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Lilian Gislaine Pereira da Silva

por Renan L. Fonseca publicado 11/09/2024 08h58, última modificação 12/09/2024 10h36

COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autora: Lilian Gislaine Pereira da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Michele Regiane Dias Veronez

Palavras-chave: 

Educação Matemática. Modelagem Matemática. Competências. Atividades de modelagem matemática.

Membros da Banca: Prof. Dr. Wellington Hermann; Prof. Dr. Emerson Tortola.

Data da Defesa: 13/03/2024

IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Tipo do documento: Dissertação

Resumo: 

A investigação que realizamos e cuja temática versa sobre competências em modelagem
matemática é apresentada neste relatório de pesquisa no formato multipaper, composto por dois
artigos, além do capítulo inicial e das considerações finais. No primeiro artigo, buscamos
inventariar como o termo “competências” em modelagem matemática é apresentado em artigos
científicos em âmbito nacional e internacional. Para isso, realizamos uma revisão sistemática na
literatura sobre competências em modelagem matemática. Os resultados revelam que o termo
"competências" em modelagem matemática desperta interesse em estudos realizados tanto no
Brasil quanto internacionalmente em diversos níveis de ensino, gerando reflexões sobre as
habilidades e capacidades necessárias para o desenvolvimento de competências. Destaca-se
também o reconhecimento dos benefícios educacionais da modelagem matemática no
desenvolvimento de competências e apontam desafios na formação de professores para promover
tais competências nos alunos. No segundo artigo temos por propósito investigar o que se revela a
partir das competências manifestas, por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, empregamos uma pesquisa
empírica. Durante o processo, identificamos distintas competências dos alunos, a saber: a
habilidade para realizar os passos individuais do processo de modelagem, a capacidade de
estruturar problemas provenientes do mundo real, a aptidão para argumentar sobre os
procedimentos adotados, e a competência para explorar as possibilidades oferecidas pela
matemática na resolução de problemas do mundo real. Inferimos que a emergência dessas
competências promovem com que os alunos dos anos iniciais assumam atitudes ativas no
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática e que a argumentação em torno da
situação-problema analisada e dos resultados obtidos carregam especificidades de seus
conhecimentos e do modo genuíno como lidam com situações da realidade. Como resultados do
estudo empreendido ponderamos que há poucas pesquisas que se ocupam de estudar sobre a
temática competências em modelagem matemática, principalmente no âmbito dos anos iniciais
do Ensino Fundamental e que o olhar mais atento às competências no âmbito da modelagem
matemática pode sinalizar ao professor compreensões de ordem formativa em termos de conceitos
matemáticos, mas também promover aos alunos modos de agir e pensar que consideram aspectos
necessários à formação deles como sujeitos ativos e participativos na sociedade.