Jéssika Naves de Oliveira, Taynara Cristina Gaffo Fraga, Ana Cláudia Barretto, Cristiane dos Santos Oliveira, Talisson Fernando Leiria, Maria Heloisa Fanelli Golfetti.
Agência de Financiamento: CNPq.
Situação: concluído (2024).