Fabiane Larissa da Silva Vargas
IDEIAS DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES MISTAS
Autor: Fabiane Larissa da Silva Vargas
Orientadora: Veridiana Rezende
Palavras-chave: Ideias de Função; Situações mistas; Teoria dos Campos Conceituais; Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Membros da Banca: Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina (UESC); Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE); Profa. Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira (UNESPAR).
Data da Defesa: 27/07/2023
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
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Tipo do documento: Dissertação
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar se estudantes do 2o ano do Ensino Fundamental resolvem situações mistas e mobilizam ideias de Função. As situações mistas são aquelas que envolvem simultaneamente relações de tipo multiplicativo (multiplicação e divisão) e relações de tipo aditivo (adição e subtração). Esta pesquisa foi fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais no que se refere à elaboração do instrumento de pesquisa e análises dos dados produzidos. Para o desenvolvimento da investigação, foram elaboradas quatro situações mistas da classe Proporção Simples - Multiplicação um para muitos e Transformação de medidas com Estado final desconhecido. O instrumento de pesquisa foi implementado com 28 estudantes de uma turma do 2o Ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada na baixada cuiabana, no estado de Mato Grosso. As situações foram resolvidas em dois dias e os estudantes estavam organizados em duplas. Para a produção dos dados considerou-se as produções dos estudantes, o diálogo entre pesquisadora e estudantes. Os resultados desta pesquisa revelam que os estudantes do 2o ano do Ensino Fundamental são capazes de resolverem situações mistas, cujo enunciado é apresentado de forma gradativa, em que as estruturas multiplicativas e aditivas vão se relacionando. Além disso, os estudantes apresentam indícios de mobilização das ideias-base de Função como variável, dependência, regularidade e generalização e também demonstraram compreensão das ideias de correspondência e proporcionalidade. Eles utilizaram diferentes estratégias, incluindo representações pictóricas, operações multiplicativas e aditivas, o que evidencia um processo de construção do conhecimento matemático. A presença ou ausência de tabelas influenciou as abordagens dos estudantes, ressaltando a importância de oferecer diversas representações para apoiar o aprendizado, especialmente associado a ideias de Função.