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Raquel Cristiane de Oliveira

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 08h59, última modificação 11/09/2024 08h59

COMUNICAÇÃO NO ENSINO EXPLORATÓRIO: ASPECTOS PROMOVIDOS EM
PRÁTICAS DE ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor: Raquel Cristiane de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Everton José Goldoni Estevam

Palavras-chave: Comunicação; Comunicação matemática; Ensino Exploratório de Matemática; Interação; Ensino de Estatística.

Membros da Banca: Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino; Dra. Keli Cristina Conti.

Data da Defesa: 21/03/2024

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Tipo do documento: Dissertação

Resumo:

Diante da complexidade do mundo moderno e da rápida evolução científica e tecnológica, os processos
de ensino e de aprendizagem não podem mais se alicerçarem na mera transmissão de
informação/conhecimento pelo professor, mas em abordagens que priorizem aspectos investigativos,
colaborativos e reflexivos. Nesse contexto, a comunicação emerge como elemento central a ser
considerado e pouco discutido na literatura da área. Assim, a presente pesquisa tem como questão
norteadora investigar que ações podem promover a comunicação em aulas de matemática na perspectiva
do Ensino Exploratório de Matemática (EEM), com foco no ensino de Estatística. O estudo adota uma
abordagem qualitativa, dividida em duas fases. A primeira consiste em um estudo bibliográfico de
mapeamento de pesquisas sobre a comunicação matemática em sala de aula, realizado no Portal de
Periódicos da Capes. A segunda fase compreende uma pesquisa empírica, seguindo um princípio de
intervenção pedagógica, conduzida com uma turma de 34 alunos da 3a Série do Ensino Médio de uma
escola pública no interior do estado do Paraná. A estrutura do trabalho compreende um formato
multipaper, composto por três artigos: um teórico e dois empíricos, cada um orientado a aspectos
específicos associados à questão geral. Assim, o primeiro artigo trata do mapeamento de pesquisa acerca
da comunicação matemática realizada no portal de periódicos da CAPES. Os dois artigos empíricos
focam na análise das interações promovidas entre professor e alunos durante o desenvolvimento de uma
tarefa desafiadora focada em Estatística, com ênfase em medidas de tendência central, realizada sob a
perspectiva do EEM, e nas interações entre os alunos durante a realização da tarefa. Os instrumentos
utilizados para a coleta e produção de dados incluem: gravações em áudio e vídeo das aulas, planos de
aula elaborados pela professora e transcrições tanto das interações entre a professora e os alunos, como
das interações entre os alunos durante a fase de desenvolvimento da tarefa. A análise dos dados coletados
foi conduzida de maneira colaborativa, envolvendo a professora/pesquisadora, seu orientador e
discussões com outros membros do grupo de pesquisa GEPTEMatE, do qual a professora/pesquisadora
faz parte. Essa abordagem colaborativa visou mitigar possíveis vieses e enriquecer as conclusões finais.
Desse processo de investigação, as análises destacam a importância da comunicação para promover a
aprendizagem e interação efetiva entre professor(es) e alunos. Destaca-se, nesse sentido, a diversidade
e interconexão das ações do professor que podem estimular a comunicação em aulas de matemática.
Essas ações incluem a adoção de estilos de comunicação reflexivos e instrutivos, a escolha criteriosa de
tarefas, a antecipação de respostas dos alunos, o questionamento estratégico das respostas dos alunos, o
uso estratégico de perguntas, a escuta atenta, interpretativa e globalizante, a resposta estratégica às
perguntas dos alunos, o fomento de analogias e exemplificações, a contraposição de ideias, a
transformação de respostas incorretas ou incompletas em oportunidades de discussão e a utilização de
representações visuais. Quando integradas, essas ações não apenas fomentam um ambiente participativo
e colaborativo de aprendizagem, mas também fortalecem a autonomia dos alunos, incentivam a reflexão
sobre conceitos matemáticos e estatísticos e contribuem para a construção coletiva do conhecimento,
enriquecendo a experiência de aprendizado. A pesquisa considera a particularidade da prática analisada,
destacando influências específicas dessas ações na significação das ideias estatísticas relacionadas às
medidas de tendência central e na concretização de práticas orientadas pelo EEM.