Projetos de Pesquisas sem financiamentos
Estratégias e invariantes operatórios mobilizados por estudantes do Ensino Médio mediante a resolução de diferentes classes de problemas sobre função afim.
Pesquisa desenvolvida em parceria com estudantes e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Coordenadora: Profa. Dra. Veridiana Rezende.
Situação: concluído ( 2022).
Uma relação entre as representações sociais docentes e discentes acerca do aluno cego e do ensino de Matemática inclusivo.
Com o presente projeto de pesquisa, pretendemos investigar as possíveis relações entre as representações sociais docentes e discentes acerca dos alunos cegos e/ou dv´s e o ensino de Matemática. Baseamo-nos em artigos científicos de periódicos, em Teses e Dissertações que tenham discutido o ensino de Matemática para cegos e/ou dv´s, além da Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Como instrumento de coleta de dados, realizaremos uma entrevista semiestruturada com docentes e discentes envolvidos com a temática em questão. Para a análise dos dados, será considerada a Análise Textual Discursiva, de Roque Moraes. Desta análise, priorizaremos: a unitarização, a compreensão ideográfica dos sujeitos, a categorização e a criação de um metatexto. Ao final, esperamos contribuir com discussões que possibilitem uma melhor qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática para estudantes cegos e/ou dv´s em situação inclusiva.
Coordenador: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges.
Integrantes: Tiago Pereira.
Agência de Financiamento: sem financiamento.
Situação: concluído (2019).
Estudos sobre recursos tecnológicos digitais e seus usos por professores em suas práticas profissionais e em seus processos formativos
Esse projeto de pesquisa tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre o uso de tecnologia e de recursos tecnológicos na formação e na prática profissional de professores que ensinam Matemática. Para tanto promove pesquisas e estudos em ambientes online de formação de professores (Curso de GeoGebra e Curso de Construção de Jogos com Scratch). Além disso, seus participantes mantêm diálogo contínuo com professores, estudiosos e pesquisadores da Educação Matemática e de outras áreas sobre temas como computação e tecnologia, pensamento computacional, cultura digital e objetos técnicos digitais.
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Integrantes: Allan José; Ana Paula Mayara Vitolo; Isane Maria Wowcsuk Marques (bolsista CAPES DS - 03/2021 à 02/2022); Vinícius Aparecido Salatta.
Situação: em desenvolvimento (desde 2020).
Possíveis envolvimentos entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Modelagem Matemática e suas relações com os saberes docentes e discentes.
O objetivo deste projeto de pesquisa de cunho qualitativo é investigar se existem aproximações entre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), da Modelagem Matemática (MM) na Perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) com as relações do saber postas por Charlot (2000) nos processos de ensino e da aprendizagem da Matemática. A coleta de dados será realizada por meio de questionários ou entrevistas realizadas com professores ou futuros professores, além de dissertações, teses, anais de eventos ou periódicos sobre trabalhos que envolvam Tecnologias da Informação e Comunicação, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica, bem como temas que permeiam tais discussões. Para as análises serão utilizados os princípios da Análise Textual Discursiva à luz das Relações com o Saber conforme expostas por Bernard Charlot. Espera-se como resultados verificar as possibilidades de usos das TIC para o ensino da Matemática; saber se há dificuldades no uso e quais conhecimentos contemplados pelo TPACK são utilizados pelos docentes em atividades que utilizam as TIC; compreender como o uso pedagógico das TIC e a MM são ensinados ao longo da formação inicial do professor de matemática; compreender se existem aproximações entre as TIC e a MM na perspectiva da EMC; saber se ocorrem e como ocorrem relações com o saber para docentes ou alunos em atividades envolvendo TIC e/ou MM.
Coordenador: Prof. Dr. Rosefran Adriano Gonçales Cibotto.
Integrantes: Amauri Jersi Ceolim, Victor Hugo Ricco Bone Antunes, João Victor Badoco, Kayque Henrique Maciel.
Situação: em andamento (2020).
Sentidos que a matemática assume nas respectivas trajetórias escolares de estudantes de um curso de matemática e de um curso de pedagogia.
Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa qualitativa que tem por objetivo desenvolver compressões acerca dos sentidos que a Matemática assumiu ao longo da vida de futuros professores que ensinarão matemática. Os sujeitos dessa pesquisa serão os(as) estudantes de um Curso de Matemática e de um Curso de Pedagogia. A coleta de dados será feita por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e que serão transcritas para constituírem o corpus da pesquisa. O corpus será organizado e analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Espera-se que com o desenvolvimento dessa pesquisa seja possível compreender como a Matemática tomou parte do desenvolvimento histórico da vidados respectivos sujeitos e como ela estrutura as expectativas que eles têm com relação a ternarem-se professores(as) que ensinarão matemática.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann.
Integrantes: Valdete dos Santos Coqueiro.
Situação: em andamento (2020).
A influência das representações semióticas na visualização em geometria.
Coordenadora: Profa. Dra. Mariana Moran.
Integrantes: Franco, Valdeni Soliani, Karla Aparecida Lovis, Francielli Aparecida Rocha, Alessandra Hendi dos Santos, Geralda de Fátima Neri Santana, Karine da Silva Macedo, Natália Alcazar de Matos, Raquel Polizeli, Rebeca Laiane Cezarino Seiscentos, Valdirene Maria dos Santos.
Situação: concluído (2020).
Modelagem Matemática na Educação do Campo Sob a Perspectiva da Educação Matemática Crítica
A Educação do Campo possui um histórico de estruturação e implementação que busca primar pela formação de um sujeito crítico e autônomo, e portanto, apresenta aspectos que proporcionam estabelecer uma relação de aproximação com os pressupostos da Modelagem Matemática principalmente quando associada a perspectiva da Educação Matemática Crítica e, é nesse lócus que esta investigação se insere. A presente proposta de pesquisa, tem caráter qualitativo e tem vistas de ser implementada por meio de atividades de Modelagem Matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica com o intuito de investigar quais são as aproximações destas concepções aos pressupostos da Educação do Campo.
Coordenador: Prof. Dr. Amauri Jersi Ceolim
Integrantes: Hedy de Paula Paiva; Wellington Hermann.
Situação: em desenvolvimento (desde 2019).
Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica: um olhar para o ensino e aprendizagem nas escolas do campo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar os conhecimentos matemáticos revelados pelos estudantes por meio de ambientes de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica nas Escolas do Campo. A pesquisa será desenvolvida com professores e com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores e das atividades desenvolvidas com os estudantes. A pesquisa será de cunho qualitativo e na modalidade de observação participante. Terá como suporte teórico a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A Modelagem Matemática na perspectiva crítica permite fazer conexões na Educação do Campo com os conteúdos matemáticos e a cultura da localidade. Esperamos com essa pesquisa revelar como atividades de Modelagem Matemática podem oportunizar aos estudantes autonomia, participação ativa na construção do próprio conhecimento, bem como a inserção na investigação de problemas/situações reais por eles vivenciados.
Coordenador: Prof. Dr. Amauri Jersi Ceolin
Integrantes: Rosefran Adriano Goncales Cibotto; Daniel Bonadim Bertol.
Situação: em desenvolvimento (desde 2019).
O Professor de Matemática Inclusivo: As Correlações Entre as Modificações Curriculares na Formação Inicial e a Constituição da Identidade Profissional Docente
O movimento de constituição da identidade profissional docente é contínuo e influenciado por diversos fatores, individuais e coletivos. Nosso destaque vai para o cenário atual, com a instauração de diversas legislações que tensionam os cursos de licenciatura a se adequarem a um novo paradigma social, o da inclusão. Outro pressuposto é o de que os cursos de formação inicial ainda não iniciaram uma reformulação significativa nesse aspecto, contando apenas com experiências isoladas de algumas universidades. Com o presente projeto, objetivamos investigar em que medida a temática inclusão na formação inicial de professores de Matemática do Paraná tem contribuído com o movimento de constituição da identidade profissional docente.
Coordenador: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges.
Integrantes: Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino.
Situação: em desenvolvimento (desde 2019).
Um estudo de técnicas da Teoria Antropológica do Didático utilizadas por estudantes em resoluções de Tarefas de Geometria
Ao se deparar com uma tarefa de geometria, com ou sem o apoio de uma figura, o aluno precisa recorrer a modelos para resolver essa tarefa de acordo com o seu conhecimento sobre o assunto. Esses modelos ou formas de resolver, podem ser via figuras ou imagens, como também por meio da utilização de linguagens simbólicas matemáticas ou ainda o uso da linguagem natural. A compreensão de objetos geométricos e os resultados que existem nas diversas geometrias, é uma necessidade para que se possa compreendê-los e utilizá-los nos diversos ramos das ciências e evidentemente da própria matemática. Por isso, o projeto propõe realizar pesquisas que buscarão investigar as técnicas da Teoria Antropológica do Didático (TAD) utilizadas por estudantes em resoluções de Tarefas de Geometria. Os participantes da pesquisa serão alunos de diferentes níveis e a modalidade da investigação é caracterizada como um estudo de casos múltiplos. Essas Tarefas de Geometria serão implementadas aos estudantes e seus dados analisados à luz da TAD. Espera-se que o projeto resulte em artigos publicados em revistas qualificadas pela CAPES, como também apresentação em eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses na área.
Coordenadora: Profa. Dra. Mariana Moran Barroso.
Integrantes: Ana Eliza Pescini (Bolsista CAPES DS - 05/2019 à 04/2021 ); Veridiana Rezende; Vinicius Murilo Fratucci (Bolsista CAPES DS - 04/2021 à 03/2022); Valdeni Soliani Franco; Vanessa Cristina Rhea.
Situação: em desenvolvimento (desde 2020).
A Transição do Oralismo para o Bilinguismo: relatos de surdos adultos paranaenses com ensino fundamental incompleto que vivenciaram esta transição.
Nos últimos anos a educação de surdos mudou da abordagem oralista para o bilinguismo. A Lei Federal 10.436 de 24/04/2002 reconheceu a Libras como forma legal de comunicação dos surdos do Brasil, garantindo-lhes o direito de serem educados em sua língua. Em pesquisa realizada em dissertação de mestrado com base na História Oral, a proponente propôs-se a criar ?fontes surdas? para auxiliar investigadores na compreensão de como aconteceu a mudança do oralismo para o bilinguismo nas escolas para surdos, ouvindo professores surdos de Libras que vivenciaram esta transição. Como resultados principais, os surdos colaboradores destacaram que, mais do que possibilitar um melhor desempenho escolar e acadêmico, a mudança de paradigma proporcionou-lhes a sensação do direito de ?ser surdo?. Com base nesses resultados, a presente pesquisa se propõe investigar a compreensão de surdos adultos que não concluíram o Ensino Fundamental acerca da mudança de paradigma do oralismo para o bilinguismo, particularmente em suas interações sociais. Busca, também, identificar o léxico e a sintaxe da Libras utilizada por eles, uma vez que não tiveram contato com essa língua em situações escolares, ou seja, não aprenderam a libras culta.Nos últimos anos a educação de surdos mudou da abordagem oralista para o bilinguismo. A Lei Federal 10.436 de 24/04/2002 reconheceu a Libras como forma legal de comunicação dos surdos do Brasil, garantindo-lhes o direito de serem educados em sua língua.
Coordenadora: Profa.Beatriz Ignatius Nogueira.
Integrantes: Clélia Maria Ignatius Nogueira.
Situação: em desenvolvimento (desde 2020).
Construção do Conceito de Função nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: ideias base para um alicerce firme.
O projeto se apoia nos pressupostos da Didática da Matemática, tem como foco o saber escolar matemático função, em especial as ideias base necessárias para construção desse conceito nos anos iniciais do ensino fundamental. Adota como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gèrard Vergnaud e será desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ciências e Educação Matemática: SEMEAR, vinculado à UFPE, coordenado pela proponente desse projeto e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática – GEPeDiMa, coordenado pela Drª Veridiana Rezende, docente da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná e pela Prof[ Drª Clélia Ignatius. O objetivo geral é construir e validar com o aporte da TCC uma tipologia para as diferentes situações envolvendo as ideias base função: variável, dependência, regularidade e generalização, que podem ser abordadas nos anos iniciais do ensino fundamental.
Coordenadora: Profa.Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE).
Integrantes: Veridiana Rezende; Clélia Maria Ignatius Nogueira.
Situação: em desenvolvimento (desde 2020).
Processo de ensino e aprendizagem por meio de tarefas de Modelagem Matemática embasadas por teorias Histórico-Cultural e da Atividade e Relações com o Saber.
O objetivo deste projeto de pesquisa de cunho qualitativo é investigar o processo de ensino e/ou aprendizagem da matemática por meio de atividades de Modelagem Matemática na Educação Básica, embasado pelas Teorias Histórico-Cultural e da Atividade e Relações com o Saber. A coleta de dados será realizada por meio de dissertações, teses, anais de eventos ou periódicos que contemplem trabalhos que envolvam Modelagem Matemática na Educação Básica e temas que permeiam tais discussões. Os dados serão organizados e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Espera-se como resultados dessa pesquisa contribuições e considerações referente a Modelagem Matemática no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação Matemática respaldadas pelas Teorias da Atividade e Histórico-Cultural e Relações com o Saber.
Coordenador: Prof. Dr. Amauri Jersi Ceolim.
Integrantes: Alessandra Augusta Pereira da Silva, Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Cibotto, Ana Carolina Maia Barreto.
Situação: em desenvolvimento (desde 2021).
Interlocuções da Modelagem Matemática com enfoques educacionais.
Discussões relacionadas à Modelagem Matemática e seus usos nas aulas de Matemática pautam nosso interesse em conduzir uma investigação que se ampara nas interfaces da Modelagem Matemática a partir dos olhares dos dois sujeitos das salas de aula: professor e estudantes; e da combinação de seus modos de olhar para uma aula com Modelagem Matemática, já que temos inquietações em relação às suas potencialidades sob enfoques diversos. Entendida como uma alternativa pedagógica para ensinar Matemática, temos dois focos a considerar: professores que incluem atividades de modelagem matemática em sua prática docente e estudantes de diferentes níveis de escolaridade imersos no desenvolvimento de atividades de modelagem. Assim, o objetivo da pesquisa consiste em investigar influências do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática na prática docente de professores, bem como na aprendizagem dos estudantes na disciplina de Matemática, na Educação Básica; ou, em disciplinas específicas de cursos de Ensino Superior. O percurso argumentativo será orientado por um quadro teórico consistente, discutido e elaborado pela equipe de pesquisadores de maneira cooperativa, e envolverá ações nas pesquisas de Iniciação Científica e de Mestrado. Espera-se que os resultados dessas ações ofereçam elementos para confirmar, refutar, ajustar ou complementar nossas hipóteses sobre o potencial da Modelagem Matemática nas aulas de Matemática e, sobretudo, sinalizem como os estudantes a usam, porque a usam e como dela decorrem elementos que indicam aprendizagem. Além disso, tais resultados podem sugerir indícios relativos à Modelagem Matemática e aos saberes profissionais do professor e, contribuir para o (re)pensar acerca do ensino e da aprendizagem de Matemática.
Coordenadora: Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez.
Integrantes: Gabriele Granada Veleda.
Situação: em andamento (2021).
Ações e Interações dos Sujeitos Envolvidos em Atividades de Modelagem Matemática.
Objetiva-se com este projeto investigar as ações e as interações dos estudantes e/ou do professor em atividades de modelagem matemática. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida por meio de metodologia qualitativa em que, serão desenvolvidas as seguintes ações: revisão de literatura; análises de artigos científicos; entrevistas com alunos e professores e; aplicação e análises de atividades de modelagem matemática em sala de aula. Dessa forma, pretende-se contribuir para o avanço das pesquisas em modelagem matemática, bem como proporcionar aos estudantes e professores participantes da pesquisa o conhecimento acerca dessa abordagem metodológica.
Coordenadora: Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez.
Integrantes:Emanueli Pereira, Gabriele Granada Veleda.
Situação: concluído (2021).
Interpretações e compreensões sobre a formação de professores que ensinam matemática e sobre metodologias para o ensino e a aprendizagem de Matemática à luz da relação com o saber.
Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa qualitativa que visa abordar a formação de professores que ensinam matemática e as metodologias para o ensino e para a aprendizagem de matemática por meio da noção da relação com o saber. A pesquisa será extensiva e será composta por várias ações articuladas pelo objetivo de interpretar e desenvolver compressões acerca da formação de professores que ensinam matemática e sobre as metodologias para o ensino e para a aprendizagem de matemática, no âmbito da Educação Matemática, à luz da noção de relação com o saber. Para o desenvolvimento da pesquisa serão utilizadas quatro estratégias para a coleta de dados: 1) entrevistas semiestruturadas com estudantes em formação inicial para a docência de matemática, que serão gravadas em áudio e transcritas para constituírem parte do corpus da pesquisa; 2) gravações audiovisuais de situações de ensino e de aprendizagem de matemática, envolvendo estudantes da educação básica, estudantes de graduação e professores que ensinam matemática; 3) registros escritos realizados pelos sujeitos da pesquisa; 4) seleção de produções textuais como documentos, livros, artigos, dissertações e teses. Todos os dados textuais obtidos constituirão o corpus da pesquisa, que será organizado e analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Espera-se que com o desenvolvimento dessa pesquisa seja possível compreender e elaborar explicações acerca de características e aspectos da formação de professores que ensinam matemática e sobre metodologias para o ensino de matemática, no âmbito da formação docente, contribuindo para o estabelecimento que um quadro teórico para a formação docente a partir da noção de relação com o saber.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann
Integrantes: Valdete dos Santos Coqueiro.
Situação: em andamento (2021).
A Resolução de Problemas pela perspectiva das dimensões da relação com o saber.
Por meio de um conjunto de articulado de pesquisas, nos últimos dois anos, temos buscado investigar aproximações entre a relação com o saber, noção desenvolvida por Bernard Charlot, e algumas estratégias para o ensino e para a aprendizagem de matemática, como, por exemplo: a utilização de jogos, a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática. Especificamente nesse projeto que aqui apresentamos, daremos sequência à uma pesquisa, desenvolvida entre 2019 e 2020, que investiga intersecções e aproximações entre as dimensões da relação com o saber (dimensão epistêmica, dimensão pessoal e dimensão social) e a Resolução de Problemas. Diferentemente daquela proposta de investigação, que se pautou em subsídios teóricos, esta que aqui apresentamos terá uma abordagem empírica, em que os dados serão provenientes de situações em que a Resolução de Problemas será utilizada para o ensino e a aprendizagem de matemática, em oficinas ofertadas para alguns alunos de um curso de licenciatura em matemática. Pensamos que esse tipo de abordagem pode contribuir para enriquecer as discussões a respeito das potencialidades da Resolução de Problemas como uma estratégia para ensinar e aprender matemática, ao possibilitar a emergência de novos enfoques a respeito do ensino e da aprendizagem.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann.
Integrantes: Valdete dos Santos Coqueiro, Gustavo Rudey Cararo.
Situação: em andamento (2021).
Possibilidade de um Projeto Político de Curso torna-se uma política de permanência na graduação.
Coordenador: Prof. Dr. Luciano Ferreira.
Integrantes: Talita Secorun dos Santos.
Situação: em andamento (2022).
O laboratório de ensino de matemática e os materiais didáticos manipuláveis como articuladores entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática e a educação básica.
Este projeto de extensão tem o objetivo de promover experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e pela construção e utilização de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) voltados para o ensino de Matemática. Para atingir tal objetivo serão empreendidas sete ações: 1. Construir materiais manipuláveis para a prática pedagógica da disciplina de Matemática; 2. Elaborar sequências didáticas para o uso de materiais didáticos manipuláveis para o ensino de matemática; 3. Realizar oficinas e minicursos destinados aos acadêmicos do Curso de Matemática, estudantes e professores da Educação Básica; 4. Formar monitores para atuarem no auxílio de estudantes de escolas da Educação Básica, parceiras na realização deste projeto; 5. Visitação orientada ao LEM; 6. Mostras de materiais didáticos manipuláveis em escolas da Educação Básica; 7. Gravação de vídeos apresentando materiais didáticos. Este projeto conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão ? PR, que auxiliará na divulgação das ações a serem realizadas nas escolas e com a organização das atividades que serão desenvolvidas nestes estabelecimentos de ensino. Os principais resultados esperados com o desenvolvimento deste projeto são: 1. contribuição com a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; 2. contribuição com o ensino e a aprendizagem de matemática das escolas parceiras deste projeto; 3. aproximação entre o Colegiado de Matemática da Unespar/campus de Campo Mourão e as escolas da Educação Básica de Campo Mourão e da região da COMCAM; 4. divulgação dos conhecimentos produzidos no âmbito do LEM para a comunidade externa da Unespar.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann.
Integrantes:Valdete dos Santos Coqueiro, Clarice Almeida Miranda, Flávia Pollyany Teodoro, Carolina Marangoni da Silva, Adriene de Lima Ferreira, Emanuel Cirilo dos Santos, Lucas Umberto Desante Lopes.
Agência de Financiamento: sem financiamento.
Situação: em andamento (2022).
Contextos, práticas e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática e Estatística.
Considerando as atuais discussões sobre a perspectiva de racionalidade prática na formação de professores, este projeto de pesquisa busca compreender elementos de contextos e práticas de programas de formação (inicial e continuada) que promovem oportunidades para desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática e Estatística, e como esses elementos podem reverberar na prática profissional desses professores e em ações docentes dos futuros professores. Trata-se de uma Design-Based Research (DBR), com enfoque em práticas formativas desenvolvidas em contextos de grupos de estudos de professores (formação continuada e em serviço) e ações na licenciatura em Matemática e Pedagogia (futuros professores), envolvendo profissionais atuantes desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os grupos e as ações serão estabelecidos pela equipe de pesquisa, cujos participantes serão selecionados a partir de convite para participação voluntária, enviado a potenciais interessados, podendo recorrer a Núcleos Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, Direções e equipes pedagógicas de Colégios, e Coordenações de Cursos de Licenciatura. Os dados serão produzidos por meio gravações em áudio e/ou vídeo, juntamente com as produções escritas dos sujeitos envolvidos e de registros do caderno de campo do(s) pesquisador(es). Os resultados podem auxiliar nas discussões e constituição de políticas públicas de formação de professores correspondentes às demandas da prática, particularmente em relação a contextos e práticas potenciais à aprendizagem profissional de professores (que ensinam Matemática e Estatística), em uma perspectiva social.
Coordenador: Prof. Dr° Everton José Goldoni Estevam.
Integrantes: Renata Viviane Raffa Rodrigues, Maria Ivete Basniak, Hélia Margarida de Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Situação: em andamento (2023).
Atividade matemática de alunos com altas habilidades/superdotação na construção de cenários animados.
Estudos estatísticos revelam que três a cinco por cento da população brasileira pode possuir altas habilidades/superdotação, dependendo da concepção adotada. Possuir AH/SD pode auxiliar para um desempenho excelente ou levar esses indivíduos a se sentirem desmotivados e entediados com a escola, pois eles precisam ser desafiados continuamente, o que nem sempre ocorre nas salas de aula. Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma característica nata e precisa ser estimulada para que seja desenvolvida e não seja perdida. O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar formas de atividade matemática estabelecidas por alunos com AH/SD na construção de cenários animados no GeoGebra como atividade intelectualmente estimulante para que o aluno saiba lidar com suas condições, sejam seus pontos fortes ou fracos, e saiba interagir socialmente. Esta pesquisa de caráter qualitativo e interpretativo, assume pressupostos metodológicos de investigação e pesquisa Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas. A DBR significa uma pesquisa teoricamente orientada, intervencionista, colaborativa, fundamentalmente responsiva e iterativa, aspectos que orientarão as intervenções deste estudo. Essas intervenções serão realizadas com alunos com AH/SD que frequentam salas de recursos multifuncional. A DBR, por se constituir uma metodologia de pesquisa que busca a construção de soluções práticas, apresenta três tipos principais de resultados: 1) contribuição à teoria; 2) âmbito social e comunitário; e 3) desenvolvimento e habilitação dos engajados no processo.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Situação: em andamento (2023).
Implantação e consolidação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Educação Básica Pública - NAPI Educação do Futuro.
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação NAPI Educação do Futuro tem por objetivo principal desenvolver estudos/pesquisas sobre Inovação nos Sistemas de Educação Básica Pública Brasileira Pós-pandemia, de forma a contribuir para com Políticas Públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação no Estado do Paraná e no país. Assim, esse NAPI tem o propósito de congregar a expertise dos pesquisadores paranaenses, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, em redes de pesquisa, integrando stakeholders do Estado do Paraná para a geração e disseminação de conhecimento relativo à Educação Básica Pública no Estado e, desta forma, subsidiar a inovação na tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas com base no conhecimento científico. O projeto é financiado pela Fundação Araucária, processo n 21.459.786-1.
Coordenador: Profa. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel
Integrantes: Maria Ivete Basniak, Mario Procopiuck, Adriana Regina de Jesus, Maria Luisa Furlan Costa, Fabiane Freire França, Paola Andressa Scortegagna, Jose Antonio Moreira, Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra, Fernando Flávio Pacheco, Pedro Paulo da Silva Ayrosa, Zuleika Aparecida Claro Piassa, Claudinea Angelica dos Santos, Josymayre Novelli, Silvio Tadeu de Oliveira, Teresinha Esteves da Silveira Reis, Carlos Willians Jaques Moraes, Patrícia Vosgrau de Freitas, Marcia Ristow, Beatriz Helena Dal Molin, Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Cleber Trindade Barbosa, Marta Clediane Rodrigues Anciutti, Paulo Afonso Schimidt, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, David Livingstone Alves Figueiredo,Victor Hugo Aureli de Souza.
Situação: em andamento (2023).
A identidade profissional de futuros professores de matemática e o compromisso político docente: aproximações teóricas e metodológicas.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Henrique Rodrigues.
Integrantes: Renata Viviane Raffa Rodrigues, Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, André Lima Rodrigues, Enio Freire de Paula.
Situação: em andamento (2023).
A Investigação Matemática na Educação Matemática: compreensões fenomenológicas-hermenêuticas
Com estrutura guarda-chuva, esse projeto de pesquisa enfoca a Investigação Matemática com a intenção de compreendê-la no contexto da Educação Matemática. Para tanto, propõe um movimento de pesquisa que, em sentido lato, interroga: o que é isto; a Investigação Matemática na Educação Matemática? Essa interrogação é mestra, e o modo como se estrutura abre possibilidades para a emergência de outras mais específicas, desde que articuladas e unidas por ela. A metodologia utilizada para a construção, o tratamento e a interpretação dos dados é fenomenológica-hermenêutica. Ao concluí-lo, espera-se aclarar aspectos que permitam compreender múltiplos aspectos concernentes à Investigação Matemática na Educação Matemática, contribuindo com os debates da área.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Wichnoski.
Situação: em andamento (2023).
O papel dos Núcleos de Educação Especial no Ensino Superior paranaense em uma perspectiva inclusiva.
Trata-se de projeto que justifica o TIDE do docente junto à UEM, no qual irá investigar os núcleos de acessibilidade das IES públicas paranaenses acerca de seus múltiplos papeis.
Coordenador: Prof. Dr° Fábio Alexandre Borges.
Integrantes: Sandra Regina D'Antonio, Lucas Schechtel, Nicole de Rossi dos Santos, Michele Barboza dos Santos.
Situação: em andamento (2024).
O papel dos Núcleos de Educação Especial no Ensino Superior paranaense em uma perspectiva inclusiva.
Com a advento da inclusão educacional e a proposta de que a Educação Especial se dê de maneira transversal a todos os níveis e modalidades de ensino em nosso país, inclusive no Ensino Superior, há que se discutir como vem se constituindo tal política nas universidades brasileiras, em especial aqui em instituições públicas paranaenses. Nesse sentido, tem-se como objetivo com o presente projeto o de discutir o papel dos Núcleos de Educação Especial do Ensino Superior no tratamento do tema inclusão de estudantes com deficiência. Para tal intento, propõem-se duas etapas de produção de dados: a primeira, por meio de Análise Documental dos documentos que norteiam as ações desses núcleos em instituições públicas de Ensino Superior paranaenses; a segunda, por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores gerais desses núcleos. Espera-se, com isso, contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, disseminar práticas e políticas favoráveis a esse aspecto, bem como traçar possibilidades de avanços para outras instituições.
Coordenador: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges.
Integrantes: Andreia Nakamura Bondezan.
Situação: concluído (2024).
Conocimientos pedagógico, tecnológico y disciplinar del contenido de Geometría de profesores de matemáticas en la creación de recursos didácticos con modelado 3D, impresión 3D y realidad aumentada.
El presente proyecto surge como consecuencia de la preocupación de la comunidad de educadores matemáticos por integrar tecnología digital en la enseñanza de la matemática. Específicamente, nos interesa la enseñanza de la geometría, visto que estamos interesados en vincular el uso de la tecnología digital con la enseñanza de la geometría y analizar el rol del profesor cuando interactúa con esta y con sus estudiantes, pues la competencia de los profesores para integrar herramientas digitales depende de factores como sus conocimientos tecnológicos, matemático, pedagógico, entre otros. En este contexto, la investigación tiene por objetivo analizar qué conocimientos tecnológico, pedagógico y del contenido matemático en geometría se identifican en docentes de secundaria en la creación de recursos didácticos con tecnologías emergentes (modelado 3D, impresión 3D y realidad aumentada) nos basamos en modelo teórico denominado Conocimiento Tecnológico Pedagógico del Contenido Matemático (TPACK) y en el enfoque documental. Esta investigación de corte cualitativo toma como método de investigación a la investigación basada en el Diseño (DBR) cuyas fases permiten el diseño y rediseño de los recursos didácticos y evaluar su pertinencia en el logro de los objetivos de aprendizajes que son esperados cuando se utilizan dichos recursos.
Coordenador: Profa. Dra. Daysi García-Cuéllar.
Integrantes: Maria Ivete Basniak.
Situação: em andamento (2024).
Formação Inicial e Continuada de Professores de e que Ensinam Matemática: aspectos teóricos e práticos.
O presente projeto de pesquisa visa investigar a complexidade do processo de Formação Inicial e Continuada do Professor de e que ensina Matemática. Para tanto, são propostos os seguintes objetivos específicos: a) Compreender o processo de ensino e aprendizagem da Matemática a partir da reflexão sobre as inúmeras variáveis que intervém na formação dos professores de e que ensinam Matemática; b) Investigar a constituição da identidade profissional do professor de e que ensina Matemática em meio ao seu desenvolvimento profissional. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva explicativa, intentamos contribuir com o avanço das pesquisas nessa complexa área de investigação pertencente à Educação Matemática cujas implicações, possivelmente, reverberarão no ensino de Matemática desenvolvido nas escolas da Educação Básica.
Coordenadora: Profa. Dra. Renata Camacho Bezerra.
Integrantes: Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Richael Silva Caetano.
Situação: em andamento (2024).
Conhecimento especializado de futuros professores que ensinam Matemática: desenvolvendo propostas para a formação inicial.
Partindo-se da premissa de que pesquisa e formação caminham juntas na licenciatura em Matemática, o projeto ocorrerá em parceria com professores do curso de Matemática, os quais serão convidados a participar e contribuir, buscando a realização de intervenções e trabalho conjunto em diversas disciplinas do curso, incluindo a preparação de tarefas para a formação inicial dos futuros professores.
Coordenadora: Profa. Dra. Marieli Vanessa Rediske de Almeida.
Integrantes: Rian Lopes de Lima, Bruna Carolina Mascotte, Joice Marisa Vendruscolo Carpenedo.
Situação: em andamento (2024).
O ensino e aprendizagem de Cálculo no ensino superior.
O Cálculo é uma das primeiras disciplinas dos cursos de graduação na área de ciências exatas que se coloca como uma nova linguagem/ferramenta para tentar modelar e entender diversos fenômenos naturais, físicos e biológicos. As dificuldades no aprendizado de Cálculo por parte dos discentes são notórias e históricas, sendo o primeiro curso de Cálculo a disciplina com maior evasão/reprovações. Por outro lado, pouco se fala nas dificuldades enfrentadas pelos docentes no que diz respeito ao ensino de Cálculo e quais escolhas didáticas são necessárias para que o ensino seja mais efetivo e significativo. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa se propõe a investigar e identificar as dificuldades enfrentadas no ensino e no aprendizado dos conceitos e técnicas primordiais do Cálculo em uma variável. Também, após a análise dos dados, o projeto focará numa proposta efetiva para unificar e potencializar o ensino e aprendizagem de Cálculo nas disciplinas dos cursos de graduação do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE).
Coordenador: Prof. Dr. Rian Lopes de Lima.
Integrantes: Marieli Vanessa Rediske de Almeida.
Situação: concluído (2024).
Educação matemática e tecnológica.
Este projeto de extensão pretende promover ações formativas em matemática e em tecnologias, na forma de cursos, oficinas, seminários, mostras e visitas guiadas ao Laboratório de Ensino de Matemática do campus de Campo Mourão, voltadas para a comunidade externa da Unespar. Tais ações serão desenvolvidas em duas linhas que podem se articular: Educação Matemática e Educação Tecnológica. Na linha da Educação Matemática serão ofertados cursos de Matemática Básica, oficinas de utilização de materiais didáticos para o ensino e para a aprendizagem de matemática, seminários tratando de fundamentos da Educação e de tendências em Educação Matemática. Na linha da Educação Tecnológica serão ofertadas oficinas sobre noções básicas de impressão 3D, oficinas sobre robótica educacional e oficinas sobre pensamento computacional. A articulação entre as linhas acontecerá em oficinas sobre a utilização de softwares para o ensino de matemática, em oficinas sobre Educação Financeira, em mostras tecnológicas, nas visitas ao Laboratório de Ensino de Matemática da Unespar de Campo Mourão e em palestras e seminários tratando de tecnologias e educação matemática. O desenvolvimento deste projeto é importante para a região de Campo Mourão, porque há uma demanda por formação de professores que tenha em conta o desenvolvimento das tecnologias atuais, para que os profissionais da educação possam ministrar os novos componentes incorporados nas grades curriculares, como: Pensamento Computacional, Educação Financeira e Robótica Educacional. Ele também é importante para propor articulações entre esses novos componentes curriculares e aqueles que já existiam anteriormente, como a Matemática. Espera-se que este projeto contribua para a formação de professores para ministrar os novos componentes curriculares do Currículo da Educação Básica, de maneira articulada com a Matemática.
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Hermann.
Integrantes: Rosefran Adriano Gonçales, Valdete dos Santos Coqueiro, Gislaine Periçaro, Juliano Fabiano da Mota, Flávia Pollyany Teodoro, Maísa Regina Baldicera, Wagner Szpak, Vanessa Cristina Rhea, Vitória Jeane Braiz Dias, Emylly Karolyne Pereira, Lucas Everton Rodrigues.
Situação: em andamento (2024).
Grupo de Pesquisa em Investigação Matemática na Educação Matemática.
O grupo de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos qualitativos, preferencialmente, mas não necessariamente, vinculados à tradição fenomenológica-hermenêutica, com foco na Investigação Matemática na Educação Matemática. Constituído com uma linha de pesquisa, os estudos buscam compreender as dimensões filosóficas, epistemológicas e didáticas, bem como as múltiplas relações entre elas, tendo a Investigação Matemática enquanto área de pesquisa e ensino em Educação Matemática como tema central.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Wichnoski.
Integrantes:Ivan Kuelkamp Silveira, Leandro Caciolato de Souza, Vânia de Fátima Tluszcz Lippert, Suzana Arieli Fernandes, Marcos Teixeira Alves, Yasmin de Fátima Libel Levandoski, Dirlei Salete de Souza.
Situação: em andamento (2024).
Ciclo de Atividades Matemática.
O Ciclo de Atividades Matemáticas CAM, é uma atividade obrigatória do currículo do curso de Matemática, estando presente no 3 e 4 ano do curso. Tem como proposta inserir os(as) estudantes em um projeto de extensão voltado para o ensino de matemática para o Ensino Fundamental e Médio. A carga horária do Ciclo de Atividades Matemáticas é de 60 horas, que envolve: (i) a elaboração das oficinas matemáticas, (ii) o processo de divulgação nas escolas públicas e privadas do município de Campo Mourão e região e (iii) sua aplicação na forma de oficina matemática. O desenvolvimento das oficinas se dará no formato de cursos presenciais nas escolas públicas e privadas do município de Campo Mourão e região no segundo semestre do ano letivo. Não serão cobradas taxa de inscrição nem mensalidades. A participação no curso garantirá emissão de certificado desde que atingida a frequência igual ou maior que 75. O curso será ministrado por estudantes das disciplinas de Estágio Supervisionado II, III, IV e V, do Curso de Licenciatura Matemática do Campus de Campo Mourão. Dentre os objetivos específicos, tem-se: a possibilidade de diálogos entre estudantes do Curso de Matemática e pessoas das escolas do Ensino Fundamental e Médio; proporcionar experiências de situações em que os(as) estudantes possam vivenciar à docência; fomentar a articulação entre Universidade e escolas da educação básica; e divulgar o Curso de Matemática para alunos das redes pública e privada.
Coordenadora: Prof. Dra. Talita Secorun dos Santos.
Integrantes: Willian Belline.
Situação: em andamento (2024).