Defesas 2024
AS AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Autor(a): André Tarcísio Carneiro
Orientador: Prof. Dr.Wellington Hermann
Coorientador: Prof. Dr. João Henrique Lorin
Palavras-chave: Ação docente; Trabalho docente; Educação Matemática; Ação Comunicativa
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/476
Resumo: Esta pesquisa busca embasar suas discussões conceituais na teoria do trabalho docente de Maurice Tardif e Claude Lessard, bem como na teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Esses referenciais teóricos são fundamentais para compreender as práticas pedagógicas e a interação comunicativa no contexto educacional. Tardif e Lessard destacam a importância da interação e comunicação na prática docente, enquanto Habermas enfatiza a comunicação como um meio de formar consensos e promover uma sociedade mais justa e democrática. Essas teorias convergem ao reconhecerem o papel crucial da comunicação na construção do conhecimento. A investigação do tipo observação-participante adota o termo "ação docente"... (clique aqui para acessar o resumo completo).
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA
Autor(a): Aramis Wolf
Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges
Palavras-chave: Discalculia. Concepções Docentes. Educação Matemática Inclusiva.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/297
Resumo: A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral investigar as concepções dos professores de Matemática acerca da discalculia do desenvolvimento (DD) e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes. Como objetivos específicos, tem-se: investigar se professores de Matemática tiveram alguma formação que abordasse a questão da discalculia; analisar o que vem sendo investigado em pesquisas relacionadas ao ensino de Matemática para estudantes com discalculia...(clique aqui para acessar o resumo completo).
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID DE MATEMÁTICA E DO PROFESSOR QUE FOI BOLSISTA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Autor(a): Eliandra Aparecida Portela Kmita
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Elementos-chave; Matemática; PIBID; Prática pedagógica; Profissional; Professor.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/294
Resumo: Esta dissertação é produto de uma pesquisa apresentada em formato multipaper, sendo composta por três artigos que se relacionam em prol do objetivo geral da pesquisa: compreender quais são as relações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com as práticas pedagógicas de professores de matemática depois de formados e que tenham participado do PIBID enquanto bolsistas de iniciação à docência durante a graduação. Para isso, os artigos tiveram focos distintos de investigação, embora sejam complementares no objetivo da dissertação. O primeiro buscou compreender a organização do PIBID...(clique aqui para acessar o resumo completo)
POTENCIALIDADES INCLUSIVAS DE INTERVENÇÕES UTILIZANDO A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES AUTISTAS
Autor(a): Gislaine de Fátima Brunieri da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Coorientador(a): Prof. Dr. Marcus Bessa de Menezes
Palavras-chave: Educação Matemática. Inclusão. Neurociência. Aprendizagem. Autismo
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/480
Resumo: Esta pesquisa explora a contribuição da neurociência para a Educação Matemática, ampliando a compreensão dos processos educacionais e inclusivos. O objetivo principal é investigar como uma intervenção fundamentada na neurociência cognitiva pode desenvolver habilidades e competências em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, incluindo estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo se baseia na questão de pesquisa: Atividades de estimulação cognitiva podem favorecer o acesso ao saber matemático de estudantes neurotípicos e autistas?...(clique aqui para acessar o resumo completo)
GEOMETRIA FRACTAL: CONSTITUIÇÃO, INSTITUCIONALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA ÁREA CIENTÍFICA
Autor(a): Guilherme Oliveira Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Mariana Moran
Coorientador(a): Profa. Dra. Lucieli M. Trivizoli
Palavras-chave: Geometria Fractal; História da Matemática; Pesquisa Documental.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/292
Resumo: Este trabalho apresenta as reflexões e resultados referentes a uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) vinculado à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Visando estudar a conjuntura da Geometria Fractal no contexto da Matemática, tem-se a seguinte problemática: como se situam, no contexto matemático, os processos de constituição, institucionalização e consolidação da Geometria Fractal? Nesse sentido, elencamos como objetivo investigar a História da Geometria Fractal, de forma a evidenciar aspectos históricos, sociais, matemáticos e de outras áreas...(clique aqui para acessar o resumo completo).
APROXIMAÇÕES ENTRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Autor(a): Jefferson Rodrigues Lirio
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Palavras-chave: Robótica Educacional. Pensamento Computacional. Construcionismo. Tecnologias Educacionais. LEGO Mindstorms.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/478
Resumo: Este estudo fundamenta-se na Robótica Educacional (RE), no Pensamento Computacional (PC) e no Construcionismo de Seymour Papert (1980), com foco na investigação das relações identificadas entre o PC e a RE por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas em um projeto de robótica realizado em uma escola pública municipal do interior do Paraná, com os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi de caráter qualitativo de cunho interpretativo, com pesquisa bibliográfica e observação participante orientando as ações...(clique aqui para acessar o resumo completo)
DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: O CYBERCHASE EM AULAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO
Autor(a): Jaqueline Panneitz Pascoski
Orientador(a): Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam
Palavras-chave: Educação Estatística; Ensino de Estatística; Desenho Animado; Engajamento; Pensamento Estatístico.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/742
Resumo: Esta dissertação foi realizada junto à linha de pesquisa Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná. Tendo em conta a complexidade que permeia o ensinar e aprender Estatística na Educação Básica, e a diversidade de perspectiva metodológicas e de recursos que podem orientar e auxiliar essas práticas, a pesquisa assumiu como objetivo geral investigar possibilidades didáticas para o Ensino Exploratório constituídas pelo desenho animado Cyberchase... (clique aqui para acessar o resumo completo).
ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA COM POTENCIAL PARA SEREM DESENVOLVIDAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Autor(a): Marcelo Neth Enumo
Orientador(a): Prof. Dr. Amauri Jersi Ceolim
Coorientador(a): Prof. Dr. Rosefran Adriano Gonçales Cibotto
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática Crítica. Livro Didático de Matemática. Anos Finais do Ensino Fundamental.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/475
Resumo: Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo de natureza bibliográfica, cujo objetivo geral é analisar as atividades contidas na coleção de livros didáticos "A conquista da matemática", dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que apresentam potencial para serem desenvolvidas por meio da Modelagem Matemática (MM) sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Para isso, foram investigadas as atividades contidas nos quatro volumes da coleção de livro didático... (clique aqui para acessar o resumo completo).
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Autor(a): Larissa Cristina Rotta Galdioli
Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez
Coorientador(a): Prof. Dr. Paulo Henrique Rodrigues
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Formação de professores; Modelagem matemática na Educação Matemática.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/483
Resumo: A fim de discutir acerca da modelagem matemática em associação com o desenvolvimento profissional docente, buscamos nessa pesquisa investigar de que modo a modelagem matemática favorece o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, na qual assumimos um quadro teórico que considera a modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática e o desenvolvimento profissional docente elucidado por Judith Sowder. Optamos por um relatório que segue o formato multipaper, no qual apresentamos dois artigos... (clique aqui para acessar o resumo completo).
FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA RELATIVAS À FUNÇÃO AFIM MANIFESTADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(a): Leonardo Ferreira Zanatta
Orientador(a): Dra. Veridiana Rezende
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Educação Matemática; Função Afim; Conhecimento Operatório; Conhecimento Predicativo.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/291
Resumo: Com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), assume-se que a compreensão de um conceito por um sujeito é associada à vivência de diferentes situações, se desenvolvendo ao longo de seu processo de escolarização e podendo ocorrer inclusive em sua fase adulta. Do ponto de vista da TCC, o conhecimento se apresenta em duas formas indissociáveis: a forma operatória do conhecimento; e a forma predicativa do conhecimento. Isoladamente essas formas não são suficientes para se obter a conceitualização. Mediante ao exposto, esta pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: que conhecimentos matemáticos são manifestados por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática ao resolverem situações-problema de função afim?...(clique aqui para acessar o resumo completo).
COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a): Lilian Gislaine Pereira da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez
Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Competências. Atividades de modelagem matemática.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/484
Resumo: A investigação que realizamos e cuja temática versa sobre competências em modelagem matemática é apresentada neste relatório de pesquisa no formato multipaper, composto por dois artigos, além do capítulo inicial e das considerações finais. No primeiro artigo, buscamos inventariar como o termo “competências” em modelagem matemática é apresentado em artigos científicos em âmbito nacional e internacional. Para isso, realizamos uma revisão sistemática na literatura sobre competências em modelagem matemática. Os resultados revelam que o termo "competências" em modelagem matemática desperta interesse em estudos realizados tanto no Brasil quanto internacionalmente em diversos níveis de ensino... (clique aqui para acessar o resumo completo)
UMA INVESTIGAÇÃO DE OBJETOS GEOMÉTRICOS NA CONSTRUÇÃO DO FRACTAL TETRA-CÍRCULO
Autor(a): Raíne Cristina de Oliveira Martins
Orientador(a): Profa. Dra. Mariana Moran
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Educação Matemática; Teoria Antropológica do Didático; Geometria dos Fractais; Software Scratch.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/290
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar objetos geométricos que podem ser mobilizados na construção do fractal Tetra-Círculo, no software Scratch. Tal objetivo foi elaborado com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais possíveis objetos geométricos são mobilizados durante a construção do fractal Tetra-Círculo? O fractal Tetra-Círculo consiste na construção de uma circunferência com quatro pontos equidistantes, que a divide em quatro arcos congruentes, os quais contém o centro de novas circunferências, dispostos de forma que as novas circunferências possuem metade do raio da circunferência inicial...(clique aqui para acessar o resumo completo).
COMUNICAÇÃO NO ENSINO EXPLORATÓRIO: ASPECTOS PROMOVIDOS EM PRÁTICAS DE ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a): Raquel Cristiane de Oliveira
Orientador(a): Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam
Palavras-chave: Comunicação; Comunicação matemática; Ensino Exploratório de Matemática; Interação; Ensino de Estatística.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/293
Resumo: Diante da complexidade do mundo moderno e da rápida evolução científica e tecnológica, os processos de ensino e de aprendizagem não podem mais se alicerçarem na mera transmissão de informação/conhecimento pelo professor, mas em abordagens que priorizem aspectos investigativos, colaborativos e reflexivos. Nesse contexto, a comunicação emerge como elemento central a ser considerado e pouco discutido na literatura da área. Assim, a presente pesquisa tem como questão norteadora investigar que ações podem promover a comunicação em aulas de matemática na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM), com foco no ensino de Estatística...(clique aqui para acessar o resumo completo).
UM ESTUDO SOBRE SABERES DOCENTES DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA, EVIDENCIADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES
Autor(a): Sara Batista
Orientador(a): Prof. Dr. Wellington Hermann
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Matemática; Pesquisa Bibliográfica.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/508
Resumo: Este estudo aborda a formação de professores e a importância do Programa Residência Pedagógica na preparação dos futuros professores, aprimorando suas práticas e os preparando para a profissão docente. O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar os saberes docentes evidenciados nas teses e dissertações nos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), com foco na Residência Pedagógica em Matemática. Trata- se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foram analisados trabalhos já publicados... (clique aqui para acessar o resumo completo).
NOÇÕES SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EXPRESSAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO SCRATCH
Autor(a): Suely Maria de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Scratch, Formação de Professores de Matemática
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/665
Resumo: A presente pesquisa propõe um estudo teórico e prático sobre a compreensão de um grupo de professores de Matemática sobre Pensamento Computacional. Para isso, inicialmente, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre Pensamento Computacional abordando conceito, aspectos históricos, aplicabilidade, seus processos constituintes e sua utilização no contexto educacional. Reconhecemos o Pensamento Computacional como fator determinante do aprendizado amplo, bem como para soluções de problemas diversos, especificamente no contexto educacional, ou mesmo na vida cotidiana. No cenário prático da pesquisa... (clique aqui para acessar o resumo completo).
PERSPECTIVAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONSTRUÍDAS A PARTIR DO DIÁLOGO COM EDUCADORES MATEMÁTICOS
Autor(a): Suzana Pereira do Prado
Orientador(a): Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Palavras-chave: Educação Matemática; Pensamento Computacional; Pensamento Matemático; BNCC.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/288
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo perceber enfoques e direcionamentos voltados ao Pensamento Computacional na perspectiva da Educação Matemática por meio da análise da argumentação produzida por educadores matemáticos que contribuíram com textos nos anais do ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, edições 2019 e 2022.Partindo desse pressuposto, a questão de pesquisa desta investigação é: que perspectivas sobre Pensamento Computacional emergem da argumentação de educadores matemáticos desde seus escritos para os Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM nos anos de 2019 e 2022? Para responder a esta questão, realizamos uma revisão bibliográfica que revelou estudos...(clique aqui para acessar o resumo completo).
DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA
Autor(a): Tânia da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam ; Dra. Regina Maria Pavanello
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Matemática na Pandemia; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Professores que Ensinam Matemática.
Modelo de Dissertação: Tradicional
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/477
Resumo: A presente dissertação integra a linha de pesquisa Conhecimento, Linguagem e Práticas Formativas em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e foi motivada pela pandemia causada pela covid-19, que repercutiu muito na sociedade em geral e, particularmente, no contexto educacional. Na cidade de União da Vitória (PR), campo de realização da presente pesquisa, a situação não foi diferente. Nesse cenário, esta pesquisa objetivou analisar os desafios manifestados por Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais (PEMAI) ao relatarem práticas de ensino de matemática, desenvolvidas durante a pandemia da covid-19 (2020-2021)...(clique aqui para acessar o resumo completo).