Defesas 2023
UMA ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA DA CONSTRUÇÃO DO FRACTAL ÁRVORE PITAGÓRICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Autor: Luan Padilha dos Santos
Orientadora: Mariana Moran
Palavras-chave: Educação Matemática; Teoria Antropológica do Didático; Geometria dos Fractais; BNCC.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar, por meio de praxeologias matemáticas, habilidades e objetos de conhecimento da área de Matemática e suas Tecnologias que são mobilizados por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Tal objetivo foi elaborado com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: quais habilidades e objetos de conhecimento da área de Matemática e suas Tecnologias, preconizados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, são mobilizados por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra? Como aporte teórico-metodológico, este trabalho... (clique para acessar o resumo completo)
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UMA ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS ABORDAGENS DA GEOMETRIA DOS FRACTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor: Andressa de Fatima Rodrigues
Orientadora: Mariana Moran
Palavras-chave: Educação Matemática. Geometria dos Fractais. Livro Didático. Teoria Antropológica do Didático.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: A presente pesquisa, de cunho documental, tem como principal objetivo identificar habilidades e objetos de conhecimentos da BNCC que foram suscitadas na modelização do assunto Geometria dos Fractais, por meio da Organização Matemática elaborada em livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Para tanto, foi elaborada a seguinte questão de pesquisa: quais habilidades e objetos de conhecimento, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), identificados nas abordagens de Geometria dos Fractais em livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2021? Para responder o problema de pesquisa... (clique para acessar o resumo completo)
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MOVIMENTOS ASSOCIADOS A HABILIDADES ESPACIAIS EM CONSTRUÇÕES DE CENÁRIOS ANIMADOS NO GEOGEBRA PARA A DIFERENCIAÇÃO DE OBJETOS DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
Autor: Camila Maria Koftun
Orientadora: Maria Ivete Basniak
Palavras-chave: Movimentos no GeoGebra. Movimentos mentais. Habilidades Espaciais. Representações. Objetos geométricos. Plano. Espaço.
Tipo do documento: Dissertação Multipaper
Resumo: A construção de Cenários Animados no GeoGebra permite promover discussões sobre conceitos e representações da matemática durante o seu desenvolvimento. Considerando esse objeto de estudo, a presente dissertação busca investigar: como ocorre a diferenciação entre objetos da Geometria Plana e Espacial durante a construção de Cenários Animados no GeoGebra? Para isso, baseia-se em pressupostos da metodologia de pesquisa Design-Based Research, que é indicada para propostas de aplicações práticas que investigam as tecnologias em ambientes digitais educacionais. O trabalho está apresentado no formato multipaper, composto por uma coleção de artigos, cada um com seu objetivo específico, de maneira que, juntos, buscaram responder ao problema de pesquisa geral. Neste caso, dois artigos teóricos e um artigo empírico compõem o trabalho. Iniciou-se por um estudo teórico sobre a Geometria, considerando... (clique para acessar o resumo completo)
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Observação: Considerando que o formato da dissertação é multipaper (modelo escandinavo), apenas o resumo do trabalho foi disponibilizado até o presente momento, visto que a disponibilização da pesquisa na íntegra em repositórios e portais apropriados ocorre somente após a publicação dos artigos que compõem a dissertação nos periódicos aos quais foram submetidos.
FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO E O CUISENAIRE FÍSICO E DIGITAL
Autor: Ingrid Ponvequi Oliveira
Orientadora: Maria Ivete Basniak
Palavras-chave: Frações; Barras Cuisenaire; Medida.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: O estudo está alicerçado nas frações como medida e no uso das Barras Cuisenaire, seguindo a questão norteadora: Há diferentes contribuições no uso das barras Cuisenaire físicas e digitais para a aprendizagem de frações na perspectiva de medição? Se sim, quais? Para responder à questão, foi assumida a perspectiva qualitativa de pesquisa de cunho interpretativo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no interior do Paraná com 6 alunos do 7º ano, também contando com dados empíricos utilizados na análise advindos de vídeos e transcrições de gravações de aulas desenvolvidas no modelo do Ensino Remoto de Emergência em uma escola pública estadual do interior do Paraná, com 22 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Os estudos revelam que, atualmente, o ensino de frações se baseia na perspectiva de partição, no modelo que fração é parte de um todo, trazendo problemas epistemológicos assentes dos conceitos dos Números Naturais. A perspectiva adotada neste estudo refere que... (clique para acessar o resumo completo)
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COMPLEXIDADE DE SITUAÇÕES MISTAS ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autor: Fernanda Kelly da Silva Siqueira
Orientadora: Veridiana Rezende
Palavras-chave: Educação Matemática; Situações Mistas; Função Afim; Teorema-em-ação.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: O conceito de função é um dos principais no campo da Matemática. No processo escolar, dentre as diversas funções estudadas, espera-se que a função afim seja uma das primeiras a ser estudada no 9o ano do Ensino Fundamental e retomada no Ensino Médio. O referencial teórico desta pesquisa é a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), de Gérard Vergnaud, que assume que a compreensão de um conceito pelo sujeito ocorre durante o processo escolar mediante a vivência de diferentes situações. Considerando que os campos conceituais aditivo e multiplicativo, propostos na TCC, contêm seis e cinco classes para as suas situações, respectivamente, e considerando a modelação algébrica da função afim, f(x) = ax + b, com a e b números reais, assume-se, com base na TCC, que as situações de função afim podem ser classificadas com base nesses dois campos conceituais. Dentre as diferentes classes e subclasses de situações possíveis para as situações de função afim, tem-se, por hipótese, que algumas podem ser mais complexas que outras. Para a presente investigação, é considerada... (clique para acessar o resumo completo)
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IDEIAS DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES MISTAS
Autor: Fabiane Larissa da Silva Vargas
Orientadora: Veridiana Rezende
Palavras-chave: Ideias de Função; Situações mistas; Teoria dos Campos Conceituais; Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar se estudantes do 2o ano do Ensino Fundamental resolvem situações mistas e mobilizam ideias de Função. As situações mistas são aquelas que envolvem simultaneamente relações de tipo multiplicativo (multiplicação e divisão) e relações de tipo aditivo (adição e subtração). Esta pesquisa foi fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais no que se refere à elaboração do instrumento de pesquisa e análises dos dados produzidos. Para o desenvolvimento da investigação, foram elaboradas quatro situações mistas da classe Proporção Simples - Multiplicação um para muitos e Transformação de medidas com Estado final desconhecido. O instrumento de pesquisa foi implementado com 28 estudantes de uma turma do 2o Ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada na baixada cuiabana, no estado de Mato Grosso. As situações foram resolvidas em dois dias e os estudantes estavam organizados em duplas. Para a produção dos dados considerou-se... (clique para acessar o resumo completo)
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IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS PARANAENSES: UM ESTUDO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Autor: Taynara Karoline dos Santos
Orientador: Wellington Hermann
Coorientador: João Henrique Lorin
Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Ensino Médio; Educação Matemática Crítica; Educação Financeira Crítica.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Partindo do princípio de que a Educação Financeira inclui aspectos críticos em suas características, esta pesquisa tem o objetivo de investigar e discutir aspectos identificados nas apresentações de slides, disponíveis no Livro de Registro de Classe Online (LRCO) da disciplina de Educação Financeira no estado do Paraná, como possibilidade para uma Educação Financeira Crítica. Para alcançar este objetivo, foi necessário entender o histórico de constituição da proposta... (clique para acessar o resumo completo)
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A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS SINALIZANTES E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO CONTRATO DIDÁTICO
Autora: Maria Aparecida de Souza
Orientador: Fábio Alexandre Borges
Palavras-chave: Sistema Didático; Contrato Didático; Práticas Avaliativas; Estudantes Surdos Sinalizantes.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a avaliação da aprendizagem em Matemática de estudantes surdos sinalizantes e as relações estabelecidas no contrato didático. Para a produção dos dados, foram realizadas observações nas aulas de Matemática em um 7o ano de uma escola pública, notadamente, durante o ensino e as avaliações de aprendizagem do conteúdo Números Inteiros. Os sujeitos participantes desta investigação foram: uma Intérprete de Libras (IL); uma Professora de Matemática (P); um Estudante Surdo (ESo); uma Estudante Surda (ESa); e Estudantes Ouvintes (EO). Os instrumentos de produção... (clique para acessar o resumo completo)
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MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL
Autora: Margareth Ferreira Miyake
Orientador: Amauri Jersi Ceolim
Coorientadora: Alessandra Augusta Pereira da Silva
Palavras-chave: Modelagem matemática; Anos Iniciais; Teoria Histórico-Cultural.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo compreender o papel da mediação do professor em atividades de Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com análises na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Lev Vygotsky e Alexei Leontiev defendem que os conhecimentos são adquiridos e produzidos ao longo do processo histórico vivido pelos homens e que são transmitidos de uma geração a outra. Desta forma, a mediação do professor no contexto da sala de aula e o papel do outro para o desenvolvimento das funções psíquicas mostraram-se como fatores preponderantes para o desenvolvimento na aprendizagem. Como aporte teórico... (clique para acessar o resumo completo)
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SENTIDOS QUE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRIBUEM À MATEMÁTICA QUE APRENDERAM E ENSINAM
Autora: Ediane Simplício da Silva
Orientador: Wellington Hermann
Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Formação continuada; Formação inicial; Relação com o saber.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Esta é pesquisa teve como objetivo apresentar sentidos que 8 (oito) docentes que ensinavam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental atribuem à Matemática que aprenderam e ensinam. Para contemplar o objetivo, um roteiro de entrevista foi elaborado, com base na articulação entre os aportes teóricos da noção de relação com o saber e a formação docente. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e posteriormente transcritas. O material textual composto pelas transcrições formou o corpus da pesquisa, que foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva. Primeiramente, as dimensões... (clique para acessar o resumo completo)
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OUVINDO PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SUAS AULAS
Autora: Débora Rengel
Orientador: Sérgio Carrazedo Dantas
Palavras-chave: Tecnologias na Educação Matemática. Formação de professores. Modelo dos Campos Semânticos. Curso de GeoGebra.
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender se, e de que forma, recursos tecnológicos digitais são integrados nas práticas profissionais diárias de professores de Matemática da educação básica, participantes da 19a do curso de GeoGebra. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com base teórica no Modelo dos Campos Semânticos do professor Romulo Lins e contou com a participação de professores de matemática, presentes na 19a edição do curso GeoGebra. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com... (clique para acessar o resumo completo)