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Larissa Cristina Rotta Galdioli

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 09h00, última modificação 24/09/2025 14h43

MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez

Coorientador(a): Prof. Dr. Paulo Henrique Rodrigues

Membros da Banca: Profa. Dra. Talita Secorun dos Santos (UNESPAR), Profa. Dra. Andréia Maria Pereira de Oliveira (UFBA)

Data da Defesa: 15/08/2024

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Formação de professores; Modelagem matemática na Educação Matemática.

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URLhttps://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/483

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A fim de discutir acerca da modelagem matemática em associação com o desenvolvimento profissional docente, buscamos nessa pesquisa investigar de que modo a modelagem matemática favorece o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter interpretativo, na qual assumimos um quadro teórico que considera a modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática e o desenvolvimento profissional docente elucidado por Judith Sowder. Optamos por um relatório que segue o formato multipaper, no qual apresentamos dois artigos que, articulados, tratam da temática escolhida. No primeiro artigo identificamos os elementos associados ao desenvolvimento profissional no contexto de uma disciplina de modelagem matemática na formação de futuros professores. A disciplina foca em discutir conceitos teóricos da modelagem matemática, explorar sua aplicação prática e permitir que os estudantes desenvolvam atividades nesse contexto. Os dados analisados foram produzidos por três futuros professores durante a disciplina. Os resultados indicam que os participantes reconhecem que a aprendizagem da modelagem matemática promove ambientes reflexivos e participativos de ensino. Eles enfatizam características como ser um aprendiz contínuo, ser flexível e dominar os conteúdos matemáticos como essenciais para seu desenvolvimento profissional. Além disso, compreendem a formação docente como um processo contínuo que requer reflexão, adaptação e integração de conhecimentos específicos e pedagógicos para um crescimento contínuo na carreira. No segundo artigo buscamos analisar as ações dos futuros professores no fazer modelagem matemática que se associam ao seu desenvolvimento profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados na disciplina de Modelagem Matemática, onde foram realizadas atividades sobre os temas “Difusor de ambientes” e “Qualidade do sono”. Os resultados destacaram três participantes, que abordaram seu papel ativo no aprendizado e a maneira como a modelagem matemática transformou sua percepção da matemática escolar. Eles ressaltaram a importância da aprendizagem contínua e da reflexão, tanto em relação aos conteúdos matemáticos quanto às práticas pedagógicas. Além disso, enfatizaram a conexão entre a matemática e situações do cotidiano, destacando como essas experiências influenciaram sua visão como futuros educadores. A investigação sobre como a modelagem matemática favorece o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática é importante para entender como essa alternativa pode preparar os professores para enfrentar desafios contemporâneos no ensino da disciplina. Ao integrar teoria e prática na modelagem matemática, os futuros professores não apenas desenvolvem competências técnicas, mas também habilidades reflexivas, adaptativas e uma compreensão mais profunda da aplicação dos conceitos matemáticos em contextos reais, promovendo assim um crescimento significativo em sua prática educacional.

ObservaçãoConsiderando que o formato da dissertação é multipaper (modelo escandinavo), apenas o resumo do trabalho foi disponibilizado até o presente momento, visto que a disponibilização da pesquisa na íntegra em repositórios e portais apropriados ocorre somente após a publicação dos artigos que compõem a dissertação nos periódicos aos quais foram submetidos.