MARGARETH FERREIRA MIYAKE
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL
Autora: Margareth Ferreira Miyake
Orientador: Amauri Jersi Ceolim
Coorientadora: Alessandra Augusta Pereira da Silva
Palavras-chave: Modelagem matemática; Anos Iniciais; Teoria Histórico-Cultural.
Data da Defesa: 10/10/2023
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
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Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo compreender o papel da mediação do professor em atividades de Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com análises na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Lev Vygotsky e Alexei Leontiev defendem que os conhecimentos são adquiridos e produzidos ao longo do processo histórico vivido pelos homens e que são transmitidos de uma geração a outra. Desta forma, a mediação do professor no contexto da sala de aula e o papel do outro para o desenvolvimento das funções psíquicas mostraram-se como fatores preponderantes para o desenvolvimento na aprendizagem. Como aporte teórico da Modelagem Matemática (MM), assumimos Dionísio Burak, Lourdes Maria Werle de Almeida e Michele Regiane Dias. O corpus foi composto por atividades de modelagem, descritas em duas dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), as quais forneceram dados suficientes ao objetivo desta pesquisa. Dessas dissertações encontradas, foram selecionadas cinco tarefas de Modelagem descritas para realizar as análises. As atividades descritas foram desenvolvidas com turmas de 2o e 4o ano do Ensino Fundamental. Os encaminhamentos das atividades que compuseram o corpus deste estudo foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Com foco na importância da mediação do professor realizadas durante o desenvolvimento das atividades de Modelagem matemática com as lentes da teoria histórico-cultural, no contexto escolar, apresenta-se como primordial para aprendizagem e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Como resultados, emergiram três categorias, a saber: Mediação em relação ao tema; Mediação em relação ao problema; e Mediação em relação à validação. A análise revela que as mediações realizadas pelo professor e a interação entre os alunos caracterizaram-se como promotoras da aprendizagem durante todo o processo da atividade.