Suzana Pereira do Prado
PERSPECTIVAS SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL CONSTRUÍDAS A PARTIR DO DIÁLOGO COM EDUCADORES MATEMÁTICOS
Autor(a): Suzana Pereira do Prado
Orientador(a): Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Palavras-chave: Educação Matemática; Pensamento Computacional; Pensamento Matemático; BNCC.
Membros da Banca: Profa. Dra. Adriana Helena Borssoi; Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Data da Defesa: 30/04/2024
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
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Tipo do documento: Dissertação
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo perceber enfoques e direcionamentos voltados ao
Pensamento Computacional na perspectiva da Educação Matemática por meio da análise da
argumentação produzida por educadores matemáticos que contribuíram com textos nos anais
do ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, edições 2019 e 2022.Partindo desse
pressuposto, a questão de pesquisa desta investigação é: que perspectivas sobre Pensamento
Computacional emergem da argumentação de educadores matemáticos desde seus escritos
para os Encontros Nacionais de Educação Matemática - ENEM nos anos de 2019 e 2022?
Para responder a esta questão, realizamos uma revisão bibliográfica que revelou estudos sobre
Pensamento Computacional em diferentes abordagens. Além disso, foram realizadas
entrevistas semiestruturadas com os autores dos textos publicados nos ENEM dos anos
mencionados. A revisão teórica destacou equívocos históricos, como a atribuição exclusiva da
expressão Pensamento Computacional a autores como Papert ou Wing, ignorando
contribuições anteriores. Além disso, tomamos como base a argumentação produzida por três
educadores matemáticos a partir de textos produzidos para os anais do ENEM e da transcrição
de entrevistas. A análise interpretativa dessa argumentação revelou convergências e
divergências em relação ao Pensamento Computacional, pois surgiram diferentes abordagens
para compor o Pensamento Computacional, sendo dada maior ênfase à resolução de
problemas e organização de processos mentais. Houve diferentes perspectivas quanto ao uso
da programação e ao currículo, incluindo a especialização de professores em computação e o
papel do professor enquanto mediador. Concernente às tecnologias digitais, os entrevistados
concordaram que sua utilização facilita o desenvolvimento do Pensamento Computacional,
mas destacaram desafios relacionados à infraestrutura das escolas e à formação de
professores. Quanto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os participantes da
pesquisa criticaram a falta de fundamentação teórica do documento, o que pode dificultar sua
implementação efetiva nas escolas. A pesquisa identificou duas tendências: a influência da
BNCC nas pesquisas sobre Pensamento Computacional na Educação Básica e a crescente
preocupação com o Pensamento Computacional em documentos oficiais. Além disso,
percebemos que há necessidade de mais pesquisas sobre as inter-relações entre Pensamento
Matemático e Pensamento Computacional na Educação Matemática para entender melhor as
conexões cognitivas durante a resolução de problemas.