Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > Defesas 2024

Defesas 2024

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 08h57, última modificação 11/09/2024 08h57

COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autor(a): Lilian Gislaine Pereira da Silva

Orientador(a): Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Competências. Atividades de modelagem matemática.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A investigação que realizamos e cuja temática versa sobre competências em modelagem matemática é apresentada neste relatório de pesquisa no formato multipaper, composto por dois artigos, além do capítulo inicial e das considerações finais. No primeiro artigo, buscamos inventariar como o termo “competências” em modelagem matemática é apresentado em artigos científicos em âmbito nacional e internacional. Para isso, realizamos uma revisão sistemática na literatura sobre competências em modelagem matemática. Os resultados revelam que o termo "competências" em modelagem matemática desperta interesse em estudos realizados tanto no Brasil quanto internacionalmente em diversos níveis de ensino, gerando reflexões sobre as habilidades e capacidades necessárias para o desenvolvimento de competências...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 

COMUNICAÇÃO NO ENSINO EXPLORATÓRIO: ASPECTOS PROMOVIDOS EM PRÁTICAS DE ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(a): Raquel Cristiane de Oliveira

Orientador(a): Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam

Palavras-chave: Comunicação; Comunicação matemática; Ensino Exploratório de Matemática; Interação; Ensino de Estatística.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo:  Diante da complexidade do mundo moderno e da rápida evolução científica e tecnológica, os processos de ensino e de aprendizagem não podem mais se alicerçarem na mera transmissão de informação/conhecimento pelo professor, mas em abordagens que priorizem aspectos investigativos, colaborativos e reflexivos. Nesse contexto, a comunicação emerge como elemento central a ser considerado e pouco discutido na literatura da área. Assim, a presente pesquisa tem como questão norteadora investigar que ações podem promover a comunicação em aulas de matemática na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM), com foco no ensino de Estatística...(clique para acessar o resumo completo)

 

GEOMETRIA FRACTAL: CONSTITUIÇÃO, INSTITUCIONALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA ÁREA CIENTÍFICA

Autor(a): Guilherme Oliveira Santos

Orientador(a): Profa. Dra. Mariana Moran

Coorientador(a): Profa. Dra. Lucieli M. Trivizoli

Palavras-chave: Geometria Fractal; História da Matemática; Pesquisa Documental.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo:  Este trabalho apresenta as reflexões e resultados referentes a uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) vinculado à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Visando estudar a conjuntura da Geometria Fractal no contexto da Matemática, tem-se a seguinte problemática: como se situam, no contexto matemático, os processos de constituição, institucionalização e consolidação da Geometria Fractal? Nesse sentido, elencamos como objetivo investigar a História da Geometria Fractal, de forma a evidenciar aspectos históricos, sociais, matemáticos e de outras áreas, que envolvem sua constituição, formalização e consolidação...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 

FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA RELATIVAS À FUNÇÃO AFIM MANIFESTADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autor(a): Leonardo Ferreira Zanatta

Orientador(a): Dra. Veridiana Rezende

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave: Educação Matemática; Função Afim; Conhecimento Operatório; Conhecimento Predicativo.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), assume-se que a compreensão de um conceito por um sujeito é associada à vivência de diferentes situações, se desenvolvendo ao longo de seu processo de escolarização e podendo ocorrer inclusive em sua fase adulta. Do ponto de vista da TCC, o conhecimento se apresenta em duas formas indissociáveis: a forma operatória do conhecimento; e a forma predicativa do conhecimento. Isoladamente essas formas não são suficientes para se obter a conceitualização. Mediante ao exposto, esta pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: que conhecimentos matemáticos são manifestados por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática ao resolverem situações-problema de função afim?...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 

UMA INVESTIGAÇÃO DE OBJETOS GEOMÉTRICOS NA CONSTRUÇÃO DO FRACTAL TETRA-CÍRCULO

Autor(a): Raíne Cristina de Oliveira Martins

Orientador(a): Profa. Dra. Mariana Moran

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:  Educação Matemática; Teoria Antropológica do Didático; Geometria dos Fractais; Software Scratch.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar objetos geométricos que podem ser mobilizados na construção do fractal Tetra-Círculo, no software Scratch. Tal objetivo foi elaborado com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais possíveis objetos geométricos são mobilizados durante a construção do fractal Tetra-Círculo? O fractal Tetra-Círculo consiste na construção de uma circunferência com quatro pontos equidistantes, que a divide em quatro arcos congruentes, os quais contém o centro de novas circunferências, dispostos de forma que as novas circunferências possuem metade do raio da circunferência inicial...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 

COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autor(a): Jefferson Rodrigues Lirio

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak

Palavras-chave:  Robótica Educacional. Pensamento Computacional. Construcionismo. Tecnologias Educacionais. LEGO Mindstorms.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Este estudo fundamenta-se na Robótica Educacional (RE), no Pensamento Computacional (PC) e no Construcionismo de Seymour Papert (1980), com foco na investigação das relações identificadas entre o PC e a RE por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas em um projeto de robótica realizado em uma escola pública municipal do interior do Paraná, com os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi de caráter qualitativo de cunho interpretativo, com pesquisa bibliográfica e observação participante orientando as ações...(clique para acessar o resumo completo)

 

PERSPECTIVAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONSTRUÍDAS A PARTIR DO DIÁLOGO COM EDUCADORES MATEMÁTICOS

Autor(a): Suzana Pereira do Prado

Orientador(a): Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Palavras-chave: Educação Matemática; Pensamento Computacional; Pensamento Matemático; BNCC.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo perceber enfoques e direcionamentos voltados ao Pensamento Computacional na perspectiva da Educação Matemática por meio da análise da argumentação produzida por educadores matemáticos que contribuíram com textos nos anais do ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, edições 2019 e 2022.Partindo desse pressuposto, a questão de pesquisa desta investigação é: que perspectivas sobre Pensamento Computacional emergem da argumentação de educadores matemáticos desde seus escritos para os Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM nos anos de 2019 e 2022? Para responder a esta questão, realizamos uma revisão bibliográfica que revelou estudos sobre Pensamento Computacional em diferentes abordagens...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID DE MATEMÁTICA E DO PROFESSOR QUE FOI BOLSISTA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Autor(a): Eliandra Aparecida Portela Kmita

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave: Elementos-chave; Matemática; PIBID; Prática pedagógica; Profissional; Professor.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta dissertação é produto de uma pesquisa apresentada em formato multipaper, sendo composta por três artigos que se relacionam em prol do objetivo geral da pesquisa: compreender quais são as relações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com as práticas pedagógicas de professores de matemática depois de formados e que tenham participado do PIBID enquanto bolsistas de iniciação à docência durante a graduação. Para isso, os artigos tiveram focos distintos de investigação, embora sejam complementares no objetivo da dissertação. O primeiro buscou compreender a organização do PIBID por meio da análise de documentos, editais e portarias, desde sua abertura, em 2007, até o momento de início desta pesquisa, em 2022...(clique para acessar o resumo completo)

 

DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA

Autor(a): Tânia da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam ; Dra. Regina Maria Pavanello

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Matemática na Pandemia; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Professores que Ensinam Matemática.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A presente dissertação integra a linha de pesquisa Conhecimento, Linguagem e Práticas Formativas em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e foi motivada pela pandemia causada pela covid-19, que repercutiu muito na sociedade em geral e, particularmente, no contexto educacional. Na cidade de União da Vitória (PR), campo de realização da presente pesquisa, a situação não foi diferente. Nesse cenário, esta pesquisa objetivou analisar os desafios manifestados por Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais (PEMAI) ao relatarem práticas de ensino de matemática, desenvolvidas durante a pandemia da covid-19 (2020-2021)...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA

 

CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

Autor(a): Aramis Wolf

Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges

Palavras-chave: Discalculia. Concepções Docentes. Educação Matemática Inclusiva.

Tipo do documento: Dissertação

Resumo:  A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral investigar as concepções dos professores de Matemática acerca da discalculia do desenvolvimento (DD) e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes. Como objetivos específicos, tem-se: investigar se professores de Matemática tiveram alguma formação que abordasse a questão da discalculia; analisar o que vem sendo investigado em pesquisas relacionadas ao ensino de Matemática para estudantes com discalculia; levantar estratégias docentes utilizadas com estudantes com discalculia...(clique para acessar o resumo completo)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO COMPLETA