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Gislaine de Fátima Brunieri da Silva

por veridiana.rezende publicado 24/01/2022 15h00, última modificação 17/09/2025 10h40

POTENCIALIDADES INCLUSIVAS DE INTERVENÇÕES UTILIZANDO A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES AUTISTAS

Orientadora: Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira

Coorientador: Prof. Dr. Marcus Bessa de Menezes

Palavras-chave: Educação Matemática. Inclusão. Neurociência. Aprendizagem. Autismo

Membros da Banca: Profa. Dra. Maria Ivete Basniak (Unespar), Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre (UEPB/Paraíba)

Data da Defesa: 31/10/2024

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/480

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa explora a contribuição da neurociência para a Educação Matemática, ampliando a compreensão dos processos educacionais e inclusivos. O objetivo principal é investigar como uma intervenção fundamentada na neurociência cognitiva pode desenvolver habilidades e competências em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, incluindo estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo se baseia na questão de pesquisa: Atividades de estimulação cognitiva podem favorecer o acesso ao saber matemático de estudantes neurotípicos e autistas? A fundamentação teórica apoia-se em Vygotsky (1991), para abordar o papel das funções intelectuais no processo de ensino-aprendizagem; Relvas (2011), que discute o desenvolvimento cognitivo em resposta à estimulação; e Marine (2018), que destaca a importância da memória para a consolidação da aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, documental, de intervenção e de campo, com suporte de trabalhos do catálogo de teses e dissertações da CAPES e artigos em revistas de alto conceito no Qualis-CAPES. Os resultados finais indicam que atividades de estimulação cognitiva contribuíram significativamente para o aprendizado matemático, refletindo-se em um aumento no percentual de acertos ao comparar os resultados iniciais e finais do Teste de Desempenho Escolar (TDE).