Defesas 2025
CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DA AÇÃO DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
Autor(a): Carolina Marangoni da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Wellington Hermann
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Relação com o saber; Sentido subjetivo; Subjetividade; Ensino de matemática; Autoscopia.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/932
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender as expressões de sentido subjetivo por meio da configuração subjetiva da ação de uma professora de matemática da rede estadual paranaense, em relação às suas ações desenvolvidas em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Campo Mourão - PR. A participante da pesquisa foi uma professora de matemática, que na ocasião lecionava nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vinculada ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão - PR. A produção dos dados ocorreu por meio da técnica de autoscopia, que combinou videogravações de aulas ministradas pela professora com sessões de análise e reflexão... (clique aqui para acessar o resumo completo).
MODELOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a): Débora da Rocha de Paula Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Modelos matemáticos; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.
Modelo de Dissertação: Multipaper
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/925
Resumo: Investigar acerca dos modelos matemáticos desenvolvidos por crianças dos Anos Iniciais em atividades de modelagem matemática é nosso interesse. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa empírica com respaldo na abordagem qualitativa de pesquisa e nos pautamos nos referenciais teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática para subsidiar nosso estudo e tecer nossas inferências e considerações. No processo analítico consideramos atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças cujas idades variam entre 9 e 10 anos... (clique aqui para acessar o resumo completo).
CENÁRIOS ANIMADOS NO ENSINO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS
Autor(a): Emili Boniecki Carneiro
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Coorientador(a): Prof. Dr. Dion Ross Pasievitch Boni Alves
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Educação Matemática; GeoGebra; Cálculo Diferencial e Integral; Obstáculos epistemológicos; Tarefa de natureza exploratória.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/926
Resumo: No âmbito do ensino de Cálculo, pesquisadores têm se dedicado a discutir e propor estratégias que possibilitem, ao professor, diferentes práticas pedagógicas. Neste trabalho, investigamos o ensino do conceito de Limite de funções reais de uma variável real, no contexto da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. O objetivo da pesquisa é identificar potencialidades e limitações do uso de cenários animados construídos com o software GeoGebra, aliados a tarefas exploratórias para o ensino desse conceito... (clique aqui para acessar o resumo completo).
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA PERSPECTIVA TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS
Autor(a): Felipe de Oliveira Teixeira
Orientador(a): Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Palavras-chave: Pensamento Computacional; Leitura plausível; Modelo dos Campos Semânticos; Conhecimento; Significados.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/927
Resumo: O Pensamento Computacional tem se destacado na esfera educacional devido ao seu suposto potencial para desenvolver habilidades de resolução de problemas e promover uma compreensão profunda dos processos computacionais. Contudo, apesar de sua crescente inclusão nos currículos escolares, ainda não há consenso sobre uma definição do que constitui o Pensamento Computacional. Inserido nesse contexto, este estudo, caracterizado como uma pesquisa de desenvolvimento teórico, tem como objetivo apresentar uma perspectiva de Pensamento Computacional fundamentada no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) no âmbito da Educação Matemática...(clique aqui para acessar o resumo completo).
DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO A LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA
Autor(a): João Victor Badoco
Orientador(a): Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Coorientador(a): Prof. Dr. Renato Francisco Merli
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Design de Jogos. Ensino Fundamental. Mitologia grega. TCC.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/931
Resumo: O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas... (clique aqui para acessar o resumo completo).
PENSAMENTO ALGÉBRICO E SUAS RELAÇÕES COM EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU A PARTIR DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Autor(a): Patrícia Andressa Maieski
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Álgebra escolar; Educação Matemática; Tarefas exploratórias.
Modelo de Dissertação: Multipaper
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/928
Resumo: Esta dissertação é composta por três artigos interligados, que investigam relações do pensamento algébrico e das equações do primeiro grau, e a mobilização dessas relações por estudantes do sétimo ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ao trabalhar com equações do primeiro grau a partir de práticas assentes no Ensino Exploratório de Matemática (EEM). Para tanto, inter-relaciona uma pesquisa bibliográfica com ações empíricas envolvendo o planejamento e a realização de aulas, com análises qualitativas de natureza interpretativa. No primeiro artigo é realizada uma revisão de literatura com o objetivo de analisar diferentes caracterizações do pensamento algébrico e suas relações com as equações do primeiro grau...(clique aqui para acessar o resumo completo).