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Aramis Wolf

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 09h00, última modificação 11/09/2024 09h00

CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

Autor(a): Aramis Wolf

Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges

Palavras-chave: Discalculia. Concepções Docentes. Educação Matemática Inclusiva.

Membros da Banca: Profa. Dra. Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti; Prof. Dr. Luciano Ferreira

Data da Defesa: 04/07/2024

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Tipo do documento: Dissertação

Resumo: 

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral investigar as concepções dos
professores de Matemática acerca da discalculia do desenvolvimento (DD) e as possíveis relações
entre essas concepções e as práticas docentes. Como objetivos específicos, tem-se: investigar se
professores de Matemática tiveram alguma formação que abordasse a questão da discalculia; analisar o
que vem sendo investigado em pesquisas relacionadas ao ensino de Matemática para estudantes com
discalculia; levantar estratégias docentes utilizadas com estudantes com discalculia. A discalculia do
desenvolvimento é um transtorno específico da aprendizagem que afeta diretamente o estudo da
matemática, desde a leitura e escrita de numerais, ordenação, interpretação de gráficos, realização de
operações básicas, comparações de valores, resolução de problemas, entre outras atividades ligadas à
matemática. A legislação atual não fornece subsídios para o atendimento dos estudantes com DD,
tanto nas leis federais como nas políticas educacionais do estado de Santa Catarina. Numa pesquisa
bibliográfica, constatou-se a carência de investigar a respeito dos conhecimentos docentes sobre a
discalculia, como agir diante desses alunos que necessitam de atendimento diferenciado e
evidenciou-se que os docentes que lecionam matemática não participam de discussões formativas para
atuar com alunos com discalculia. Ademais, desconhecem práticas e metodologias mais adequadas
para contribuir com a aprendizagem de estudantes com DD. Por consequência de falta de formação
adequada, os docentes não conseguem identificar indícios de DD. Os estudantes com DD apresentam
dificuldades no aprendizado da matemática, porém, mesmo com suas limitações, se feitas intervenções
específicas e adequadas, conseguem apresentar melhoras no seu desenvolvimento. A partir daí, para a
produção de dados, elaborou-se uma entrevista semiestruturada criando um roteiro de perguntas na
tentativa de responder a questão norteadora: quais são as concepções de docentes de Matemática sobre
estudantes com discalculia, e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes em
sala de aula? As entrevistas com cinco professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior foram
gravadas em áudios e transcritas na íntegra. Com a transcrição, partiu-se para o processo de
unitarização criando as unidades de significado agrupando os temas convergentes para a análise dos
dados. Dos dados, emergiram quatro Temas Convergentes: Concepções docentes acerca da discalculia
e dos estudantes com esse transtorno; Formações docentes e a contribuição para a atuação do(a)
professor(a); Práticas Docentes para o atendimento de estudantes com discalculia; e Aspectos
necessários para a inclusão de estudantes com DD e a sua aprendizagem. Evidenciou-se que os
professores que lecionam matemática não têm conhecimento em relação à DD, não tiveram em suas
formações abordagens sobre a DD e, por consequência, não estão preparados para atuar com
estudantes com o referido transtorno. Ressaltou-se ainda que, segundo seus depoimentos, os alunos
com DD necessitam de atendimentos mais específicos para o seu aprendizado e as políticas
educacionais precisam ser mais específicas para ampliar a abrangência do público-alvo e garantir a
todos os diferentes estudantes o direito à aprendizagem, incluindo os discentes com DD.