Taynara Karoline dos Santos
IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS PARANAENSES: UM ESTUDO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Autor: Taynara Karoline dos Santos
Orientador: Wellington Hermann
Coorientador: João Henrique Lorin
Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Ensino Médio; Educação Matemática Crítica; Educação Financeira Crítica.
Membros da Banca: Prof. Dr. João Henrique Lorin (UNESPAR); Prof. Dr. Amauri Jersi Ceolim (UNESPAR); Prof. Dra. Ettiène Cordeiro Guerios (UFPR).
Data da Defesa: 25/09/2023
IES: Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
URL:
Tipo do documento: Dissertação
Resumo: Partindo do princípio de que a Educação Financeira inclui aspectos críticos em suas características, esta pesquisa tem o objetivo de investigar e discutir aspectos identificados nas apresentações de slides, disponíveis no Livro de Registro de Classe Online (LRCO) da disciplina de Educação Financeira no estado do Paraná, como possibilidade para uma Educação Financeira Crítica. Para alcançar este objetivo, foi necessário entender o histórico de constituição da proposta e da implantação da disciplina de Educação Financeira na grade curricular da Educação Básica da rede pública do Paraná; investigar a frequência com que os docentes utilizam as apresentações de slides disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado em suas práticas pedagógicas; e analisar as apresentações de slides disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Estado para a disciplina de Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. A coleta de dados se deu por meio de materiais compostos de apresentações de slides disponibilizadas a professores da disciplina de Educação Financeira do estado do Paraná em uma plataforma online. Para obtenção e análise do corpus desta pesquisa, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Em síntese, os resultados apontam que o modo como a Educação Financeira é proposta nos materiais analisados contém aspectos que possibilitam o desenvolvimento de uma Educação Financeira Crítica; porém, há também aspectos que impossibilitam essa discussão.