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EDIANE SIMPLÍCIO DA SILVA

por Renan L. Fonseca publicado 22/05/2024 16h29, última modificação 22/05/2024 16h29

SENTIDOS QUE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRIBUEM À MATEMÁTICA QUE APRENDERAM E ENSINAM

Autora: Ediane Simplício da Silva

Orientador: Wellington Hermann

Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Formação continuada; Formação inicial; Relação com o saber.

Data da Defesa: 12/12/2023

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Tipo do documento: Dissertação

Resumo: Esta é pesquisa teve como objetivo apresentar sentidos que 8 (oito) docentes que ensinavam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental atribuem à Matemática que aprenderam e ensinam. Para contemplar o objetivo, um roteiro de entrevista foi elaborado, com base na articulação entre os aportes teóricos da noção de relação com o saber e a formação docente. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e posteriormente transcritas. O material textual composto pelas transcrições formou o corpus da pesquisa, que foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva. Primeiramente, as dimensões epistêmica, pessoal e social da relação com o saber foram assumidas como categorias a priori no movimento de desconstrução do corpus. Na sequência, subcategorias emergiram, quando convergências dialéticas foram estabelecidas entre os excertos de cada categoria. Da categoria dimensão epistêmica, emergiram 6 (seis) subcategorias: Facilidade ou dificuldade em adquirir saberes, Estratégias utilizadas para aprender Matemática, Momentos da formação em que apresentaram facilidade ou dificuldade para aprender Matemática, Exemplos de aplicação da Matemática, O outro mais experiente e aprendizagem da Matemática e Motivos para aprender ou não aprender Matemática. Da categoria dimensão pessoal, emergiram 4 (quatro) subcategorias: Afinidade ou falta de afinidade com determinado conteúdo ou saber, O outro mais experiente e a afinidade ou falta de afinidade com a Matemática, Sentimentos sobre o aprendizado da Matemática e Autoafirmação quanto à aprendizagem da Matemática. Da categoria dimensão social, emergiram 6 (seis) subcategorias: Compreensões sobre o que é Matemática, Desempenho em Matemática, Juízos sobre as aulas de Matemática, A importância de aprender Matemática, Juízos sobre os professores que ensinaram Matemática e A Matemática e outros saberes. Para identificarmos os sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa à Matemática que aprenderam e ensinam, buscamos identificar convergências dialéticas entre as subcategorias emergentes para constituirmos os seus núcleos. Por fim, utilizando os núcleos de sentidos da retroalimentação negativa e da retroalimentação positiva como teses parciais, constituímos metatextos na forma da recontagem das histórias de relação das 8 (oito) participantes com a Matemática que aprenderam e ensinam, organizando-as segundo períodos de suas vidas relacionados às formações que elas relataram em seus depoimentos: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Formação inicial e Formação continuada. Assim, a partir da recontagem das histórias de relação com a Matemática das participantes desta pesquisa, elencamos um rol de sentidos que elas atribuem à Matemática que aprenderam e ensinam: É difícil aprender Matemática; O aprendizado da Matemática pode ser efetivado, quando necessário, por meio da ajuda do outro, na figura dos docentes, colegas de classe, familiares e materiais disponíveis na internet; A Matemática é importante para o desenvolvimento da sociedade; Aprender Matemática é necessário para solucionar situações vivenciadas pelo sujeito no dia a dia; Para que haja aprendizado de Matemática, é necessário que ela seja ensinada de forma contextualizada; A dificuldade ou facilidade para aprender Matemática pode estar relacionada aos sentimentos que o outro mais experiente desperta no estudante; A falta de afinidade ou dificuldade com a Matemática pode refletir na trajetória profissional do sujeito; A atribuição de importância à Matemática pode depender do apontamento do outro mais experiente; A Matemática é exata, ou seja, não admite erros e é precisa; Só há uma solução para uma situação-problema, mas há diversos caminhos para alcançá-la; A Matemática torna-se mais complexa ao longo da Educação Básica.