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Jefferson Rodrigues Lirio

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 08h59, última modificação 11/09/2024 08h59

COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autor(a): Jefferson Rodrigues Lirio

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Ivete Basniak

Palavras-chave:  Robótica Educacional. Pensamento Computacional. Construcionismo. Tecnologias Educacionais. LEGO Mindstorms.

Membros da Banca: Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Data da Defesa: 29/04/2024

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Tipo do documento: Dissertação

Resumo: 

Este estudo fundamenta-se na Robótica Educacional (RE), no Pensamento Computacional (PC) e no
Construcionismo de Seymour Papert (1980), com foco na investigação das relações identificadas entre
o PC e a RE por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas em um projeto de robótica realizado em
uma escola pública municipal do interior do Paraná, com os estudantes do 5o ano do Ensino
Fundamental. A investigação foi de caráter qualitativo de cunho interpretativo, com pesquisa
bibliográfica e observação participante orientando as ações. O objetivo geral da pesquisa é discutir
pilares do PC e conceitos matemáticos que podem ser mobilizados a partir de atividades pedagógicas de
RE. Como objetivos específicos, foram definidos: estabelecer articulações no âmbito educacional entre
a RE e o PC, identificando conexões com as competências gerais e as competências específicas de
matemática para o Ensino Fundamental presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e
identificar pilares do PC e conceitos matemáticos que podem ser mobilizados por meio de atividades
pedagógicas desenvolvidas em um projeto de RE. A produção dos dados deste estudo foi obtida a partir
das atividades realizadas no projeto de RE, as quais foram registradas por meio de dois instrumentos de
pesquisa: diário de bordo do pesquisador e registro de fotos e gravação de vídeos por meio de câmera
digital. Os dados registrados foram analisados considerando sua relação com os aspectos identificados
em nosso referencial teórico. As análises dos dados mostraram que tanto a RE quanto o PC emergiram
e foram fundamentados na filosofia do construcionismo. Já a RE revelou-se uma abordagem promissora
para fomentar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao PC, a exemplo da formulação de
problemas, decomposição, abstração, depuração, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos.
De igual modo, mobilizou conceitos matemáticos relacionados à geometria, álgebra e estatística,
proporcionando aos estudantes a compreensão desses conceitos por meio de atividades práticas
envolvendo a construção e a programação de robôs. Por fim, a RE e o PC, quando integrados,
contribuíram para o desenvolvimento de competências gerais e competências específicas de matemática
previstas pela BNCC, desenvolvendo também o pensamento crítico, colaborativo e criativo, o raciocínio
lógico, a comunicação, além do estímulo à resolução de problemas e à utilização e criação de tecnologias
digitais.