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Defesas 2025

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 08h57, última modificação 20/10/2025 16h28

CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DA AÇÃO DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

Autor(a): Carolina Marangoni da Silva

Orientador(a)Prof. Dr. Wellington Hermann

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:  Relação com o saber; Sentido subjetivo; Subjetividade; Ensino de matemática; Autoscopia.

Modelo de Dissertação: Tradicional

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/932

Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender as expressões de sentido subjetivo por meio da configuração subjetiva da ação de uma professora de matemática da rede estadual paranaense, em relação às suas ações desenvolvidas em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Campo Mourão - PR. A participante da pesquisa foi uma professora de matemática, que na ocasião lecionava nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vinculada ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão - PR. A produção dos dados ocorreu por meio da técnica de autoscopia, que combinou videogravações de aulas ministradas pela professora com sessões de análise e reflexão... (clique aqui para acessar o resumo completo).

 

MODELOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(a): Débora da Rocha de Paula Santos

Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez

Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Modelos matemáticos; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.

Modelo de Dissertação: Multipaper

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/925

Resumo:  Investigar acerca dos modelos matemáticos desenvolvidos por crianças dos Anos Iniciais em atividades de modelagem matemática é nosso interesse. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa empírica com respaldo na abordagem qualitativa de pesquisa e nos pautamos nos referenciais teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática para subsidiar nosso estudo e tecer nossas inferências e considerações. No processo analítico consideramos atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças cujas idades variam entre 9 e 10 anos... (clique aqui para acessar o resumo completo).

 

CENÁRIOS ANIMADOS NO ENSINO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS

Autor(a): Emili Boniecki Carneiro

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak

Coorientador(a): Prof. Dr. Dion Ross Pasievitch Boni Alves

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave: Educação Matemática; GeoGebra; Cálculo Diferencial e Integral; Obstáculos epistemológicos; Tarefa de natureza exploratória.

Modelo de Dissertação: Tradicional

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/926

Resumo:  No âmbito do ensino de Cálculo, pesquisadores têm se dedicado a discutir e propor estratégias que possibilitem, ao professor, diferentes práticas pedagógicas. Neste trabalho, investigamos o ensino do conceito de Limite de funções reais de uma variável real, no contexto da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. O objetivo da pesquisa é identificar potencialidades e limitações do uso de cenários animados construídos com o software GeoGebra, aliados a tarefas exploratórias para o ensino desse conceito... (clique aqui para acessar o resumo completo).

 

O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA PERSPECTIVA TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS

Autor(a): Felipe de Oliveira Teixeira

Orientador(a): Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Palavras-chave: Pensamento Computacional; Leitura plausível; Modelo dos Campos Semânticos; Conhecimento; Significados.

Modelo de Dissertação: Tradicional

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/927

Resumo:  O Pensamento Computacional tem se destacado na esfera educacional devido ao seu suposto potencial para desenvolver habilidades de resolução de problemas e promover uma compreensão profunda dos processos computacionais. Contudo, apesar de sua crescente inclusão nos currículos escolares, ainda não há consenso sobre uma definição do que constitui o Pensamento Computacional. Inserido nesse contexto, este estudo, caracterizado como uma pesquisa de desenvolvimento teórico, tem como objetivo apresentar uma perspectiva de Pensamento Computacional fundamentada no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) no âmbito da Educação Matemática...(clique aqui para acessar o resumo completo).

 

DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO A LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA

Autor(a): João Victor Badoco

Orientador(a)Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira

Coorientador(a): Prof. Dr. Renato Francisco Merli

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave: Design de Jogos. Ensino Fundamental. Mitologia grega. TCC.

Modelo de Dissertação: Tradicional

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/931

Resumo: O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas... (clique aqui para acessar o resumo completo).

 

PENSAMENTO ALGÉBRICO E SUAS RELAÇÕES COM EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU A PARTIR DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA

Autor(a): Patrícia Andressa Maieski

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:  Álgebra escolar; Educação Matemática; Tarefas exploratórias.

Modelo de Dissertação: Multipaper

URL:  https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/928

Resumo: Esta dissertação é composta por três artigos interligados, que investigam relações do pensamento algébrico e das equações do primeiro grau, e a mobilização dessas relações por estudantes do sétimo ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ao trabalhar com equações do primeiro grau a partir de práticas assentes no Ensino Exploratório de Matemática (EEM). Para tanto, inter-relaciona uma pesquisa bibliográfica com ações empíricas envolvendo o planejamento e a realização de aulas, com análises qualitativas de natureza interpretativa. No primeiro artigo é realizada uma revisão de literatura com o objetivo de analisar diferentes caracterizações do pensamento algébrico e suas relações com as equações do primeiro grau...(clique aqui para acessar o resumo completo).