Débora da Rocha de Paula Santos
MODELOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez
Membros da Banca: Profa. Dra. Veridiana Rezende (UNESPAR), Profa. Dra. Lilian Akemi Kato (UEM)
Data da Defesa: 16/06/2025
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Modelos matemáticos; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/925
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Investigar acerca dos modelos matemáticos desenvolvidos por crianças dos Anos Iniciais em atividades de modelagem matemática é nosso interesse. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa empírica com respaldo na abordagem qualitativa de pesquisa e nos pautamos nos referenciais teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática para subsidiar nosso estudo e tecer nossas inferências e considerações. No processo analítico consideramos atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças cujas idades variam entre 9 e 10 anos, de uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Neste relatório de pesquisa, cujo formato é multipaper, apresentamos o estudo realizado a partir de dois artigos, que articulados, tratam a temática em foco. No primeiro artigo investigamos: O que contribui na e para a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os materiais de análise correspondem às imagens dos registros escritos das crianças e às transcrições das gravações, que consideram os debates instaurados nas aulas. Da análise inferimos sobre alguns aspectos que contribuem na e para a construção de modelos matemáticos pelas crianças e eles aparecem explicitados na seção de resultados e discussões desse artigo. Ainda como resultados afirmamos que tais aspectos decorrem (emergem) das características sob as quais podemos conceber tais modelos na modelagem na Educação Matemática. Ademais, concluímos que esses aspectos estão associados à articulação de três eixos: características da própria modelagem, o papel do professor e as ações das crianças. No segundo artigo buscamos responder à questão: Que características carregam os modelos matemáticos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças dos Anos Iniciais? No processo de análise consideramos capturas de imagens das produções das crianças, transcrições das gravações das aulas e das discussões nos pequenos grupos em atividades de modelagem. Os resultados indicam que os modelos matemáticos das crianças assumem representações diversas, tais como pictóricas, textuais, aritméticas, entre outras. Eles também atendem aos interesses das crianças, ou seja, são produzidos em associação com os conhecimentos que elas têm e a partir das estratégias que estabelecem na dinâmica colaborativa promovida pelas atividades de modelagem matemática. De modo geral, as representações utilizadas pelas crianças correspondem a recursos familiares à faixa etária delas e, em parte, resultam de estímulos provocados pela professora|pesquisadora. Conjuntamente, os resultados dos dois artigos indicam que a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais é uma prática relevante quando favorecida por contextos que estimulam a investigação, a interlocução e a mobilização de saberes prévios. Além disso, as especificidades observadas nos modelos matemáticos produzidos pelas crianças apontam para a importância de considerar as formas próprias de expressão delas e os modos como atribuem sentido às situações investigativas. Tais resultados reiteram a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam o potencial formativo da modelagem matemática desde os primeiros anos da escolarização e os alcances que a modelagem matemática têm quando se é dada atenção ao modelos matemáticos produzidos pelas crianças, já que eles são fruto de um processo progressivo, respaldado em avaliação, interpretação e reflexão.
Observação: Considerando que o formato da dissertação é multipaper (modelo escandinavo), apenas o resumo do trabalho foi disponibilizado até o presente momento, visto que a disponibilização da pesquisa na íntegra em repositórios e portais apropriados ocorre somente após a publicação dos artigos que compõem a dissertação nos periódicos aos quais foram submetidos.