Tópicos Especiais 2024
Desenho Universal de Aprendizagem no ensino de matemática
Docentes: Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Universidade Estadual do Paraná)
Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes (Universidade Federal do Paraná / Pós-doutorando do PRPGEM)
Profa. Dra. Heliza Colaço Góes (Instituto Federal do Paraná / Pós-doutoranda do PRPGEM)
Período de Oferta: 1º semestre 2024
Ementa: Promover reflexões sobre a constituição de ambientes de aprendizagem inclusivos para o ensino de Matemática, mediante o aporte do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Introdução ao pensamento complexo. Articulação do pensamento complexo com a prática pedagógica pautada no planejamento DUA.
Educação Matemática Inclusiva na perspectiva dialógica
Docentes: Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Universidade Estadual do Paraná)
Prof. Dr. Alexandre Tolentino de Carvalho (Secretaria de Educação de Brasília / Bolsista de pós-doutorado do PRPGEM)
Período de Oferta: 1º semestre 2024
Ementa: Por meio de uma metodologia dialógica, pautada pela construção coletiva de sentidos, serão tratados conceitos teóricos como comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, aprendizagem dialógica, princípios da aprendizagem dialógica, didática da matemática, educação matemática inclusiva.
Formação de professores para o Ensino de Estatística
Docentes: Profa. Dra. Gilda Lisbôa Guimarães (Universidade Federal de Pernambuco)
Profa. Dra. Edda Curi (Universidade Cruzeiro do Sul)
Profa. Dra. Priscila Bernardo Martins (Universidade Cruzeiro do Sul)
Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam (Universidade Estadual do Paraná)
Período de Oferta: 1º semestre 2024
Ementa: Estudo dos processos de formação continuada de professores que ensinam estatística na Educação Básica, problematizando a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional, os saberes e conhecimentos bases para o ensino, os processos identitários e de profissionalização do professor, considerando as suas vertentes epistemológicas, metodológicas e didáticas.
Organização do Ensino de Matemática na Educação básica com base na Teoria Histórico-Cultural
Docentes: Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam (Universidade Estadual do Paraná)
Prof. Dr. Bruno Silva Silvestre (Secretaria Municipal de Educação de Goiânia / Bolsista de pós-doutorado do PRPGEM)
Período de Oferta: 2º semestre 2024
Ementa: Estudo da gênese dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e as relações
dialéticas do homem com o mundo. As principais referências da THC. A organização do ensino de matemática na THC. Estudo da Atividade Orientadora de Ensino. Compreensão, organização e desenvolvimento de situações desencadeadoras da aprendizagem – o movimento lógico-histórico, o jogo, história virtual do conceito e situações problematizadoras.