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Emili Boniecki Carneiro

por veridiana.rezende publicado 24/01/2022 15h00, última modificação 24/09/2025 14h41

CENÁRIOS ANIMADOS NO ENSINO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS

Orientador(a): Prof. Dr. Maria Ivete Basniak

Coorientador(a): Prof. Dr. Dion Ross Pasievitch Boni Alves

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Membros da Banca: Prof. Dr. Sergio Carrazedo Dantas (UNESPAR), Profa. Dra. Mônica Suelen Ferreira de Moraes (UFT)

Data da Defesa: 15/04/2025

Palavras-chave: Educação Matemática; GeoGebra; Cálculo Diferencial e Integral; Obstáculos epistemológicos; Tarefa de natureza exploratória.

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/926

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: No âmbito do ensino de Cálculo, pesquisadores têm se dedicado a discutir e propor estratégias que possibilitem, ao professor, diferentes práticas pedagógicas. Neste trabalho, investigamos o ensino do conceito de Limite de funções reais de uma variável real, no contexto da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. O objetivo da pesquisa é identificar potencialidades e limitações do uso de cenários animados construídos com o software GeoGebra, aliados a tarefas exploratórias para o ensino desse conceito. Por meio de uma revisão bibliográfica envolvendo pesquisas brasileiras, sobretudo dissertações e teses que abordaram dificuldades no ensino de Limites, foi elaborado um quadro teórico embasado em autores que discutem obstáculos epistemológicos na aprendizagem desse conceito, servindo como base para nossa análise. A metodologia adotada consistiu em uma intervenção realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, em uma turma da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de uma universidade pública. Durante essa intervenção, foram coletados registros e gravações das interações entre os estudantes, ao resolverem as tarefas propostas e explorarem os cenários animados. A análise focou na identificação dos desafios e obstáculos epistemológicos associados ao ensino do conceito de Limite, destacando também as potencialidades dos cenários animados para fomentar discussões e facilitar a construção desse conceito no Ensino Superior. Os resultados indicam que esses cenários, aliados às tarefas exploratórias, possibilitam uma contextualização eficaz para discutir tanto Limites quanto Limites no infinito, oferecendo um ambiente propício para a superação dos obstáculos epistemológicos identificados. Além disso, o uso do software GeoGebra amplia o leque de estratégias didáticas disponíveis, proporcionando, ao professor, ferramentas para promover reflexões sobre Limites de funções reais de uma variável real.