Eliandra Aparecida Portela Kmita
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID DE MATEMÁTICA E DO PROFESSOR QUE FOI BOLSISTA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Autor(a): Eliandra Aparecida Portela Kmita
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Elementos-chave; Matemática; PIBID; Prática pedagógica; Profissional; Professor.
Membros da Banca: Prof. Dr. Renato Francisco Merli; Prof. Dr. Wellington Hermann.
Data da Defesa: 21/05/2024
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
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Tipo do documento: Dissertação
Resumo:
Esta dissertação é produto de uma pesquisa apresentada em formato multipaper, sendo
composta por três artigos que se relacionam em prol do objetivo geral da pesquisa: compreender
quais são as relações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com
as práticas pedagógicas de professores de matemática depois de formados e que tenham
participado do PIBID enquanto bolsistas de iniciação à docência durante a graduação. Para isso,
os artigos tiveram focos distintos de investigação, embora sejam complementares no objetivo
da dissertação. O primeiro buscou compreender a organização do PIBID por meio da análise
de documentos, editais e portarias, desde sua abertura, em 2007, até o momento de início desta
pesquisa, em 2022. As análises permitiram compreender a normatização do PIBID de forma
nacional e concluir como as alterações afetam o seu desenvolvimento, seja, nos objetivos, nos
requisitos para participação e nos aspectos financeiros e gerais do programa, tanto positiva
como negativamente. O segundo artigo investigou as práticas desenvolvidas no subprojeto do
PIBID de Matemática da UNESPAR de União da Vitória, objeto de pesquisa deste estudo. Para
isso, foram utilizados os sete elementos-chave de Ponte (2014) a fim de evidenciar relações
com as práticas pedagógicas desenvolvidas e citadas em documentos, como relatórios de
atividades, planos de aula, portfólios e artigos publicados nos anais do evento institucional do
PIBID da UNESPAR desde 2012 até 2022. Os resultados mostram que as práticas pedagógicas
desenvolvidas no subprojeto possuem relações com os sete elementos-chave, destacando a
colaboração entre os participantes, o foco na aprendizagem dos alunos e tecnologias e o uso de
recursos. O terceiro artigo, a partir da observação não participativa de 15 aulas de dois
professores de matemática que participaram do subprojeto como bolsistas de iniciação à
docência, foram analisadas e reconhecidas as práticas pedagógicas utilizadas no ambiente
educacional por ambos os professores, e observadas relações dessas práticas com os sete
elementos-chave de Ponte (2014). Destaca-se a forte presença de aspectos dos elementos-chave,
sendo os mais observados a integração do conteúdo com a pedagogia, a colaboração com
demais colaboradores dos ambientes educacionais observados, e o uso de tecnologias e recurso.
Por fim, o desenvolvimento da pesquisa permitiu compreender que o PIBID tem forte relação
com as práticas pedagógicas dos professores ex-pibidianos depois de formados, seja nas tarefas
que desenvolvem, no contato que têm com a equipe escolar (direção, equipe pedagógica e
outros professores) ou nas relações com os alunos. Os resultados objetidos permitiu concluir
que os participantes da pesquisa, tanto durante a participação no PIBID como pibidianos quanto
depois de formados, abordam os sete elementos-chave em diferentes situações.