Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Dissertações > RESUMOS > Eliana Pizani Leocádio Corrêa

Eliana Pizani Leocádio Corrêa

por veridiana.rezende publicado 24/01/2022 15h00, última modificação 24/09/2025 14h41

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: INDICATIVOS DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Membros da Banca: Prof. Dr. Everton José Goldini Estevam (UNESPAR), Profa. Dra. Marcele Tavares (UTFPR)

Data da Defesa: 24/03/2023

Palavras-chave:  Ensino de geometria; Formação continuada de professores que ensinam matemática; Mapeamento; Teses e dissertações.

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/923

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A geometria é uma área da Matemática que é prevista para ser ensinada em todas as etapas da Educação Básica brasileira. Dadas as dificuldades que professores e estudantes têm no ensino e aprendizagem de conteúdos de geometria, a formação continuada (FC) se apresenta como uma possibilidade para sua superação. O objetivo desta investigação é mapear, descrever e discutir aspectos do ensino de geometria presentes em teses e dissertações brasileiras desenvolvidas no âmbito da formação continuada de professores que ensinam Matemática (PEM), publicadas entre 2011 e 2021. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de mapeamento. Para a constituição do corpus, foi realizado um levantamento de teses e dissertações em plataformas brasileiras, na área de ensino e educação, considerando-se palavras de busca relacionadas ao tema, do qual foram identificadas 288 investigações. A partir da leitura de partes das mesmas identificou-se as que efetivamente tratavam da formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação Básica. A partir do qual foram selecionadas 20 investigações. Os resultados evidenciam que, em relação aos pontos de enfoque, são investigados quatro pontos de enfoque associados aos contextos, processos e ações de formação continuada de professores que ensinam matemática, a saber: conhecimentos mobilizados por professores nos processos de formação continuada; meios de problematizar o ensino de geometria nessas formações; aprendizagem de professores envolvidos nas formações; e suas concepções a respeito de aspectos do ensino de geometria. Nas formações continuadas desenvolvidas nas investigações, são explorados os potenciais da coletividade e do conteúdo geométrico para fomentar aprendizagens relacionadas aos conteúdos geométricos e a como ensinar geometria. Em relação às temáticas, nas investigações, são consideradas temáticas associadas: à história da origem dos conhecimentos geométricos; ao abandono da geometria na educação brasileira; e, aos indícios para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Investigar e discutir os aspectos que têm sido considerados pelas pesquisas a respeito do ensino de geometria na FC de PEM, dão indicativos para que programas de formação inicial e continuada de professores desenvolvam ações que promovam aprendizagens para o ensino de geometria na Educação Básica.

ObservaçãoConsiderando que o formato da dissertação é multipaper (modelo escandinavo), apenas o resumo do trabalho foi disponibilizado até o presente momento, visto que a disponibilização da pesquisa na íntegra em repositórios e portais apropriados ocorre somente após a publicação dos artigos que compõem a dissertação nos periódicos aos quais foram submetidos.