Suzana Domingues da Silva
O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM NA PERSPECIVA DE JEAN PIAGET
Autora: Suzana Domingues da Silva (Bolsista Capes)
Orientadora: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Palavras-chave: Função Afim. Generalização. Epistemologia e Psicologia Genética. Educação Matemática.
Membros da Banca: Dra. Luzia Marta Bellini (UEM); Dra. Regina Maria Pavanello (UEM/Unespar)
Data da Defesa: 24/09/2021
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
URL: http://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00008a/00008acc.pdf
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Considerando a ideia base de generalização importante para a compreensão do conceito de função afim, o presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de generalização de função afim em pesquisas já realizadas pelo grupo GEPeDiMa, sob a perspectiva da Epistemologia e Psicologia Genéticas estabelecidas por Jean Piaget, particularmente em seus estudos descritos no livro Investigaciones sobre la generalización (1984), mediante meta-análise dos resultados encontrados na pesquisa de Pavan (2010) intitulada A Mobilização das Ideias Básicas do Conceito de Função por Crianças da 4ª Série do Ensino Fundamental em Situações-problema de Estruturas Aditivas e/ou Multiplicativas, e dos dados da pesquisa de Calado (2020) intitulada Invariantes Operatórios Relacionados À Generalização: uma investigação com estudantes do 9° ano a partir de situações que envolvem função afim. Para tanto, buscou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as possíveis razões, segundo a teoria de Jean Piaget, para as dificuldades de estudantes de diferentes níveis de escolarização relacionadas ao processo de generalização de função afim, identificadas nas pesquisas desenvolvidas pelo GEPeDiMa? Os resultados desta dissertação mostram que, em relação ao processo de generalização indutiva e construtiva, estabelecidos por Piaget, a principal razão pela qual os alunos não avançam de um nível para outro, isto é, da generalização indutiva para a construtiva, deve- se ao fato de ainda não terem tomado consciência de suas ações e das formas de abstrações que a tomada de consciência determina sobre os problemas e atividades propostas. Quando o sujeito não passa da abstração empírica para a abstração reflexionante isso implica necessariamente no nível de generalização que esse sujeito consegue alcançar, independentemente da idade ou nível de escolarização. A partir desta pesquisa, foi possível constatar também que o professor, ao trabalhar a função afim, deve considerar a proposta de tarefas que oportunizem o desenvolvimento do processo de generalização em geral, e dessa ideia base de função afim. Outro resultado advindo desta investigação é que a construção do conceito de função afim, particularmente da ideia base de generalização, pode e deve ser desenvolvida desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.