Você está aqui: Página Inicial > DISSERTACOES > RESUMOS > Fabiane Larissa da Silva Vargas

Fabiane Larissa da Silva Vargas

por Renan L. Fonseca publicado 14/12/2023 12h53, última modificação 14/12/2023 12h53

IDEIAS DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES MISTAS

Autor: Fabiane Larissa da Silva Vargas

Orientadora: Veridiana Rezende

Palavras-chave: Ideias de Função; Situações mistas; Teoria dos Campos Conceituais; Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

Membros da Banca: Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina (UESC); Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE); Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira (UNESPAR).

Data da Defesa: 27/07/2023

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

URL

Tipo do documento: Dissertação

Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar se estudantes do 2o ano do Ensino Fundamental resolvem situações mistas e mobilizam ideias de Função. As situações mistas são aquelas que envolvem simultaneamente relações de tipo multiplicativo (multiplicação e divisão) e relações de tipo aditivo (adição e subtração). Esta pesquisa foi fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais no que se refere à elaboração do instrumento de pesquisa e análises dos dados produzidos. Para o desenvolvimento da investigação, foram elaboradas quatro situações mistas da classe Proporção Simples - Multiplicação um para muitos e Transformação de medidas com Estado final desconhecido. O instrumento de pesquisa foi implementado com 28 estudantes de uma turma do 2o Ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada na baixada cuiabana, no estado de Mato Grosso. As situações foram resolvidas em dois dias e os estudantes estavam organizados em duplas. Para a produção dos dados considerou-se as produções dos estudantes, o diálogo entre pesquisadora e estudantes. Os resultados desta pesquisa revelam que os estudantes do 2o ano do Ensino Fundamental são capazes de resolverem situações mistas, cujo enunciado é apresentado de forma gradativa, em que as estruturas multiplicativas e aditivas vão se relacionando. Além disso, os estudantes apresentam indícios de mobilização das ideias-base de Função como variável, dependência, regularidade e generalização e também demonstraram compreensão das ideias de correspondência e proporcionalidade. Eles utilizaram diferentes estratégias, incluindo representações pictóricas, operações multiplicativas e aditivas, o que evidencia um processo de construção do conhecimento matemático. A presença ou ausência de tabelas influenciou as abordagens dos estudantes, ressaltando a importância de oferecer diversas representações para apoiar o aprendizado, especialmente associado a ideias de Função.