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João Victor Badoco

por veridiana.rezende publicado 24/01/2022 15h00, última modificação 20/10/2025 16h28

DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO A LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA

Autor(a): João Victor Badoco

Orientador(a)Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira

Coorientador(a): Prof. Dr. Renato Francisco Merli

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave: Design de Jogos. Ensino Fundamental. Mitologia grega. TCC.

Membros da Banca: Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas; Prof. Dr. Ricardo Tiburcio dos Santos; Profa. Dra.Marli Schmitt Zanella

Data da Defesa: 29/04/2025

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URL: https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/931

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas por estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar essa meta, buscou-se, ainda, detectar os elementos necessários para o design de um jogo educativo destinado ao ensino de estruturas aditivas dos números naturais junto a essa faixa etária. A Engenharia Didático-Informática (EDI) desempenhou um papel essencial, orientando tanto a elaboração quanto a organização das atividades presentes no GDD. Embora o desenvolvimento completo do jogo não tenha sido finalizado, foram trabalhadas e finalizadas duas fases, focando na criação de uma situação-problema que facilitasse a compreensão das relações aditivas. A mitologia grega foi incorporada ao design para contextualizar e ampliar o envolvimento dos estudantes na narrativa do jogo. A pesquisa propõe, assim, um modelo para a construção de jogos digitais educativos, sendo uma referência para outros pesquisadores que queiram desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras, fundamentadas em teorias da aprendizagem. A importância do estudo reside na criação de um GDD ancorado na Teoria dos Campos Conceituais, sendo um modelo prático para apoiar o desenvolvimento de jogos que contribuam para a compreensão de conceitos matemáticos junto às crianças.