Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > Defesas 2022

Defesas 2022

por veridiana.rezende publicado 28/07/2022 10h33, última modificação 21/06/2024 10h01

PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UM ENUNCIADO EM UM CURSO À DISTÂNCIA

Autor: Allan José

Orientador: Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Palavras-chave: Pensamento Matemático; Pensamento Computacional; Resolução de Problemas.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os vestígios de pensamento matemático e o pensamento computacional na resolução de problemas. Antes de adentrar na noção de Pensamento Matemático destacou-se o Modelo dos Campos Semânticos de Lins, e, após, a concepção deste mesmo autor sobre o pensamento algébrico. Referente a noção de Pensamento Matemático, esta foi pautada através... (clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

RELAÇÕES COM O SABER EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autora: Ana Carolina Maia Barreto dos Santos

Orientador: Dr. Amauri Jersi Ceolim

Coorientador: Dr. Wellington Hermann

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Teoria da Atividade. Relação com o Saber. Anos Iniciais.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: O ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática possibilita a execução de ações que o diferenciam de outros ambientes de aprendizagem. Tais ações são desenvolvidas pelo professor (ações de ensino) e pelos alunos (ações de aprendizagem), o que permite aos sujeitos envolvidos se relacionarem com diferentes saberes enquanto desenvolvem uma atividade. Com essas lentes, observaram-se nesta pesquisa algumas intersecções comuns entre a atividade e a relação com o saber no ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, esta pesquisa questiona: o que se evidencia das relações com o saber estabelecidas em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática nos anos iniciais à luz da Teoria da Atividade? Para responder a esta questão motivadora, foi elaborado...(clique para acessar o resumo completo).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

PROVA PARANÁ: UMA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES- PROBLEMA DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS E SUA RELAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO

Autora: Ana Claudia Olekszyszen Nakonieczny

Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira

Palavras-chave: Educação Matemática; Estruturas Multiplicativas; Prova Paraná; Livro Didático; Ensino Fundamental.

Resumo: Esta pesquisa analisa a relação existente entre o desempenho dos estudantes na Prova Paraná e o material didático por eles utilizado. Visando a compreender melhor como se apresentam as situações- problema em contextos de avaliação externa, este trabalho objetivou analisar as relações entre os tipos de situação-problema de estruturas multiplicativas presentes na Prova Paraná com a frequência e a abordagem desses tipos de situação-problema do Livro Didático. Para o estudo, foram analisadas 18 situações relacionadas ao Campo Conceitual Multiplicativo presentes em cinco cadernos de provas relativos ao 5o ano do Ensino Fundamental, considerando três edições, realizadas em 2019, 2020 e 2021. O suporte teórico adotado para identificação, análise e discussão dos resultados foi a...(clique para acessar o resumo completo).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 COMPREENSÕES DE PROFESSORAS ACERCA DE INFLUÊNCIAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autora: Andressa Franciele Scambara Schipanski

Orientador: Dr. Fábio Alexandre Borges

Coorientadora: Dra. Talita Secorun dos Santos

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Matemática; Professores.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A educação de estudantes apoiados pela Educação Especial, em uma perspectiva da educação inclusiva, é garantida em diversos documentos legais, dentre os quais destaca-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008. Mas, ressalta-se que apenas garantir matrículas a esses estudantes não é suficiente para se efetivar o direito à escolarização e à aprendizagem. O Atendimento Educacional Especializado tem um papel fundamental no processo da escola inclusiva, pois... (clique para acessar o resumo completo).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS (FUTUROS) PROFESSORES?

Autor: Eduardo Pereira de Oliveira Rossa

Orientador: Dr. Everton José Goldoni Estevam

Palavras-chave: Educação Matemática; Prática docente; Aprendizagem profissional; Ações do professor.

Tipo do documento: Dissertação Multipaper

Resumo:  Assumindo práticas na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) como complexas em termos de planejamento e efetivação pelo professor, esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar que aprendizagens são manifestadas nas reflexões de (futuros) professores sobre práticas de EEM. Admitindo o formato multipaper, a pesquisa se divide em três etapas, que se relacionam a objetivos específicos... (clique para acessar o resumo completo).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM

Autora: Égea Viviane Gomes

Orientadora: Dra. Maria Ivete Basniak

Palavras-chave: Concepção Matemática. Concepção de ensino e de aprendizagem em Matemática. Formação inicial de professores de Matemática.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de Matemática, seu ensino e sua aprendizagem na formação inicial de professores de Matemática. O quadro teórico está alicerçado em reflexões sobre elementos que precisam ser considerados por influenciarem e constituírem a formação inicial profissional de professores de Matemática, como as concepções da Matemática, de seu ensino e de sua aprendizagem. São tratadas inicialmente... (clique para ver o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 FUNÇÃO AFIM E PROBLEMAS MISTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES

Autora: Fabricia Bernardino

Orientadora: Dra. Veridiana Rezende

Palavras-chave: Educação Matemática; Teoria dos Campos Conceituais; Função afim; Problemas mistos; Teoremas em ação.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo:  O conceito de função perpassa o estudo da Matemática, desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Pesquisas mostram que o estudo desse conceito é complexo e proporciona dificuldades para estudantes de diferentes níveis de ensino. Com base em Vergnaud, este estudo parte do pressuposto que a aprendizagem de um conceito ocorre durante o processo escolar por meio da vivência dos sujeitos com situações diversas. No entanto questiona-se, nesta pesquisa, se a variação de ... (clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

UMA PESQUISA SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO CURSO DE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA

Autora: Isane Maria Wowcsuk Marques

Orientador: Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Coorientador: Dr. Guilherme Francisco Ferreira

Palavras-chave: Tecnologias na Educação Matemática. Interações. Formação de Professores. Modelo dos Campos Semânticos. Educação Matemática.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos do Curso de GeoGebra que influenciam na formação continuada e prática profissional da equipe formadora. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com base no Modelo dos Campos Semânticos. Os dados foram produzidos mediante entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam como formadores do Curso de GeoGebra. Também foi considerado o funcionamento... (clique para acessar o resumo completo).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 TRANSFORMAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE PRISMAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Autor: Júlio César Marques

Orientadora: Dra. Mariana Moran

Coorientadora: Dra. Veridiana Rezende

Palavras-chave: Educação Matemática. Registros de Representação Semiótica. Prismas. Livro Didático.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as transformações – tratamentos e conversões – entre representações semióticas relativas aos Prismas, presentes em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. Para tal análise foram selecionados três livros didáticos dentre os recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os adotados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) para o ensino de Matemática, a partir do ano letivo de 2022. Os volumes analisados são ... (clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

IDEIAS DE FUNÇÃO E PROBLEMAS MISTOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autora: Karina Dezílio

Orientadora: Veridiana Rezende

Palavras-chave: Educação Matemática; Teoria dos Campos Conceituais; Problemas Mistos; Estrutura Aditiva; Estrutura Multiplicativa; Anos Iniciais.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar ideias de função mobilizadas por estudantes do 5o ano ao resolverem problemas mistos do tipo proporção simples e composição de medidas. Esta pesquisa é estruturada a partir da teoria dos Campos Conceituais no que se refere à elaboração do instrumento de pesquisa e análises dos dados produzidos, cujo olhar voltou-se para os esquemas e invariantes operatórios manifestados pelos estudantes. Para o seu desenvolvimento, foram elaborados 4 problemas mistos da classe de proporção simples e composição de medidas. Os problemas foram implementados... (Clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

ASPECTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA SEMIÓTICA

Autor: Marcelo Henrique Tomacheusk da Rosa

Orientadora: Michele Regiane Dias Veronez

Palavras-chave: Educação matemática; Semiótica peirceana; Semiose; Epistemologia; Triângulos epistemológicos.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: O presente texto, no formato multipaper, dispõe sobre o desenvolvimento e desfechos de uma pesquisa interessada nos conhecimentos matemáticos e outros acionados e/ou construídos no decorrer de duas atividades de Modelagem Matemática (MM) quando observados sob as lentes das teorias semióticas de Charles S. Peirce e Heinz Steinbring. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é... (clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autora: Margaret Charnei

Orientadora: Dra. Maria Ivete Basniak

Palavras-chave: Educação Matemática. Números Racionais. Medida. Barras Cuisenaire.

Tipo do documento: Dissertação Multipaper

Resumo: É de consenso entre os professores dos diversos níveis de ensino que há grandes dificuldades relacionadas ao ensino e a aprendizagem dos conteúdos de matemática, dentre os quais chamam a atenção as lacunas deixadas em relação ao aprendizado dos números fracionários. Neste contexto, este estudo objetiva investigar... (clique para acessar o resumo completo)

Observação: Considerando que o formato da dissertação é multipaper (modelo escandinavo), apenas o resumo do trabalho foi disponibilizado até o presente momento, visto que a disponibilização da pesquisa na íntegra em repositórios e portais apropriados ocorre somente após a publicação dos artigos que compõem a dissertação nos periódicos aos quais foram submetidos.

Quaisquer dúvidas, entrar em contato com a autora no seguinte endereço: 

AS CONTRIBUIÇÕES DE TAREFAS CRIATIVAS NAS FASES DA APRENDIZAGEM DA CIRCUNFERÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autora: Mariana Hochmann Narciso

Orientadora: Dra. Regina Maria Pavanello

Palavras-chave: Aritmética. Transição Anos Iniciais e Finais. Knowledge Base. Campos Conceituais

Tipo do documento: Dissertação

Este trabalho teve por objetivo investigar se e como professores de Matemática discutem, no 6º ano do Ensino Fundamental, temas de Aritmética, de modo a retomar elementos dos Anos Iniciais que ainda apresentem dificuldades ou desafios para seus alunos. Trata da transição escolar dos alunos dos Anos Iniciais aos Anos Finais, objeto de preocupação, nos últimos anos, de pesquisas na área da psicologia, mas muito pouco analisado em relação ao...(clique para acessar o resumo)

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

CONHECIMENTO SOBRE DISCALCULIA OU SOBRE MATEMÁTICA? MANIFESTAÇÕES DE DUAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DE UMA ESCOLA DO ESTADO DO PARANÁ

Autora: Mary Petry Stec

Orientadora: Dra. Regina Maria Pavanello

Palavras-chave: Conhecimento docente. Discalculia. Ensino da Matemática. Sala de Recursos Multifuncional.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa buscou investigar, durante sessões de estudos com duas professoras que atuam na sala de recursos multifuncional (SRM) de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Paraná, as manifestações acerca dos conhecimentos sobre Discalculia do Desenvolvimento (DD) e sobre Matemática. A investigação teve como objetivos específicos...(clique para acessar o resumo completo).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

UM MODO DE VER E SIGNIFICAR A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA SEMIÓTICA

Autora: Thayná Felix dos Santos

Orientadora: Dra. Michele Regiane Dias Veronez

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Signos; Semiótica; Anos Iniciais.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A fim de discutir sobre os modos de ver e pensar a modelagem matemática sob um ponto de vista da semiótica, buscamos nesta investigação elementos que podem elucidar aspectos que permeiam a atribuição de significado ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática por alunos dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, em que nos pautamos em um quadro teórico que considera a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e a Semiótica elucidada por Charles Sanders Peirce. Para isso, desenvolvemos três atividades de modelagem matemática... (clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

QUE “HISTÓRIA” É ESSA DE INCLUSÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA? UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE AUTISTAS

Autora: Veridiana Canassa Pinheiro

Orientador: Dr. Fábio Alexandre Borges

Palavras-chave: Autistas. Aulas de Matemática. Inclusão.

Tipo do documento: Dissertação

Diante do aumento significativo de estudantes autistas nas aulas de Matemática da escola comum, pesquisas vêm realizando estudos e investigações acerca de metodologias, uso de recursos didáticos e pedagógicos, relatos de professores que ensinam Matemática, uso de tecnologia, dentre outros, a fim de favorecer o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática para esse grupo de estudantes. No intuito de dar voz e considerar o próprio autista, o presente estudo foi permeado pelo...(clique para acessar o resumo)

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

UMA ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE MEDIDAS DE PERÍMETRO E ÁREA DO FRACTAL ILHA DE KOCH

Autor: Vinícius Murilo Fratucci

Orientadora: Dra. Mariana Moran

Palavras-chave: Educação Matemática. Teoria Antropológica do Didático. Praxeologia Matemática e Didática. Geometria Fractal.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa de mestrado objetiva-se em investigar, por meio da Teoria Antropológica do Didático (TAD), as praxeologias mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção de fórmulas de cálculo de medidas de perímetro e área do Fractal Ilha de Koch, em que estamos norteados na seguinte questão de pesquisa: Quais as praxeologias mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção de fórmulas para o cálculo de medidas de perímetro e área do Fractal Ilha de Koch? Consideramos que a pesquisa se constitui de uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo e, como aporte teórico da investigação, utilizamos... (clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA