Leonardo Ferreira Zanatta
FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA RELATIVAS À FUNÇÃO AFIM MANIFESTADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(a): Leonardo Ferreira Zanatta
Orientador(a): Dra. Veridiana Rezende
Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Educação Matemática; Função Afim; Conhecimento Operatório; Conhecimento Predicativo.
Membros da Banca: Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira; Profa. Dra. Marilena Bittar.
Data da Defesa: 24/04/2024
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
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Tipo do documento: Dissertação
Resumo:
Com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), assume-se que a compreensão de um conceito
por um sujeito é associada à vivência de diferentes situações, se desenvolvendo ao longo de seu
processo de escolarização e podendo ocorrer inclusive em sua fase adulta. Do ponto de vista da TCC,
o conhecimento se apresenta em duas formas indissociáveis: a forma operatória do conhecimento; e a
forma predicativa do conhecimento. Isoladamente essas formas não são suficientes para se obter a
conceitualização. Mediante ao exposto, esta pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: que
conhecimentos matemáticos são manifestados por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática
ao resolverem situações-problema de função afim? No intuito de responder a essa questão, o objetivo
geral foi analisar manifestações das formas operatória e predicativa relativas ao conceito de função
afim, de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Esse objetivo desdobrou-se em dois
objetivos específicos: analisar as interações dialógicas estabelecidas entre os participantes da pesquisa;
e analisar os esquemas apresentados pelos participantes da pesquisa ao resolverem as situações-
problema propostas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de pesquisa composto por três
situações-problema que visaram fomentar manifestações de ambas as formas do conhecimento. O
instrumento foi implementado junto a sete estudantes do 4o ano de Licenciatura em Matemática.
Foram considerados, para produção dos dados, os protocolos de resolução dos estudantes, a
transcrição dos diálogos dos estudantes e a transcrição das entrevistas realizadas. Como resultados,
associado à forma operatória do conhecimento, foram identificados, junto aos participantes da
pesquisa, quinze teoremas em ação associados ao conceito de função, sendo dez teoremas em ação
verdadeiros e cinco falsos. Já quanto à forma predicativa do conhecimento, foram identificados dez
momentos com indícios de mobilizações do conhecimento predicativo, presentes tanto em falas dos
estudantes quanto em seus protocolos.